FTP WordPress

Como corrigir o Erro 404 em páginas e posts do WordPress (3 Métodos)

tutorial para aprender a como corrigir o erro 404 WordPress em páginas e posts

O Erro 404 WordPress é um dos bugs mais comuns que você pode encontrar online. Isso quer dizer que ele é uma das situações mais irritantes que você pode encontrar no seu site WordPress.

A boa notícia é que corrigir o Erro 404 WordPress é relativamente simples. Neste artigo, vamos mostrar para você três maneiras que você pode resolvê-lo sem passar muito trabalho. São eles:

  1. Redefinindo os Links Permanentes do WordPress.
  2. Restaurando o seu arquivo .htaccess.
  3. Desabilitando os seus temas e plugins.

Mas antes de começarmos, vamos gastar um tempo entendendo o que é o Erro 404 WordPress e as suas principais causas. É uma forma de você entender o que pode estar acontecendo e saber como agir caso esbarre em alguma situação destas.

O que é o Erro 404 WordPress (e o quê o causa)

O Erro 404 acontece quando você tenta acessar uma página o seu navegador não consegue encontrá-la. Dependendo do navegador que você usar, a mensagem pode variar significativamente na forma como é apresentada.

Por exemplo, no Mozilla Firefox, quando o referido erro acontece, a mensagem que aparece é “Ops! A página não foi encontrada”. Já no Google Chrome, a mensagem que aparece é “Esta página da web não está disponível”.

mensagem de erro 404 no navegador google chrome

Ainda que essas mensagens de erro sejam vagas, qualquer site pode configurar a sua própria página personalizada de Erro 404. Isso não chega a ser realmente necessário ser feito, mas permite explicar aos visitantes que o site não está funcionando. E que o problema está acontecendo apenas na página em que eles estão tentando acessar.

Desconsiderando como essas páginas com o Erro 404 podem se apresentar, várias coisas podem causar o Erro 404 WordPress. Entre elas:

  • Uma URL digitada de forma errada. Em alguns casos, o erro pode ser simplesmente um erro de digitação na URL, como uma letra a mais ou algum acento indevido.
  • Problemas de cache. Às vezes, o seu navegador pode ter armazenado no cache a página que você está tentando acessar, mesmo que ela não esteja disponível naquele momento. Por conta disso, o Erro 404 aparece mesmo que seu site esteja funcionando.
  • Um problema com as configurações de DNS. O seu domínio pode ainda não ter propagado para o DNS que você está usando. Por conta disso, você vai ver o erro quando estiver tentando acessar uma página específica do seu site.
  • Problemas de compatibilidade no WordPress. Em alguns casos, um problema com um plugin ou um tema podem afetar a maneira como o WordPress gera as URLs e os links permanentes do seu site. Então, se alguém tentar acessar uma URL que não funciona mais, um Erro 404 WordPress relacionado a links permanentes acaba acontecendo.

É importante entender que o Erro 404 não é exclusivo do WordPress. Ele pode acontecer independente da plataforma ou navegador que você estiver usando.

Porém, se você estiver usando o WordPress, saiba que o CMS possui várias de resolver esse problema. Vamos falar um pouco mais disso abaixo e mostrar 3 métodos que você pode usar para corrigir o Erro 404 WordPress.

O que fazer antes de resolver o Erro 404 WordPress

Nas próximas seções, você vai editar alguns dos arquivos mais importantes do WordPress. Vamos guiar você pelo processo inteiro para que nada dê errado.

Contudo, quando você estiver para mexer esses arquivos importantes no CMS, fique avisado que é aconselhável fazer um backup do seu site por inteiro – só para garantir que tudo dê certo.

Se você não tem acesso ao painel de controle do WordPress neste momento, não se preocupe. Na Hostinger, existem algumas formas de ter um backup do seu site de um painel de controle de hospedagem.

arquivos localizados no servidor de backup no wordpress

Depois disso, você vai precisar fazer o download e configurar um cliente de FTP (File Transfer Protocol). Nós recomendamos o FileZilla, que é uma plataforma de código aberto que oferece todas as funções que você pode precisar.

Se você nunca usou um FTP antes, você pode checar nosso guia completo de como acessar diretamente seu site na Hostinger. Assim que estiver pronto, você já pode começar a trabalhar para resolver o Erro 404 WordPress em páginas e posts do CMS.

Como corrigir o Erro 404 WordPress (3 Métodos)

Em alguns alguns, o Erro 404 WordPress em páginas e posts do CMS desaparecem sozinhos. Isso acontece porque, normalmente, eles são causados por um erro do seu provedor de hospedagem.

Antes de começar qualquer resolução mais séria de problemas, recomendamos que você tente forçar o recarregamento do seu site, depois de aguardar mais 5 ou 10 minutos para verificar se ele voltou ao normal.

Se o erro persistir depois disso, é seguro considerar que existe um problema interno acontecendo no seu site. Sendo assim, vamos começar a testar os 3 métodos com soluções em potencial. Pronto para resolver o Erro 404 WordPress?

