Como Criar um Site Amigável para SEO: 14 Dicas de Crescimento Orgânico a Longo Prazo

Adaptar seu site para a otimização de mecanismos de busca (SEO) é uma tarefa crucial para o ambiente cada vez mais competitivo da internet de hoje. Afinal de contas, cerca de 68% das experiências online começam com uma busca em mecanismos de pesquisa como o Google.

Como resultado, fazer com que suas páginas da web apareçam nos principais resultados de pesquisa garante muitas vantagens, desde o aumento do tráfego orgânico até o aumento da credibilidade do seu site.

Por isso, nos parágrafos abaixo, falaremos mais profundamente sobre a importância do SEO e por que ele deve ser usado como uma das suas principais estratégias de crescimento. Vamos passar por 14 dicas para otimizar o seu site e garantir que ele tenha um desempenho melhor no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Vamos lá?

Por Que é Importante Ter um Site Amigável para SEO?

Aplicar estratégias de Search Engine Optimization, seja ao iniciar um site do zero ou em uma página já existente, oferece uma série de efeitos positivos. Confira os principais:

  • Aumento da credibilidade – um site otimizado para SEO ajudará a aumentar a credibilidade da sua marca, pois os usuários normalmente veem o principal resultado da pesquisa como uma autoridade no nicho.
  • Melhor experiência do usuário – o Google e outros mecanismos de pesquisa consideram a experiência do usuário como um dos fatores de classificação mais importantes. Como resultado, um web design adaptado para SEO melhora a satisfação geral do usuário.
  • Custos reduzidos – o SEO é uma forma econômica de gerar leads e vendas. Ele pode ajudar você a economizar dinheiro a longo prazo, reduzindo a necessidade de anúncios pagos ou outras táticas de marketing.
  • Aumento do tráfego – os sites otimizados para SEO têm o potencial de obter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa e gerar mais tráfego, pois o resultado principal normalmente recebe cerca de 32% de todos os cliques.

Ao negligenciar os aspectos de SEO, você pode perder a oportunidade de tornar o seu site um elemento valioso da sua marca. Por isso, nós recomendamos priorizar as otimizações para mecanismos de busca em sua estratégia de marketing digital.

Dica

Para facilitar suas otimizações de SEO, é fundamental escolher uma plataforma de sites confiável. Leia nossa comparação entre os Criador de Sites da Hostinger e o WordPress para fazer uma escolha mais segura.

Como Criar um Site Amigável a SEO

A criação de um site compatível com SEO exige trabalho constante devido às frequentes atualizações de algoritmos. Além disso, você pode ter que esperar algum tempo para melhorar suas classificações.

Abaixo, passaremos por 14 dicas para ajudar você a dar o primeiro passo para que seu site apareça no topo da primeira página de resultados dos mecanismos de pesquisa.

1. Use Palavras-Chave em Todo o Seu Conteúdo

Escrever conteúdo adaptado para SEO é fundamental para melhorar a posição do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Ao escrever um artigo de blog, por exemplo, incorpore palavras-chave relevantes para ajudar os mecanismos de pesquisa a reconhecer o assunto do seu site. Você pode definir esses termos fazendo uma pesquisa de palavras-chave.

Pesquise sua palavra-chave principal no mecanismo de busca e você encontrará outros termos relacionados nos resultados. Por exemplo, se você pesquisar brinquedos para pet, verá outras palavras-chave, como brinquedos para cães artigos para animais de estimação.

resultados do google para a busca "brinquedos para pets"

Além disso, use ferramentas como Google Trends ou Ahrefs para entender melhor os assuntos populares e a intenção de pesquisa do seu público.

página inicial do ahrefs

O Google Trends é útil para comparar dois termos diferentes e ver com que frequência as pessoas pesquisam por eles ao longo do tempo.

Por outro lado, o Ahrefs pode lhe mostrar métricas mais avançadas, como volume de buscas da palavra-chave e o potencial de tráfego. Esses fatores te ajudam a escolher as melhores palavras-chave para usar em seu conteúdo.

