janeiro 13, 2020
6min de leitura
Andrei L.
Quando falamos de motores de busca, o Google está no topo de qualquer lista. Quando se precisa de qualquer tipo de informação, quase todo mundo usa o buscador. Atualmente, muitos donos de negócios têm tirado vantagem das suas campanhas de marketing usando o Google AdWords. É exatamente isso o que vamos abordar no conteúdo e você vai aprender a como usar o Google AdWords.
O Google Adwords é uma ferramenta muito poderosa que ajuda você a fazer fazer anúncios na internet do seu negócio. Ele permite que você mostre propagandas e anúncios em várias plataformas ao mesmo tempo.
Dependendo do seu tipo de campanha, seu anúncio pode ser mostrado nos resultados de busca do Google, sites relacionados ou até mesmo vídeos no YouTube.
Porém, para conseguir aquele espaço para anúncios, você precisa competir e apostar contra outros anunciantes em palavras ou termos de busca. O vencedor tem, então, seu anúncio mostrado no campo apropriado.
Aqui tem um exemplo de como isso é exibido:
Um benefício de usar o Google AdWords é que ele permite diferentes tipos de segmentação, o que vai resultar em um alcance mais direcionado a um público bem mais certo. Você pode filtrar a ferramenta baseando-se em opções como demografia, palavras-chaves, dispositivos e mais.
Você consegue até mesmo agendar qual dia e hora você quer que os seus anúncios comecem a valer. Essa função é bem útil se você quer otimizar seu orçamento. Negócios locais também podem tirar vantagem dessa funcionalidade para atrair visitantes durante os horários de pico (maior movimento).
O Google AdWords permite que você monitore seus anúncios e veja exatamente como está o desempenho deles. Você pode verificar quantos cliques e impressões os anúncios estão recebendo, monitorar o custo-por-clique médio e seus gastos totais com as campanhas.
Você também só vai pagar pelo que for usar. Em outras palavras, você economiza dinheiro, já que vai estar pagando apenas pelo número de cliques, e não pelas impressões. Isso é o que chamamos de modelo de anúncio pay-per-click (paga por clique).
Quando você clica em um anúncio, ele vai redirecionar você para uma landing page (página de destino). Ela pode ser a página inicial do seu site ou uma página específica desenvolvida apenas para o propósito de receber todo o tráfego obtido através de uma campanha.
Uma landing page considerada excelente é planejada e criada para focar em um propósito único. O principal objetivo dela é converter visitantes em consumidores e leads. Por isso, ela deve incluir um CTA (call to action) visível e atraente.
Você deve garantir que a sua landing page cumpra a promessa dos anúncios mostrados nela. Além disso, um layout amigável a dispositivos móveis é um ponto positivo extra, já que as pessoas estão usando seus celulares, sendo muito mais fácil e prático de conseguir informações online usando apenas as palmas das mãos.
Antes de você lançar a sua campanha, existem algumas necessidades que você precisa conhecer. Elas estão descritas abaixo.
A primeira coisa que você precisa é desenhar a sua campanha. É importante saber quais são seus objetivos. O anúncio vai promover a localidade do seu negócio, as ofertas do momento ou o novo aplicativo que você acabou de lançar?
Diferentes objetivos têm necessidades diferentes. Por exemplo, o título e a descrição do seu anúncio deve coincidir com as suas palavras-chaves escolhidas e oferecer uma solução bastante clara.
Considerando o anúncio acima, podemos ver que a mensagem (em inglês) é bem clara e ela se conecta com as necessidades dos visitantes que está tentando atingir. Eles estão procurando por “jaquetas para mulheres”.
Para estender o alcance e o propósito da campanha, você pode usar extensões de sitelinks. Eles ajudam o seu anúncio a se destacar e dão links adicionais que podem interessar a audiência que você quer impactar. Como exemplo, veja o anúncio da Chanel logo abaixo.
Dependendo do seu objetivo, você pode adicionar outras extensões. São elas:
Quando já tiver sua campanha delimitada, é hora de ter uma conta no Google AdWords. Não é complicado, fique tranquilo. Siga o guia abaixo para aprender a como criar uma conta no Google AdWords.
Agora que você já tem tudo alinhado, pode criar seus primeiros anúncios. Aqui, você poderá escrever e editar a sua campanha. Esse passo é crucial porque é o principal elemento que vai fazer com que os usuários cliquem nos anúncios criados.
Os principais elementos são:
Assim que estiver satisfeito com o seu anúncio criado, clique em Save and Continue (Salvar e Continuar) para prosseguir para o último passo. Você terá que inserir informações de pagamento do seu negócio. Quanto tiver tudo pronto, aperte no botão Submit (Enviar) e a sua campanha no Google será confirmada.
Outro destaque do Google AdWords é que você pode rastrear e monitorar o desempenho dos seus anúncios! Essa é uma função muito importante e útil da ferramenta, especialmente porque, baseado em dados, o próprio Google decide onde o seu anúncio será mostrado nos SERPs.
O Google facilitou as coisas para que os usuários consigam relatórios completos sobre como seus anúncios estão performando. Pela simples navegação na página de Campanhas no painel de controle do Google Ads, o botão REPORTS (Relatórios) exibe estatísticas com várias métricas e dados específicos.
Você pode visualizar, entre outras métricas, o desempenho de palavras-chaves, números de cliques, impressões e se o seu público-alvo está visitando a landing page que você criou. A ferramentas fornece todos os insights que você precisa para otimizar ainda mais seus anúncios.
Caso que você já tenha um negócio, seja online ou offline, o Google AdWords pode ser uma ferramenta muito benéfica para você pescar ainda mais clientes em potencial. Ainda bem que configurar tudo isso e, com este guia, você vai poder fazer tudo sem qualquer problema.
Vamos recapitular os principais pontos abordados? Seguem:
Então, se você está querendo dar uma melhorada no desempenho do seu negócio, está na hora de considerar usar o Google AdWords!
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