1. Reconfigure os Links Permanentes do WordPress

Uma das causas mais comuns do Erro 404 WordPress é um problema na forma como o WordPress gera os Links Permanentes.

Como você deve saber, o CMS fornece algumas opções de formatação de links de páginas e também de posts. Por exemplo, você pode configurar a plataforma para usar apenas links numéricas. Ou, ainda, definir os títulos das postagens como as próprias URLs.

Veja, abaixo, como isso pode ser configurado:

configurando links permanentes no wordpress

De qualquer forma, a primeira coisa que você deve fazer quando esbarrar em um Erro 404 em um post ou página no WordPress é redefinir os seus links permanentes.

Existem duas maneiras de fazer isso: um pelo painel de controle do WordPres e outro pelo FTP. Se você tem acesso agora ao painel de controle do WordPress, você pode seguir o resto das instruções desta seção. Caso contrário, pule direto para o Método 2.

Se você pode acessar o painel de controle do WordPress agora, comece navegando pela aba Configurações > Links Permanentes. Quando tiver acessado, anote qual a estrutura de links permanentes seu site está usando naquele momento.

Você vai precisar mudá-la temporariamente para conseguir redefinir as configurações de links permanentes no WordPress. Mas não se preocupe: você vai poder mudá-la logo em seguida.

Por agora, selecione Padrão dentro da seção Configurações Comuns. E clique no botão Salvar Alterações no final da página.  

configurações comuns de links permanentes no wordpress

A página vai recarregar sozinha. Vá em frente e escolha o tipo de links permanentes que você tinha antes. Salve as alterações mais uma vez. Isso é tudo o que você precisa para redefinir a estrutura de links permanentes de WordPress.

Agora, tente navegar pelo site como você faria normalmente. Verifique as páginas que antes indicavam o Erro 404 WordPress e veja se essas páginas continuam com o referido erro. Se o erro sumiu, comemore. Você precisou de apenas um passo para corrigi-lo

2. Restaure o arquivo .htacess do WordPress

Quando você faz mudanças na estrutura de Links Permanentes do WordPress, eles ficam salvos em um arquivo chamado .htaccess.

Esse arquivo em particular governa como o WordPress interage com o seu servidor, assim como a forma como ele gera URLs para as suas próprias páginas.

Se você não tem acesso ao seu painel de controle em função do Erro 404 WordPress nos posts, você vai precisar editar o arquivo .htaccess manualmente para redefinir os links permanentes.

Para começar, acesse o seu site pelo FTP e navegue até a pasta folder (raiz) do seu site WordPress. Esse é o diretório que contém a instalação do seu WordPress, e ele é normalmente localizado na pasta chamada public_html ou www. Ou, ainda, recebe o mesmo nome do seu site.

restaurando arquivo .htaccess no wordpress

Abra essa pasta agora, e procure pelo arquivo .htacess dentro dela. Se você está usando o FileZilla, clique com o botão direito do mouse no arquivo .htaccess e selecione a opção que diz View/Edit (Visualizar/Editar).

O que ela faz é um download da cópia do arquivo para o seu computador, e o abre usando o seu editor de texto padrão. Agora, você já pode fazer as mudanças que quiser nele.

Se você não entender o que o código no arquivo abaixo faz, não se preocupe. Você não deve fazer qualquer mudança nele a menos tenha muita certeza sobre o que ele faz.

Entretanto, o que você pode fazer é usar o código .htaccess padrão do WordPress, que está descrito abaixo.

# BEGIN WordPress
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>
# END WordPress

O código .htaccess acima é puro, sem modificações. Isso significa que ele vai remover qualquer mudança feita na sua estrutura de links permanentes. Vá em frente e faça os backups dos conteúdos do seu antigo arquivo .htaccess. E os substitua pelo código acima.

Depois disso, salve as mudanças no seu arquivo .htaccess usando o seu editor de textos e feche-o. O FileZilla vai perguntar se você quer substituir o seu arquivo .htaccess existente com a cópia do qual você acabou de editar.

Aceite e é isso! Você acabou de redefinir os links permanentes do WordPress manualmente sem comprometer nada pelo processo.

A partir de agora, tente acessar o WordPress novamente. O Erro 404 WordPress deve ter desaparecido, o que é uma ótima notícia.

Entretanto, é possível que você ainda queria colocar a estrutura de links permanentes do jeito que ela era antes, a menos que você goste de URLs numéricas para os seus posts.

Lembre-se: você pode mudar a maneira que os seus links permanentes se apresentam indo no painel de controle do WordPress. De lá, navegue até a aba Configurações > Links Permanentes.

Aqui, apenas escolha a estrutura que seu site usava antes do Erro 404 WordPress acontecer. E salve sua escolha. Tudo deve voltar ao normal assim que salvar.

3. Desabilite os temas e plugins do WordPress

Como mencionamos antes, às vezes os plugins e os temas usados no seu site podem afetar a estrutura de URLs no WordPress.

