Wordpress

Tutorial WordPress

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Neste tutorial do você vai descobrir tudo o que precisa para criar um website com o WordPress. De instalações à backups, tudo será destacado. Não deixe de checar a nossa lista com os mais recentes tutoriais no final dessa mesma página.

O WordPress deu seus primeiros passos no dia 27 de maio de 2003. Matt Mullenweg e Mike Little são os fundadores deste software. Ele pode ser referido como uma fonte online de criação e ferramentas para construção de sites, baseado em programação e linguagem PHP e MySQL, ou seja, é um CMS Content Management System (Sistema de Manutenção de Conteúdo). Quando o software foi lançado ele logo alcançou uma grande quantidade de usuários e continuou a crescer até se tornar a maior e mais popular CMS do mundo. Hoje, o WordPress possui mais de 75 milhões de websites. Uma pesquisa feita em abril de 2016 mostra que o seu sistema de manutenção de conteúdo já foi usado por mais de 26% dos ranking dos 10 milhões melhores colocados.

Porque o WordPress é tão popular?

Depois de descobrir a quantidade massiva de usuários que o WordPress possui, você deve estar se perguntando: porque ele é tão popular? A mistura de diversos fatores pode ser tomado como uma resposta. O ponto principal é que o WordPress é uma ferramenta simples de blog, no entanto, é muito mais do que isso. Devido ao fato de que ele é um projeto de criação aberta, isso permite que qualquer um possa melhorar e editar seu código de acordo com seu próprio gosto. Ele também acompanha uma série de plugins gratuitos, temas, widgets e outras ferramentas. Todos esses atributos permitem que o usuário crie qualquer tipo de website, começando por blogs simples, websites pessoais ou portfólios, passando para e-shops, bases de conhecimento e classificados. Outro fator é por ser completamente grátis e suporta todas as plataformas de hospedagem com PHP e MySQL. Acima de tudo, este CMS é constantemente modernizado com novas versões que aperfeiçoam a segurança, incluindo novas melhorias para o total de sua performance. Por último, não menos importante, o WordPress tem uma imensa comunidade dedicada com fóruns de discussões por toda a internet. A quantidade disponível de conteúdo e os milhares tutoriais também contribuem para que o WordPress seja um dos meios mais fáceis de criação conteúdo da internet.

O que é um CMS

O CMS (Content Management System) é um aplicativo com habilidade de criar, modificar e publicar conteúdo digital. Na maioria dos casos, ele também suporta múltiplos usuários, permitindo-os a trabalhar em conjunto. Por exemplo, no WordPress isso é possível criar vários usuários administradores, cada um possuindo diferentes privilégios. O sistema de manutenção de conteúdo também inclui texto e formatação, a habilidade de postar vídeos, fotos, áudio, mapas e até o seu próprio código.

O sistema de manutenção de conteúdo consiste em dois grandes componentes:

  • Content management system application (CMA). O CMA também pode ser referido como a interface gráfica do utilizador (GUI) que permite o usuário criar, modificar, remover e publicar conteúdos sem precisar ter um conhecimento em HTML ou outra linguagem de programação.
  • Content delivery application (CDA) O CDA é responsável pelos serviços back-end que mantém e enviam conteúdo através do CMA.

Outros atributos importantes de mencionar são:

  • URLS com SEO
  • Suporte online e comunidades
  • Funções para Usuário/Grupo
  • Diversos templates e designs
  • Assistentes de instalação e upgrades/updates

Os três CMAs mais populares do mundo são WordPress, Joomla e Drupal.

WordPress.com vs. WordPress.org

WordPress.com e WordPress.org são duas maneiras de hospedar um site WordPress. O que muda entre esses dois métodos é a própria hospedagem. Ao usar o WordPress.org, você deverá fazer o download grátis do script e hospedar por você mesmo em um computador local ou através de um site de hospedagem (assim como a Hostinger). Do outro lado, o WordPress.com toma conta de toda a hospedagem do site por você. Você não vai precisar manter um servidor da web, pagar por um site de hospedagem ou baixar um software, no entanto, ads de propaganda vão aparecer no seu site.