Depois de encontrar as palavras-chave direcionadas, tente aplicá-las de forma natural e estratégica em seu site. Evite incluir palavras-chave no conteúdo de maneira forçada, sem considerar seu contexto e legibilidade. Isso pode afetar negativamente a experiência do usuário e reduzir sua chance de aparecer no topo das SERPs.

2. Use Tags de Cabeçalho

Outra maneira de criar um site compatível com SEO é utilizar corretamente as tags de cabeçalho. Essas tags são elementos HTML que dão estrutura e significado ao conteúdo de uma página da web, ajudando os mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo.

As tags de cabeçalho consistem em elementos HTML que vão do <h1> ao <h6>. Concentre-se nas tags <h1> <h2>, pois elas são comumente usadas para o título e os cabeçalhos do conteúdo. Liste suas palavras-chave e inclua-as nessas tags adequadamente.

Tente também incluir palavras-chave de SEO relevantes em outros cabeçalhos depois de otimizar todas as tags <h1>. Aplique esse método de forma consistente sempre que publicar conteúdo para melhorar suas classificações de SEO.

Como resultado, os rastreadores dos mecanismos de pesquisa saberão que essa página contém conteúdo relacionado a esses termos e poderão indexar seu site com precisão para obter conteúdo relevante. Isso melhorará a classificação de sua página nas SERPs, permitindo que você alcance o público certo.

3. Tenha uma Estrutura de URL Limpa

Uma estrutura de URL limpa é essencial para criar um site otimizado para SEO. URLs amigáveis para SEO devem ser fáceis de ler, simples de entender e relacionados ao contexto da página.

Os mecanismos de pesquisa usam URLs para rastrear e indexar sites, portanto, ter URLs otimizados para SEO os ajuda a entender o conteúdo de cada página. Faça isso incluindo a palavra-chave alvo no URL.

Por exemplo, o URL de uma página sobre web design adaptado para SEO pode ser assim: www.nomedosite.com/seo-web-design.

Evite usar caracteres demais ou números, como no exemplo /top-23-melhores-praticas-de-web-design-para-seo-em-2024. Isso pode dificultar a leitura e torná-las menos compatíveis com SEO.

Com uma URL amigável para SEO, os mecanismos de pesquisa podem rastrear seu site com mais eficiência e precisão, aumentando a posição do seu site nos resultados de pesquisa relevantes.

Os textos-âncora são termos clicáveis que levam os usuários a outra página ou seção do site quando clicados. A adição de textos-âncora adaptados para SEO permite que os mecanismos de pesquisa entendam melhor o conteúdo e o classifiquem melhor.

Ao criar um texto âncora compatível com SEO, você deve se concentrar nas palavras-chave relacionadas ao seu site.

Pense em palavras ou frases relevantes para o conteúdo e transmita a ideia de para onde eles estão vinculados. Por exemplo, se você estiver criando um link para uma página sobre dicas de SEO, use um texto âncora como Aprenda dicas de SEO ou Estratégias de SEO.

Lembre-se de que os textos-âncora compatíveis com SEO devem ser relevantes para a página vinculada e dar aos mecanismos de pesquisa uma ideia do assunto do conteúdo. Também é importante evitar o excesso de palavras-chave em seu texto âncora, pois isso pode afetar negativamente a pontuação de SEO do site.

5. Certifique-se de que o Site Seja Compatível com Dispositivos Móveis

Otimizar seu site para SEO envolve mais do que a otimização do conteúdo: você também precisa ter um site otimizado para dispositivos móveis.

Na verdade, os usuários de dispositivos móveis foram responsáveis por quase 59% do tráfego global de sites no segundo trimestre de 2022. Como resultado, o Google e outros mecanismos de pesquisa consideram a compatibilidade de um site com dispositivos móveis como um fator importante na classificação dos resultados de pesquisa.

Por isso, seu website deve ser capaz de carregar rapidamente em dispositivos móveis. Certifique-se de que o design do seu site seja responsivo, o que significa que ele pode se ajustar a diferentes tamanhos de tela.

Felizmente, a maioria dos temas modernos para WordPress (ou outras plataformas de sites) já vem com uma versão móvel.

Não se esqueça de usar ferramentas como o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para verificar se seu site está de acordo com os padrões atuais.

Sugestão de Leitura

Confira nosso artigo sobre como criar um site para obter mais dicas sobre as práticas recomendadas de web design.