Se você já tentou as duas soluções anteriores e o Erro 404 WordPress continua acontecendo, desabilitar os temas e plugins pode resolver a situação.

Existem duas maneiras de fazer isso, dependendo se você tem ou não acesso ao painel de controle do WordPress.

Se você tiver, navegue até Plugins > Todos os Plugins e siga esse processo para cada plugin que você tiver no seu site WordPress.

  1. Clique no botão Desativar abaixo do nome do plugin.
  2. Verifique seu site para ver se o Erro 404 continua acontecendo.
  3. Se sim, reative o plugin que você desativou.
  4. Vá para o próximo plugin da lista e repita o processo.

Seu objetivo, com esse processo, é descobrir qual plugin pode estar causando o Erro 404 WordPress. Você pode desabilitar todos de uma vez, mas, na maioria dos casos, é apenas um único plugin que está causando seus problemas.

Se desabilitar um dos seus plugins resolver o contratempo, você tem três opções. Você pode ver se ele tem uma atualização disponível, manter o plugin desativado por algum tempo até que tenha uma atualização ou desinstalá-lo e procurar uma alternativa a ele.

Se você checou todos os plugins e nenhum deles resolveu o problema, é hora de verificar se o tema WordPress que você está usando no seu site está causando o Erro 404 WordPress.

Esse processo é muito mais rápido, já que você precisa apenas verificar um único tema. Vá até a seção Temas e mude o seu tema atual para qualquer outro.

mudar temas wordpress

Agora, verifique se o Erro 404 WordPress desapareceu. Caso sim, então você precisa também verificar se o tema que você estava usando antes tem alguma atualização. Ou, se preferir, usar um tema totalmente novo.

Mudar entre temas no WordPress pode ser um pouco cansativo até que você se decida por um à sua escolha. Mas é uma opção bastante válida a longo prazo se o seu tema atual é a causa do seu site estar apresentando o problema.

Se você não tem acesso ao seu painel de controle, você ainda pode desabilitar temas e plugins do WordPress pelo FTP. Para fazer isso, acesse seu site pelo FileZilla e navegue até o diretório public_html/wp-content.

Você vai encontrar algumas pastas aqui, entre elas duas bem importantes: plugins e themes, como na imagem abaixo.

acessando as pastas de temas e plugins do wordpress pelo ftp

Entre no diretório plugins primeiro. Você vai perceber que existem pastas individuais para cada plugin instalado no seu site. Agora, você precisa clicar com o botão direito do mouse em uma destas pastas e escolher a opção Rename (Renomear).  

renomeando a pasta de plugins do wordpress pelo ftp

Mude o nome da pasta para algo como lalalalal.desabilitado, de uma forma que você ainda possa identificá-la. Só fato de você já alterar o nome da pasta faz com o plugin seja automaticamente desabilitado pelo WordPress.

Agora, verifique se o Erro 404 WordPress desapareceu. Se ainda não, reponha o nome da pasta ao que ela era antes de você renomeá-la. E repita o processo ensinado em cada pasta de plugin que você tiver dentro desse diretório.

Se algum plugin for o responsável pelo referido erro, você já vai saber como lidar com ele. Porém, se isso ainda não for a causa do problema, é hora de verificar o diretório wp-content > themes.

Assim que acessá-lo, procure pela pasta do seu atual tema ativo e a renomeie da mesma forma como você fez com o diretório de plugins. Veja a imagem abaixo como referência.

renomeando a pasta de temas do wordpress pelo ftp

Como o WordPress sempre precisa de um tema ativo para de fato funcionar, desabilitar o seu tema atual vai fazer com que ele volte para o tema padrão automaticamente. Isso pode afetar a aparência do seu site, posts e páginas. Mas não se preocupe: é apenas temporário.

Se o erro se foi, é possível que você tenha que procurar por um novo tema. Mas isso não é uma obrigação. Sinta-se livre para restaurar o nome original da pasta do tema, para que o WordPress a reconheça novamente.

Aprenda mais sobre Erros WordPress

O Erro 404 WordPress não é o único que o CMS pode apresentar. Abaixo estão alguns dos Erros WordPress mais comuns que você pode encontrar quando usar a plataforma. E, claro, use os guias para conseguir resolver todos.

Conclusão

O Erro 404 WordPress pode parecer simples, mas ele pode causar contratempos que você pode não estar esperando. Se os seus visitantes não conseguirem acessar as páginas ou posts que eles querem, provavelmente eles vão procurar o mesmo conteúdo em outros sites.

Felizmente, existem várias maneiras que você pode usar para corrigir o Erro 404 WordPress. Neste tutorial, mostramos 3 deles: desabilitando temas e plugins, restaurando o arquivo .htaccess e redefinindo o links permanentes.

Tem alguma dúvida, pergunta ou dicas de como resolver o mesmo problema mostrado neste guia? Use a caixa de comentários abaixo para se comunicar com a gente! Vamos adorar interagir com você!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e não dispensa uma boa leitura a qualquer hora do dia.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]