Prós e contras


Se você não está interessado em hospedar ou manter o seu próprio servidor, então WordPress.com pode ser sua opção. Ele é gratuito e pode ser rapidamente configurado, com diversas ferramentas e opções para customizar o seu site. No entanto, isso tem um preço. O seu website obrigatoriamente terá o WordPress.com no endereço url e você não poderá fazer o upload de temas ou plugins customizados. A habilidade de editar ou modificar o código PHP por detrás do seu site também não poderá acontecer.

Usar uma versão de hospedagem à sua escolha com o WordPress.org provém uma maior flexibilidade e controle sobre o seu site. Será possível ter o seu próprio domínio, postar temas, plugins e instalá-los. Você também terá acesso aos seus arquivos, pastas, database e códigos, significando que você poderá modificá-lo de acordo com o seu gosto. Os sites mais populares e poderosos do WordPress estão nesse perfil de hospedagem própria, fornecendo uma maior flexibilidade e habilidade de implementar funcionalidades customizadas, códigos e design. Por fim, caso o WordPress não for o CMS para você, outros sistemas de manutenção de conteúdo como o Drupal e Joomla permitem que você teste outros tipos de hospedagem própria.

Este tutorial irá focar na versão “self-hosted”.

Passo 1 – Instalando o WordPress

Uma das razões pelo que o WordPress é tão popular é a baixa necessidade de requerimentos do sistema para rodar o CMS em um servidor da web.

  • Versão 5.2.4 do PHP ou posterior.
  • Versão 5.0.15 do MySQL ou superior, ou qualquer versão do MariaDB

Você provavelmente terá que procurar por uma provedor de hospedagem que suporte o WordPress. Muitos hosts usam diversos instaladores automáticos para tornar a instalação do WordPress um processo ainda mais simples. Usando esses instaladores, o usuário não terá mais de lidar com criação de database ou upload de arquivos.

Nesta parte do tutorial, você vai aprender duas diferentes maneiras de instalar o seu WordPress.

Antes de continuar sua instalação, você vai precisar decidir como você pretende acessar seu website. Você deseja ter o WordPress como o seu domínio root (exemplo.com), subpasta (exemplo.com/blog) ou subdomínio (blog.exemplo.com)? Somente se quiser configurar o WordPress como subdomínio você irá precisar de um passo extra para criá-lo. Na Hostinger isso pode ser facilmente feito na sessão Subdomínios.

 

Opção 1.1 – Instalando o WordPress pela Hostinger utilizando um Instalador Automático

Vamos começar da maneira mais rápida e simples de instalar o WordPress: Hostinger auto installer. Os passos mostrados abaixo mostram como instalar através do painel de controle Hostinger.
1- Acesse o Painel de Controle Hostinger

2- Localize o Auto Instalador e abra.

3- Digite WordPress no campo de pesquisa e clique no seu ícone.

4- Agora complete com as especificações do seu website:

  • URL – A url onde o WordPress deve ser instalado. Se você gostaria de instalar como um domínio root (exemplo.com), deixe vazio.
  • Idioma – Escolha o idioma do WordPress
  • Username do Administrador – Seu nome de usuário do WordPress. Você irá usá-lo para acessar a área do administrador.
  • Senha do Administrador – Sua senha do WordPress. Você vai precisar dela para acessar a área do administrador.
  • Email do Administrador – Entre com seu endereço de email.
  • Título do Website – Título do seu site do WordPress.
  • Tagline do Website – Uma sentença curta explicando sobre o que é o seu site.

5- Aperte o botão Instalar.

Opção 1.2 – Instalando o WordPress manualmente

Se você gostaria de entender o básico e aprender como o WordPress funciona, você pode instalá-lo manualmente. O WordPress é famoso pelo seu instalador de 5 minutos. O processo é direto e similar a qualquer outro instalador de software. Portanto, se você ja instalou alguma vez um programa em seu computador, não vai ser difícil completar essa instalação.

O que você vai precisar antes de continuar:

  • Cliente FTP ou um Gerenciador de Arquivos.
  • Versão atualizada do WordPress

Primeiramente, faça o download da última atualização do WordPress pelo site oficial WordPress.org.