6. Otimize Suas Imagens

A otimização de imagens para SEO é uma ótima maneira de melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. Você pode tomar várias medidas para garantir que suas imagens sejam compatíveis com SEO e ajudem a aumentar seu desempenho no Google.

Certifique-se de nomear cada arquivo de imagem de forma apropriada. O nome deve incluir palavras-chave relacionadas ao conteúdo da imagem — isso ajudará os mecanismos de pesquisa a identificar o conteúdo da imagem, o que pode levar a uma melhor visibilidade nas SERPs.

Reduza o tamanho das imagens antes de carregá-las em seu site. Arquivos maiores podem tornar sua página mais lenta, afetando negativamente o desempenho de SEO.

Considere a possibilidade de compactar suas imagens para reduzir o tamanho delas e, ao mesmo tempo, manter a qualidade. Os usuários do WordPress podem usar ferramentas como o Smush e o EWWW Image Optimizer para otimizar o tamanho das imagens de seus sites.

wp-smush para wordpress

Além disso, não se esqueça de adicionar um texto alternativo para cada imagem. O texto alternativo é um trecho de código HTML que descreve o conteúdo da imagem e será exibido se uma imagem não for carregada corretamente.

Adicionar essas informações ajuda os mecanismos de pesquisa a reconhecer o contexto das imagens, melhorando seu desempenho de SEO.

Por fim, considere adicionar legendas curtas sob suas imagens. Fazer isso também pode dar mais contexto aos elementos visuais, o que melhora a experiência do usuário.

7. Tenha um Site Rápido e Leve

Os mecanismos de pesquisa priorizam sites que carregam rapidamente e que podem proporcionar uma experiência ideal ao usuário. Um site lento prejudicará seu esforço de SEO, reduzirá a satisfação do cliente e dificultará o rastreamento do seu conteúdo pelos mecanismos de pesquisa.

Felizmente, há várias medidas que você pode tomar para otimizar seu site, incluindo:

  • Reduzir o tempo de resposta do servidor otimizando as solicitações HTTP.
  • Compactar imagens e outros arquivos de mídia, reduzindo seu tamanho e mantendo a qualidade.
  • Usar o cache para armazenar localmente os arquivos acessados com frequência no navegador de cada usuário, em vez de baixá-los todas as vezes.
  • Usar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para distribuir a carga de hospedagem de imagens, vídeos e outros conteúdos estáticos em vários servidores ao redor do mundo.
  • Obter um plano de hospedagem de sites superior, com maior largura de banda.

Considere o uso de ferramentas de otimização de sites, como o PageSpeed Insights do Google, para verificar se o seu site atende aos padrões e obter insights sobre como você pode melhorar a velocidade de carregamento.

8. Use as Mídias Sociais para Promover seu Conteúdo

A divulgação do seu conteúdo nas redes sociais é uma das melhores maneiras de criar um site compatível com SEO. Seu conteúdo pode atingir um público mais amplo, resultando em mais backlinks que os mecanismos de pesquisa indexarão e considerarão ao classificar seu site.

O crescimento da sua marca por meio das redes sociais requer algum conhecimento e várias habilidades. Também é fundamental entender quais plataformas de mídia social podem gerar tráfego valioso com base no seu nicho, para que você possa concentrar seus esforços nos canais relevantes.

Por exemplo, o Pinterest e o Instagram podem gerar menos visitas externas ao site em geral, mas podem ser eficazes para tópicos específicos, como conteúdo relacionado a moda e comida.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de adicionar links de referência e chamadas para ação (CTAs) ao seu perfil e às suas publicações. A criação de CTAs atraentes com mensagens claras pode ajudar a direcionar mais tráfego para seu website.

9. Use as Ferramentas do Google

Outro aspecto importante da criação de um site otimizado para SEO é a análise de suas principais métricas. Os proprietários de sites podem obter essas informações por meio de várias ferramentas de análise, incluindo o Google Search Console e o Google Analytics. Essas ferramentas não são apenas cruciais para monitorar o desempenho, mas também para entender como enviar seu site para os mecanismos de pesquisa adequadamente. Esse processo de envio é essencial para garantir que seu site seja reconhecido e indexado adequadamente pelos mecanismos de pesquisa, melhorando assim sua visibilidade nos resultados de buscar.

