Como Migrar Site WordPress

Como Migrar Site WordPress

Assim como mudar de cidade, migrar site no WordPress pode ser um uma experiência que cause incômodo. Sempre tem aquelas coisinhas que você precisa olhar mais de perto e pequenos detalhes esquecidos podem causar resultados desastrosos. 

Embora migrar um site WordPress não seja a tarefa mais difícil, existem algumas coisas que você precisa ter em mente. Neste tutorial, você vai aprender três métodos diferentes para migrar sites WordPress.

Caso você esteja migrando seu site para uma VPS ou outra plataforma de hospedagem, com certeza você encontrará uma forma de concluir o trabalho.

Esse tutorial é um guia passo a passo sobre como migrar site WordPress. Na maioria dos casos, você também precisará apontar o domínio para seu novo provedor de hospedagem. Você pode encontrar as informações detalhadas para apontar o nome de domínio aqui

Tutorial em Vídeo

O Que Você Vai Precisar para Migrar Site WordPress

Antes de começar este guia, você precisa de: 

Dica

Se você quer migrar seu site WordPress para a Hostinger, veja nossos planos de hospedagem WordPress. Você também pode fazer uma transferência de domínio de maneira rápida e confiável!

1ª Opção – Migrar Site WordPress Manualmente Para Uma Nova Hospedagem

Este é o método recomendado se você quer migrar o WordPress de uma conta de hospedagem comum e tem acesso aos arquivos e banco de dados do WordPress. 

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é transferir os arquivos e bancos de dados de um provedor de hospedagem para outro e editar o arquivo wp-config.php.

A transferência pode ser feita usando Gerenciador de Arquivos ou cliente FTP.

Os passos abaixo mostram como migrar site WordPress detalhadamente:

Passo 1.1 – Faça Backup dos Arquivos WordPress e Bancos de Dados MySQL Database

Primeiro de tudo, você precisa fazer downloads dos arquivos WordPress para seu computador. Conecte-se à sua conta de hospedagem usando cliente FTP e faça download de todos os arquivos do principal diretório do WordPress para uma pasta no seu computador. 

download de todos arquivos ftp wordpress

Neste exemplo, WordPress está instalado na pasta public_html. Agora, é necessário fazer download de todos esses arquivos para essa pasta.

Quando o download estiver completo, você pode prosseguir e exportar o banco de dados MySQL. Você encontra um guia passo a passo de como exportar banco de dados MySQL usando phpMyAdmin aqui. Agora salve o arquivo de backup MySQL no seu computador (você vai precisar dele logo mais).

Passo 1.2 – Faça Upload do WordPress para a Nova Hospedagem

Neste passo, você deve ter os arquivos WordPress e arquivos de backup do banco de dados necessários no seu computador. Conecte na sua nova hospedagem usando cliente FTP ou use o Gerenciador de Arquivos e faça upload dos arquivos WordPress. 

upload de arquivos wordpress na nova hospedagem

Um tutorial detalhado de como fazer upload dos arquivos do site usando FTP ou Gerenciador de Arquivos pode ser encontrado aqui.

Agora crie um banco de dados MySQL no painel de controle da sua nova conta de hospedagem. Anote em algum lugar o nome do banco de dados, nome do usuário do banco de dados e a senha do banco de dados, você precisará deles no próximo passo. Depois, importe o backup do MySQL usando phpMyAdmin.

Passo 1.3 – Atualize wp-config.php Com os Novos Detalhes do Banco de Dados

Finalmente, você precisa editar o arquivo wp-config.php e especificar as credenciais do seu novo banco de dados MySQL. O arquivo wp-config.php está em um dos principais diretórios do WordPress e assim que você o localizar, altere esses três valores: 

  • DB_NAME – nome do banco de dados MySQL.
  • DB_USER – nome do usuário do banco de dados MySQL.
  • DB_PASSWORD – senha do usuário MySQL.
  • DB_HOST – nome do host (hostname) do banco de dados MySQL. Geralmente, esse valor é o localhost, mas pode variar dependendo da sua plataforma de hospedagem. Por exemplo, o hostname na Hostinger está no formato mysql.hostinger.xx. 
editar configuração de banco de dados mysql no wp-config

Caso não esteja certo disso, entre em contato com seu provedor de hospedagem para saber qual a informação correta.