Depois de completo o download, você pode começar a postar seus arquivos do WordPress na sua conta de hospedagem. Você pode tanto usar um Gerenciador de Arquivos, providenciado pela hospedagem de sites a sua escolha, ou via cliente FTP. Não existe diferença entre qual ferramenta você deve usar para fazer upload de seus arquivos. A única coisa que deve ser levada em consideração é o destino do diretório. Por exemplo, se você deseja ter o WordPress como um domínio root, os arquivos devem ser enviados para a pasta public_html; se você prefere um subdomínio ou uma subpasta do WordPress, faça o upload nas determinadas pastas.

O WordPress armazena informação em uma database, portanto é imprescindível a criação de uma. Na Hostinger, uma nova database pode ser criada na sessão Databases MySQL. Tenha certeza de tomar nota de todos os detalhes da sua database, pois serão úteis posteriormente.

Agora visite o seu domínio para dar início ao processo de instalação. Você deverá preencher a informação da database MySQL, detalhes do administrador e informações do site.


Para instruções mais detalhadas, veja o tutorial como instalar o WordPress em um diferente painel de controle. Para descobrir como migrar seu WordPress, veja este tutorial.

Passo 2 – Navegando na Dashboard do WordPress


Após completar a instalação, a primeira coisa que você vai querer fazer é logar no painel do administrador do WordPress. Normalmente existe um link para o login na parte inferior da página. Entretanto, alguns temas não possuem esse link. Nesse caso, o jeito mais fácil de logar no WordPress é adicionando wp-admin ao final do seu endereço, dessa forma:

http://www.seudominio.com/wp-admin

Esta URL vai te redirecionar para a tela de login onde você precisará entrar com o seu nome de usuário e senha. Lembre-se, você entrou com essas especificações durante a instalação do WordPress. Caso você tenha esquecido a senha, clique no link Esqueceu sua senha?. Mais informações detalhadas para como fazer o login no WordPress podem ser encontradas aqui.

Depois de fazer o login, você verá a dashboard do administrador. Ela é toda construída para que você tenha uma visão geral de todo seu website, contendo 3 sessões principais:

1 – Uma barra de ferramentas no topo da página. Nela contém links para as funções e recursos mais usados na área do administrador. Por exemplo, caso você passe o mouse por cima do nome do seu website, você vai obter um link para a visão pública dele. Ele também mostra algumas simples notificações como updates e novos comentários.

2 – O menu do navegador principal no lado esquerdo. Nele estão os links para toda a parte administrativa do WordPress. Caso você passe o mouse por algum item do menu, um submenu com itens adicionais vão aparecer.

3 – Área de trabalho principal.

A primeira vez em que você fizer o login no painel do admin do WordPress, você entrará um módulo de boas vindas que contém alguns links úteis para te ajudar nesse começo. Assim que estiver confortável com a dashboard, aperte o botão de Cancelar para sair do módulo.

Outros Módulos

1 – No campo Espiar vai te dizer quantas postagens, páginas e comentários você possui. Lá também vai ser mostrado a versão e o tema do WordPress que você está utilizando.

2 – O campo Atividade te da um pouco mais de informação sobre os seus últimos posts e comentários. Ele mostra o status de todos comentários em uma pequena lista contendo os mais recentes.

3 – Rascunho Rápido. Escreva algo ali e comece uma nova postagem no blog. Contudo, você não poderá publicá-la, pois este campo é um lugar apenas para rascunhar ideias e voltar mais tarde.

4 – WordPress News. Esse módulo mostra as últimas atualizações de notícias do WordPress.

Cada uma dessas janelas possuem pequenas setas que podem ser escondida no rapidamente no campo. Você também pode arrastar e soltá-las nas posições que preferir.

Passo 3 – Publicando Conteúdo

Criar um website com o WordPress começa quando você publica uma nova postagem ou página. Você pode se perguntar: qual a diferença entre páginas e postagens?

A resposta é simples. No WordPress as postagens podem ser categorizadas, tagueadas e arquivadas. Essas postagens são usadas para publicar conteúdo com informações com limite de tempo. Em contraste a isso, as páginas são majoritariamente estáticas e não datadas. Elas não possuem categorias ou tags. Sobre Nós ou Contato são bons exemplos de páginas.

