outubro 2, 2020
3min de leitura
Rafael H.
Existem muitos tipos de registros DNS e pode ser muito difícil para iniciantes entender qual registro DNS é necessário ou como configurar um. Neste tutorial você vai aprender o que é um registro PTR e como verificar se ele está definido para um endereço IP.
Um registro PTR é como uma versão reversa de um registro. Um registro mapeia um nome de domínio para um endereço IP, o PTR mapeia um endereço IP para um nome de host. No entanto, esses dois registros são independentes. Por exemplo, um registro de hostinger.com pode apontar para 21.21.128.xx endereço IP, enquanto 23.23.128.xx pode ser mapeado para um hostname totalmente diferente.
É útil para servidores de correio de saída. Este registro adiciona a confiabilidade para o envio do servidor e permite que a recepção verifique o hostname de um IP address. Esta é uma ótima maneira de proteção contra todo o tipo de spammers que usam nomes de domínio fraudulentos para enviar spam. É por isso que alguns grandes provedores de e-mail como yahoo.com, gmail.com fazer um reverse DNS lookup antes de aceitar e-mails recebidos.
Conteúdo
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
Windows e Unix como sistemas (Linux, MacOS) tem ferramentas inbuilt para verificar registros DNS. Se você for um usuário do Windows, siga as etapas abaixo:
cmd
e pressione ENTER.nslookup IP_ADDRESS
C:\Users\Tom>nslookup 54.243.154.xxx Server: server1.yourisp.com Address: 121.91.3.xx Name: ec2-54-243-154-49.hostinger.com Address: 54.243.154.xx
Como você pode ver, o registro PTR é ec2-54-243-154-49.hostinger.com.
Para usuários de Linux e Mac, o processo é semelhante:
Dig -x IP_ADDRESS
dmins-Mac-mini:~ domantas$ dig -x 54.243.154.xx ; <<>> DiG 9.8.3-P1 <<>> -x 54.243.154.xx ;; global options: +cmd ;; Got answer: ;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 26997 ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 1, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0 ;; QUESTION SECTION: ;xx.154.243.54.in-addr.arpa. IN PTR ;; ANSWER SECTION: xx.154.243.54.in-addr.arpa. 250 IN PTR ec2-54-243-154-49.hostinger.com ;; Query time: 34 msec ;; SERVER: 351.91.3.242#53(151.91.3.242) ;; WHEN: Fri Dec 30 11:38:29 2016 ;; MSG SIZE rcvd: 99
Na seção de resposta você pode ver que o registro PTR é ec2-54-243-154-49.hostinger.com
No entanto, outra maneira de descobrir o nome do host do endereço IP é usar ferramentas de pesquisa reversa on-line como MxToolBox. Tudo que você precisa fazer é digitar o endereço IP no campo e pressione o botão Reverse Lookup.
Se a pesquisa mostrar que o registro não está definido para um endereço IP, na maioria dos casos, você terá que entrar em contato com o provedor de hospedagem de sites ou ISP com um pedido para criar um. No entanto, agora você sabe qual é o registro PTR e como verificar se o endereço IP tem um. Isso é útil se você tiver erros de DNS e saltar para trás ao tentar enviar e-mails, pois isso o ajudará a solucionar o problema.
junho 05 2019
Boa tarde! A minha empresa tem um domínio num servidor com várias contas de email, mas não somos os gestores do servidor. Desde que migrámos para este servidor, há pouco mais de 1 ano, temos tido imensos problemas com o envio de emails de clientes. Algumas vezes os nossos clientes queixavam-se de que os nossos emails entravam na caixa de spam e outras vezes queixavam-se que nem sequer os recebiam. Isto aconteceu até que recebemos um email de erro de volta que reportava que o endereço de ip do nosso servidor constava em listas de spam. Limpámos então com um anti-malware todos os nossos computadores onde eram acedidas as contas de email, tal como aconselhava esse mesmo email de erro e ainda ao reportarmos o problema aos nossos provedores, eles mudaram-nos o ip, que não consta ainda em nenhuma lista negra de spam. No entanto, há poucos dias, recebemos uma notificação de gestores de DNS informando que uma das nossas contas de email tinha sido completamente bloqueada por um tempo limitado devido a ter sido detectada a enviar "milhares de emails num curto espaço de tempo", coisa que nós não só não enviámos assim tanto correio, como também não aparece nada na nossa caixa de correio enviado. Já voltámos a limpar todos os computadores, mudámos senhas de acesso e garantimos que este endereço de IP não está ainda em nenhuma blacklist, no entanto, já testámos e todo o correio que enviamos é marcado como spam para os nossos clientes. Ao fazer uma pesquisa, encontrei este link (https://forums.cpanel.net/threads/servidores-bloqueando-recebimento-de-e-mail-do-meu-servidor.393891/) que me levou a tentar saber o que era o PTR e vim parar ao vosso website. Acontece que, pesquisando na linha de comandos pelo actual ip onde está alojado o nosso domínio, aparece o mesmo ip onde diz "Address", mas onde está o "Name", aparece um endereço diferente que não inclui o respectivo ip. Isto quer então dizer que o nosso domínio não tem um PTR e precisa de um para que possamos enviar correio que seja considerado fidedigno? Ou neste caso, poderá ser algo completamente diferente? Obrigada desde já pela atenção.
Respondeu em junho 07 2019
Não, não tenho conta. Pensei que tinha vindo parar a um artigo de blog, não a um site de venda de serviço de hospedagem. Obrigada na mesma, então.
Respondeu em junho 10 2019
Oi, Sara Recomendamos verificar esse problema junto com o provedor de serviço de e-mail ou com um programador para analisar o que esta ocorrendo. :)
Ariane G.
Respondeu em junho 06 2019
Oi, Sara Tudo bem? Você tem conta com a Hostinger? Se sim, você pode chamar nossos agentes que estão online 24h por dia para te ajudar. Nossa equipe de sucesso ao cliente responde em até 3 minutos. De qualquer forma, enviei seu caso para um dos nossos especialistas e te retornaremos em breve, ok? Abraço