É isso! O site WordPress transferido deve estar funcionando corretamente na nova hospedagem. Tenha em mente que isso só vai funcionar se você usar o mesmo nome de domínio. Se você planeja alterar o nome do domínio também, um outro passo será necessário para ter tudo no ar e funcionando.

Passo 1.4 – Faça Update das URLs WordPress (opcional)

Você deve seguir este passo somente se você planeja usar um domínio diferente no site WordPress que você migrou.

Antes de prosseguir, verifique que o novo domínio está funcionando e apontado corretamente para nova plataforma de hospedagem.

De início, a área do administrador do WordPress não vai funcionar, e o banco de dados MySQL continuará fazendo solicitações ao antigo domínio. Para funcionar com seu novo domínio, primeiro devemos alterar a URL do site WordPress usando phpMyadmin. Comece acessando seu novo banco de dados importado e procure pela tabela wp_options. Ao encontrar, edite a seção siteurl com o novo nome de domínio.

siteurl no phpmyadmin

Após inserir e salvar o novo nome, você verá uma tela de confirmação.

url wordpress alterada

Agora sua área de administrador do WordPress estará acessível para você. Abra e instale o plugin Velvet Blues Update URLs

plugin velvet blues

Após a ativação, você poderá alterar todas as URLs restantes via Ferramentas na seção Update URL.

atualizar url via plugin

A ferramenta é realmente muito simples e objetiva. Você só precisa inserir sua URL antiga e a nova para prosseguir.

alterar url wordpress via plugin

Aperte o botão Update URLs NOW e surgirá uma tela de confirmação.

mensgaem de alteração de url wordpress com sucesso

Caso o plugin não esteja funcionando, também é possível atualizar todas as URLs do WordPress executando uma query via phpMyAdmin. Você pode encontrar o tutorial passo a passo aqui. E depois disso, parabéns! Você aprendeu como migrar WordPress manualmente.

Considerando que você pode estar sem acesso ao painel de controle do WordPress, você pode redefinir os permalinks do CMS usando apenas no banco de dados phpMyAdim. Ele está disponível dentro do seu painel de hospedagem.

Siga os passos abaixo para executar essa ação:

  1. Faça login no phpMyAdmin (pode ser pelo cPanel ou hPanel).
    banco de dados phpmyadmin
  2. Clique na tabela wp_options.
    wp_options no phpmyadmin
  3. Na coluna option_value, encontre a opção permalink_structure. Clique em Editar.
    permalink_structure no phpmyadmin
  4. Apague o texto do campo option_value e deixe tudo em branco.
    apagar campo permalink_structure
  5. Agora, é só clicar no botão Executar, no canto inferior direito da página.

E pronto, os pernalinks (links permanentes) do WordPress serão redefinidos para o seu domínio atual e seu site vai funcionar normalmente. 

Opção 2 – Usando Plugins de Clonagem para Migrar Site WordPress

Plugins de clonagem são uma ótima ferramenta para migrar site WordPress. Esses plugins criam um backup do site inteiro que pode ser facilmente restaurado na nova hospedagem. 

A única desvantagem é que para restaurar o backup, você já precisa ter o WordPress instalado na sua nova conta de hospedagem. 

Embora existem centenas de clones de scripts PHP, nós recomendamos usar All in One WP Migration ou WP Clone by WP Academy. Eles são bem objetivos e oferecem todos os recursos que você precisa para realizar uma migração.