Passo 3.1 – Criando Uma nova Postagem

Para criar uma nova postagem no WordPress clique em Adicionar Novo em Postagens ou escolha Novo -> Postagem na barra de ferramentas superior.

Você será apresentado com uma tela de edição com um arranjo de atributos de postagem. A primeira coisa que você deve fazer é escolher um título para seu post. Após isso, entre com o conteúdo da postagem no campo abaixo. Se você deseja formatar seu texto, use as opções da barra de ferramentas. Ela é similar aquela que você encontra no MS Word ou qualquer outro editor de texto popular.

No lado direito da tela, você encontra as chamadas meta-boxes. Cada um desses campos tem uma função particular.

  • Publicar. Aqui você pode alterar o status e a visibilidade do seu post, planejá-lo, etc. Clicando no botão Publicar sua postagem ficará online. Caso você decida deletar o post, clique em Mover Para Lixeira.
  • Categorias. Nesse campo você pode inscrever a sua postagem em uma categoria específica, e até criar uma nova categoria clicando em +Add Nova Categoria.
  • Tags permite que você adicione novas tags rapidamente.
  • Imagem Destacada. Aqui você pode inserir uma imagem de destaque na sua postagem. Ela estará visível bem no topo do post. (A localização das imagens pode aparecer diferente de acordo com o tema)

Passo 3.2 – Criando uma Nova Página

Para criar uma nova página no WordPress, abra a sessão Add Novo no menu Páginas ou clique em Novo -> Página na barra de ferramentas.

Add Nova Página tem um editor idêntico ao WYSIWYG assim como na sessão Postagens. Por isso, o processo de inserir e formatar um texto é o mesmo.

Você também pode notar que a sessão Páginas não possui as meta-boxes Tags e Categorias. Ao invés disso ela possui o campo chamado Atributos da Página. Nesta sessão, você tem o poder de modificar a ordem de suas páginas e definir uma página-mãe. Isso vai ser útil caso você deseje ter diferentes páginas por dentro de uma página-mãe.

Passo 4 – Instalando Plugins no WordPress

Primeiramente a função dos plugins no WordPress é expandir as suas principais funcionalidades. Ao instalar e ativar um plugin você pode adicionar novas funcionalidades ao site WordPress sem precisar de nenhum código. Existem milhares de plugins, pagos e gratuitos construídos para propósitos diferentes: desde compartilhamento em mídias sociais até segurança. Portanto, você com certeza vai encontrar um plugin que se encaixa nas suas necessidades.

Instalar plugins no WordPress é uma tarefa fácil até para iniciantes. Plugins grátis e premium estão disponíveis no diretório de plugins do WordPress. Assim como os temas, eles podem ser instalados usando o instalador do WordPress. Para adicionar um plugin pressione Add Novo em Plugins e entre com o nome do plugin que você deseja instalar no campo de busca. Clique em Instalar e depois Ativar.

Existem milhares de plugins premium (pagos) que não podem ser instalados através do diretório oficial do WordPress. Caso você adquira um plugin premium, você deverá fazer o seu upload manualmente no WordPress. O processo é bastante similar ao de instalação de temas. Para prosseguir, clique em Add Novo em Plugins e depois em Upload Plugin. Agora selecione um plugin e faça o upload. Finalmente, instale e ative o plugin. Caso precise de um guia mais detalhado sobre este tópico, veja este tutorial.

Plugins Essenciais do WordPress

Existem uma variedade de plugins, que é quase complicado escolher o certo.  Genuinamente, muitos plugins servem para o mesmo propósito, como por exemplo, existem dezenas de plugins de cache para WordPress. Por isso nós decidimos listar os melhores e mais essenciais plugins para qualquer blog do WordPress.

Google XML Sitemaps. Este plugin vai mapear automaticamente XML para obter uma melhor otimização de sites. É fácil de usar e segue atualizada regularmente.

  • Yoast SEO. Provavelmente o plugin de SEO mais popular para WordPress. Ele vai te ajudar a melhorar sua otimização de sites. De meta tags a sugestões transcritas, Yoast SEO possui tudo.
  • Wordfence Security. Este plugin vai manter o seu WordPress seguro de hackers e malware. Ele possui módulos de escaneamento de farewall e malware que são super fáceis de usar.
  • Contact Form 7. Simples mas extremamente poderoso criador de contato. Com o propósito de criar ou até desenvolver formulários de contato com este plugin.