Não se preocupe se você tiver um orçamento limitado, pois muitas dessas ferramentas são gratuitas.

O Google Search Console pode ajudar os proprietários de sites a ver o desempenho de seus sites nos resultados de pesquisa do Google.

Os dados podem te ajudar a entender como o Google vê seu conteúdo e quais consultas o público usa para encontrá-lo. Eles fornecem uma visão geral do volume de tráfego orgânico gerado e orientam você a melhorar a visibilidade do seu site com base nas diretrizes do Google.

Essa ferramenta também fornece relatórios detalhados sobre todos os erros encontrados no conteúdo do seu site e ajuda a identificar vários problemas que podem afetar as classificações do mecanismo de pesquisa. Isso inclui problemas como conteúdo duplicado, meta tags incorretas ou links quebrados.

visão principal do google analytics com gráfico

Embora não esteja diretamente relacionado ao SEO, o Google Analytics também é útil para fornecer várias métricas que ajudam a melhorar o desempenho do seu site em geral. Por exemplo, você pode obter relatórios sobre quais das suas páginas têm maiores taxas de rejeição.

Isso permite que você avalie adequadamente a possível causa do problema e tome as medidas necessárias para corrigi-lo.

10. Limpe e Organize o Código do Site

Seu site é composto por várias linhas de código que executam diversas funções. Essas linhas de código podem ficar desorganizadas e atrapalhar umas às outras à medida que o site cresce. Para evitar isso, recomendamos revisá-las sempre que necessário.

Esse processo também pode ajudar o processo de indexação do mecanismo de pesquisa e tornar o carregamento do seu site mais rápido. Esses dois fatores são os principais elementos que afetam muito o desempenho de SEO do seu site.

O código do site pode abranger diferentes tipos de linguagens de programação. As três mais comuns são HTML, CSS e JavaScript. Cada uma dessas linguagens é organizada de forma diferente.

página do utilitário beautifier

Felizmente, existem ferramentas como o Dirty Markup, o HTML Cleaner e o JS Beautifier para te ajudar no processo.

A linkagem interna é um processo de adição de hiperlinks em seu conteúdo para outras páginas ou publicações em seu site. Isso cria uma rede de conteúdo interligado e ajuda os mecanismos de pesquisa a reconhecer a estrutura e a relevância de cada página.

Você pode adicionar um link interno a elementos como texto, imagens ou botões.

Considere a relevância de cada página e publicação que você deseja conectar para garantir que seus links internos sejam eficazes. Coloque links em textos-âncora que se encaixem no contexto apropriado das páginas de destino para ajudar a facilitar o processo de indexação.

A criação estratégica de links internos também pode ajudar a reduzir as taxas de rejeição, pois os visitantes podem encontrar o conteúdo certo e navegar pelo site com mais facilidade. A linkagem de outros conteúdos relacionados em suas postagens de blog também incentiva os visitantes a explorar e se envolver mais com seu site.

No entanto, tenha cuidado para não exagerar. A inserção de muitos links internos pode fazer com que o conteúdo pareça confuso e afetar negativamente a experiência do usuário.

Use ferramentas como Internal Link JuicerLink Whisper e Yoast SEO para otimizar seus links internos e melhorar o SEO do site.

12. Otimize as Tags de Título e Meta Descrições

As tags de título e as meta descrições são elementos HTML que dão contexto ao conteúdo de uma página. Uma tag de título aparece no resultado do mecanismo de pesquisa como títulos clicáveis, enquanto uma meta descrição oferece pequenos trechos sobre o que os leitores podem esperar encontrar na página.

exemplo de meta título e meta descrição de artigo nos resultados do google

Ao trabalhar em uma tag de título, certifique-se de que ela inclua a palavra-chave de foco do conteúdo. Normalmente, ela deve estar alinhada com a intenção de pesquisa do público-alvo, ajudando seu conteúdo a aparecer no resultado de pesquisa correto.

Mantenha sua tag de título entre 50 e 60 caracteres. Isso garantirá que elas apareçam adequadamente nos resultados de pesquisa e terão maior chance de atrair leitores.