Não é recomendado inundar o WordPress com centenas de plugins pois eles tendem a diminuir a performance do site. Mantenha seu WordPress limpo instalando apenas os essenciais e exclua os que não estão em uso.

Passo 5 – Instalando Temas do WordPress

O estilo do seu site pode ser modificado através dos temas. Existem temas gratuitos e premium, alguns deles são universais e podem ser usados em qualquer websites. Outros são construídos para propósitos bem específicos, como por exemplo, temas para e-commerce.

O WordPress tornou a instalação de temas extremamente fácil. Literalmente leva apenas alguns minutos para instalar um tema gratuito. Para dar inicio, acesse a sessão Aparência e busque por um tema legal que lhe agrade. Você também pode filtrá-los em categorias como atributos e cores.

A prévia do tema permite que você veja como seu website vai ficar com o tema selecionado. Essa função se prova útil, e poupará seu tempo – você não precisará instalar múltiplos temas para saber como eles vão ficar no seu site.

O método abaixo é aplicável apenas para temas “free” e “freemium”. E se você adquirir um incrível tema premium? Nesse caso, você terá que fazer o upload manualmente. Acesse a mesma sessão Aparência, aperte Upload Tema e selecione o arquivo .zip do seu tema. Pode levar alguns minutos para que o processo seja concluído. Assim que acabar, apenas clique em Ativar o tema. Precisa de mais passos detalhados? Veja aqui um tutorial de como instalar temas.

Passo 6 – Usando Plugins de Cache no WordPress

Neste guia você aprendeu como instalar e utilizar o WordPress para criar e manter o seu próprio website. Assim que o seu site WordPress toma forma e cresce, aumentam também a quantidade de textos, imagens, código e outros arquivos de mídia. Um website maior significa mais tempo para carregar. Para evitar uma resposta lenta do WordPress, você precisa investir algum tempo na otimização do seu site. Isso irá garantir que suas páginas carreguem mais rápido e com eficiência, deixando assim os seus visitantes felizes e ansiosos para voltar mais vezes. Todo mundo já encontrou um website lento no mínimo uma dúzia de vezes e sentiu a clara frustração que surge enquanto se espera infinitamente para que alguma coisa carregue. Colocando isso em vista, passar algum tempo para aumentar a velocidade do seu WordPress acaba sendo uma ótima ideia. A melhor parte disso é que o WordPress é muito fácil de ser otimizado devida a quantidade de plugins e outras ferramenta disponíveis para esse propósito. Para começarmos, nós iremos cercar algumas técnicas de otimização que irão prover uma melhora notável no seu website.

Passo 6.1 – Usando Plugins de Cache

O primeiro passo para otimizar o seu site é configurar o seu plugin de cache. Resumindo, o cache é um depósito de informações temporário. Na maioria dos casos, informações ativas são colocadas em cache para reduzir o tempo de carregamento. Por exemplo, quando você acessa um site com certa frequência, o seu navegador manterá uma porção estática do conteúdo do site localizado em cache. Assim sendo, o navegador vai precisar de menos arquivos e informação do servidor que resultará em um carregamento mais rápido. Os plugins de cache do WordPress trabalham para criar uma versão estática do site e enviá-la, ao invés de carregar todos os scripts de PHP cada vez que alguém carrega ou entra no site.

Os mais populares plugins de cache são:

  • WP Super Cache
  • W3 Total Cache
  • WP Fastest Cache

Passo 6.2 – Otimizando Imagens no WordPress

Otimização de imagens é uma outra tarefa crucial que deve ser feita em vista de transformar seu site mais rápido. Geralmente, existem duas questões centrais que causam o carregamento lento de imagens:

  • Usar imagens muito grandes. Por exemplo, caso você faça o upload de uma imagem com 500 x 500 de dimensão, mas o seu site o redimensiona para 100 x 100. Como resultado, o navegador do visitante terá de fazer um download do arquivo maior primeiro, reconfigurá-lo e só depois mostrá-lo na página. O jeito mais correto seria simplesmente fazer o upload de uma imagem 100 x 100 daí então a tarefa excessiva de redimensionar a imagem seria evitada. A imagem também tomaria menos espaço dessa forma, resultando em uma melhora da velocidade. Um guia detalhado de como localizar tais imagens e redimensioná-las pode ser encontrado aqui.
  • Imagens que não estão totalmente comprimidas. Você pode reservar muito espaço e capacidade se comprimir suas imagens apropriadamente. Felizmente o WordPress possui um ótimo plugin que pode te ajudar com isso, chamado WP Smush. Você pode encontrar um guia mais detalhado de como implementar esse plugin e otimizar suas imagens no WordPress aqui.

Quanto mais imagens o seu site do WordPress tem, mais importante essa otimização delas será.


Passo 6.3 – Habilitando gzip

Habilitar uma compressão gzip no seu website é uma ótima maneira de fornecer velocidade e uma boa performance no WordPress. Em suma, o gzip funciona ao encontrar similaridades em um arquivo de texto, substituindo-as temporariamente e resultando em um arquivo de menor tamanho. Arquivos HTML e CSS possuem uma quantidade grande de textos e espaços repetidos, fazendo com que a compressão gzip seja bastante efetiva nesses casos. Ao todo, ele pode reduzir de tamanho uma página do WordPress entre 50-70%.

Existem algumas formas de habilitar a compressão gzip:

  • Habilitar compressão gzip via .htaccess (recomendado). Um tutorial mais detalhado de como fazer, você encontra aqui.
  • Habilitar compressão gzip via plugins do WordPress, como GZip Ninja Script.

Algo que você deve manter em mente é que a compressão gzip pode aumentar um pouco o uso da CPU. Se a CPU não é um problema, então a compressão gzip pode ser realmente uma grande escolha para otimizar seu site WordPress.


Passo 6.4 – Deferring Parsing do JavaScript

A maioria dos temas, plugins e add-ons de social media utilizam bastante do JavaScript e é padronizado o seu carregamento em primeiro lugar ao acessar um site. Ele vai fazer com que o HTML e outros componentes visuais aparecer somente depois do JS carregado. Você pode definir o parse do JavaScript para que os elementos visuais aparecem mais rápido, enquanto vários botões de mídias sociais e outros conteúdos que utilizam do JavaScript carreguem em seguida. Essa é uma das técnicas recomendadas pelos desenvolvedores Google que é normalmente deixado de lado. No WordPress, você pode facilmente fazer esse procedimento usando plugins como WP Deferred JavaScrips ou Speed Booster Pack. Um tutorial mais detalhado sobre como usar essas ferramentas em seu WP pode ser encontrado aqui.


Passo 6.5 – Utilizando uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN)

Implementar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN, do inglês Content Delivery Network) irá aumentar a velocidade do seu WordPress ao colocar em cache conteúdos de múltiplos datacenters disponíveis pelo mundo. Depois que um visitante acessa seu site, o conteúdo vai ser liberado do mais próximo datacenter disponível, resultando em uma melhor experiência completa. CDNs também trabalham muito bem com os plugins do WordPress e existem soluções totalmente gratuitas para você começar. Por exemplo, CloudFlare tem um plano grátis que garante ambos benefícios de uma CDN enquanto protege teu site de ataques de DDoS. 

Passo 6.6 – Removendo Query Strings de Recursos Estáticos

GTMetrix e outras ferramentas de otimização sugerem a remoção de query strings do CSS e JS com o intuito de melhorar o cache desses elementos. O plugin Speed Booster Pack mencionado anteriormente está entre os poucos que podem te ajudar nessa tarefa. Para informações mais específicas, você deve encontrar neste guia para WordPress.

Passo 6.7 – Habilitando o Lazy Loading

Geralmente, quando uma página da web é aberta, todo o seu conteúdo é carregado instantaneamente, o que é chamado de eager loading. De outra forma, é possível atrasar a inicialização de alguns objetos (e também imagens) até que eles sejam necessários, o que é chamado de lazy loading. A prática mais comum é mostrar imagens apenas quando elas estão visíveis na tela do ponto de vista do visitante. Tudo o que você precisa fazer para aproveitar as vantagens dessa técnica é instalar e habilitar plugins como Lazy Load ou Rocket Lazy Load.