Por outro lado, uma meta descrição lhe dá mais espaço para apresentar o conteúdo aos possíveis leitores. Embora o tamanho da meta descrição não seja limitado, lembre-se de que as SERPs do Google exibem apenas entre 155 e 160 caracteres.

Cada meta descrição deve ser única e fornecer informações relevantes para seu público-alvo. Você também pode incluir palavras-chave de cauda longa para torná-la mais amigável aos mecanismos de pesquisa.

Tente escrever um texto atraente para sua meta descrição e mostre que seu conteúdo agrega valor ao leitor em potencial.

13. Use Imagens e Vídeos Para Aprimorar o Conteúdo

Elementos visuais, como imagens e vídeos, podem enriquecer seu conteúdo e torná-lo mais atraente. Alguns recursos visuais, como gráficos e diagramas, também permitem que você apresente dados e transmita mensagens de forma mais eficaz.

Além desses benefícios, a adição de imagens e vídeos ao seu conteúdo também pode melhorar o SEO. Os arquivos de mídia permitem que seu conteúdo apareça na guia de imagem e vídeo dos resultados de pesquisa do Google, aumentando as chances de receber cliques.

Seu conteúdo também pode aparecer como um rich snippet, que mostra mais informações e tem maior probabilidade de aparecer na parte superior dos resultados da pesquisa.

Lembre-se de adicionar imagens e vídeos otimizados para manter um site de carregamento rápido. A otimização de imagens e vídeos envolve a compactação de seu tamanho e a adição do texto alternativo apropriado.

plugin optimole para wordpress

Os usuários do WordPress também podem usar plugins como Optimole e Imagify para facilitar o processo.

14. Atualize seu Conteúdo Regularmente

Criar novos conteúdos regularmente é uma ótima estratégia de SEO. Entretanto, às vezes pode ser difícil ter novas ideias de conteúdo. Nesses casos, você pode atualizar o conteúdo antigo para melhorar o SEO do seu site.

Alternar entre a atualização de conteúdo antigo e a criação de novos conteúdos manterá as pessoas voltando ao site e também atrairá novos visitantes. Certifique-se de criar conteúdo que se encaixe nos assuntos atuais para manter o interesse do público-alvo.

Não se esqueça de que a implementação de boas estratégias de SEO não é suficiente se você não fornecer informações úteis aos seus visitantes. Certifique-se de escrever um bom conteúdo para o site que agregue valor ao seu público e ajude a construir a reputação da sua marca.

Conclusão

A otimização para mecanismos de busca é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing na internet. Ter um site otimizado para SEO pode aumentar a credibilidade da sua marca, melhorar a experiência do usuário e reduzir seus custos de marketing.

Uma boa estratégia de SEO inclui vários métodos, e nós analisamos 14 deles. Aqui estão cinco dos mais importantes:

  • Use palavras-chave estrategicamente em seu site
  • Escolha um design compatível com dispositivos móveis
  • Melhore a velocidade de carregamento do seu site
  • Utilize as ferramentas gratuitas do Google
  • Atualize seu conteúdo da web regularmente

Boas práticas de SEO podem levar muito tempo para serem implementadas, mas os resultados valerão a pena no longo prazo. Além desses métodos, é essencial realizar regularmente uma auditoria de SEO para identificar áreas de melhoria e garantir a eficácia de sua estratégia. 

Esperamos que este artigo possa ajudar você a criar um site amigável aos mecanismos de pesquisa e a direcionar mais tráfego para o seu negócio online. Boa sorte!

Perguntas frequentes Sobre Site Amigável a SEO

Nesta seção, responderemos a duas das perguntas mais frequentes sobre um site otimizado para SEO.

O Que é um Site Amigável SEO?

Um site otimizado para SEO é configurado de uma determinada maneira para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo e indexá-lo adequadamente nas páginas de resultados de pesquisa.

O Que Torna um Site Adaptado Para SEO?

Algumas características que tornam um site otimizado para SEO incluem o posicionamento estratégico de palavras-chave, o uso eficaz de metatags e títulos, o fornecimento de conteúdo de qualidade e o aumento da velocidade da página para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica.

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O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.