 

Passo 7 – Mantendo o WordPress Seguro

Por último e não menos importante, para obter um site de sucesso no WordPress, você deve pesar na segurança. O fato do WordPress ser o CMS mais popular do mundo, ele também se torna o mais hackeado. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para proteger o seu site contra hackers e outras atividades maliciosas.

Passo 7.1 – Mantendo seu WordPress Atualizado

Um dos fatores mais importantes para manter um ambiente seguro sempre será manter a última versão do WordPress atualizada, assim como temas e plugins. A maioria das updates incluem ajustes na segurança e correção de vulnerabilidades que as previnem de ser exploradas em versões futuras. Uma prática comum dentre os hackers é tirar vantagem de páginas da web que estão rodando uma versão antiga do WordPress com vulnerabilidades expostas. O padrão as atualizações aconteçam automaticamente a cada lançamento de uma nova versão, no entanto isso pode não funcionar sempre, ou pode estar desabilitado para algumas hospedagens. Geralmente, quando uma nova versão chega, uma notificação será mostrada no topo de sua Dashboard. Você também pode atualizar os seus temas e plugins via Dashboard > Sessão de Updates.

Passo 7.2 – Usando Nomes de Usuário e Senhas Únicos

Admin é o nome de usuário definido como padrão em todas as instalações do WordPress. É altamente recomendado mudá-lo, pois assim será adicionado uma segurança extra para as suas credenciais de login. Imagina uma situação em que alguém descubra sua senha, no entanto, desconhecem seu nome de usuário. No fim das contas a pessoa não terá acesso a sua dashboard por conta disso. Deixar simplesmente como admin pode deixar o trabalho dos hackers ainda mais fácil, por conta disso deve ser mudado.

Quando definir uma senha, tenha certeza de incluir números, letras capitulares e símbolos especiais. No caso de ter dificuldades para administrar todas as suas senhas, você pode guardá-las utilizando ferramentas como Last Pass. Isso vai te liberar do problema de lembrar todas as diferentes senhas enquanto você poderá aumentar o poder de dificuldade de todas elas.

Passo 7.3 – Fazendo Backup

Gerar backups é uma tarefa crucial para qualquer website. Não apenas para melhorar a segurança, mas também para fornecer uma maneira confiável de restaurar o seu site, em caso de problemas e erros inesperados. Você pode criar um backup manualmente ou usar automático. O processo manual envolve o download de arquivos e database MySQL de um site WordPress. No entanto, caso você faça muitas novas postagens, mudanças ou administre muitos websites diferentes, fazer o download manual de todo conteúdo por vez será uma grande trabalheira. Por conta disso, a maioria dos provedores hoje em dia possuem backups automáticos. Como uma medida extra de segurança, você pode utilizar os plugins de backup automático para configurá-los mensalmente, por semana ou até por dia. Isso vai salvar muito do seu tempo e também criará uma opção de armazenar o backup toda database em uma localização remota como o DropBox. Você pode usar plugins como:

  • UpdraftPlus é um plugin que possui a habilidade de fazer o backup do WordPress em uma localização remota e restaurá-lo.
  • BackupUpWordPress é um plugin leve de backup automático. Ele permite que você exclua certas pastas, defina o tempo para a execução do backup disponível em dezenas de linguagens diferentes.

Para uma maior segurança, mais dicas e truques podem ser encontrados no guia de como manter o WordPress seguro.

Conclusão

Neste tutorial, nós aprendemos um pouco sobre a história, estrutura deste CMS e tipos de hospedagens do WordPress. Dois métodos de instalação foram mostrados, além de um curto passeio pela dashboard, postagens, plugins e temas. Para ter um bom começo, nós também analisamos as mais cruciais técnicas de otimização e velocidade para o WordPress, juntamente de algumas dicas de segurança. Caso você deseja continuar aprendendo ainda mais sobre o WordPress, confira abaixo a lista com os nossos mais recentes tutoriais ou se inscreva para receber nossa Newsletter quinzenal com os assuntos mais relevantes postados aqui!

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Palavras-chave: WordPress download, CMS, Instalando o WordPress, WordPress Tutorial, WordPress.

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