Opção 2.1 – Migrar Site WordPress Usando o Plugin All in One WP Migration 

Primeiro, encontre e instale o plugin All in One WP Migration no site que você está transferindo.

plugin all in on wp migration

Então, navegue para o plugin no seu painel de controle e escolha a seção Exportar.

menu do all in one wp migration plugin no wordpress

Selecione a opção Arquivo no menu suspenso para gerar um backup para download.

Menu suspenso para exportar arquivo WP

Clique na opção para baixar o arquivo do seu site.

baixar arquivo do site para migração wp

Em seguida, configure o WordPress em sua nova plataforma de hospedagem e instale o mesmo plugin. Use a seção Importar desta vez para restaurar o backup gerado.

importar arquivos wp

Siga as instruções da tela e a mensagem de confirmação aparecerá quando a restauração estiver finalizada.

mensagem de confirmação de importação de site

O plugin também requer que você salve novamente a estrutura de permalinks. Isto pode ser feito pelo WordPress, acesse Configurações -> Permalinks. Se você está usando uma Estrutura Personalizada, copie primeiro.

Então selecione uma configuração diferente, como Nome do Post e Salvar Alterações. Agora, cole a estrutura que você copiou anteriormente no mesmo lugar e salve novamente.

opção de Links Permanentes no WP

Parabéns! Você migrou o site WordPress com sucesso usando o plugin All in One WP Migration.

Opção 2.2 – Migrar Site WordPress Usando Plugin WP Clone by WP Academy 

Comece instalando o plugin WP Clone by WP Academy no site WordPress que você quer migrar.

plugin wp clone by wp academy

Navegue até a página de configurações WP Clone e aperte o botão Create Backup.

página de configurações do plugin wop clone

Dependendo do tamanho do seu site WordPress, isso pode levar algum tempo até gerar o backup. Assim que estiver completo, aperte o botão Copy Url.

backup pelo plugin

Agora instale o mesmo plugin WordPress hospedado na sua nova conta de hospedagem. Navegue para a página de configurações WP Clone, cole o link do backup no campo ‘Restore from URL’, clique em I AGREE e clique no botão Restore From URL.

migrar wordpress via wp clone plugin

Pode levar alguns minutos até que o plugin faça o download e restaure o backup. Quando o processo estiver completo, você verá uma mensagem de sucesso na sua tela.

backup wordpress restaurado com sucesso

Para garantir que tudo está funcionando perfeitamente, você deve acessar a seção Configurações -> Links Permanentes e salvar mais uma vez a estrutura alterando para uma opção diferente e depois retornando para a versão certa.

alterar estrutura de links permanentes

Parabéns, você migrou o site WordPress usando o plugin WP Clone plugin com sucesso.

Opção 3 – Migrar do WordPress.com para Instalação Autônoma do WordPress

Escolha essa opção se seu site WordPress está hospedado pelo WordPress.com e você não tem acesso ao banco de dados e aos arquivos.

Não se preocupe, esse método é mais fácil do que migrar um site manualmente. Mas você já deve ter o WordPress instalado na nova sua conta de hospedagem.

Siga estes passos simples e você não vai levar mais que dez minutos para completar a migração. 

Passo 3.1 – Gerar Backup via WordPress.com

Faça login na área do administrador do seu blog WordPress.com.

botão de login no wordpress

Então, navegue para o painel de controle do WordPress.com e clique em Settings.

confirgurações do wordpress.com

Desça a tela até o final da página e você vai encontrar a seção Export abaixo da categoria Site Tools.

painel wordpress.com

Quando você inserir, clique em Export All e será gerado um arquivo .ZIP.

botão de exportar conteúdo wordpress

Clique em Download e faça o download do arquivo .ZIP para o seu computador. Quando o download estiver completo, extraia o arquivo na sua máquina local.

botão de download

Passo 3.2 – Migre o Site WordPress para Uma Nova Plataforma

Neste momento, você já deve ter uma instalação WordPress nova no seu novo provedor hospedagem. Para começar, abra o painel de controle do WordPress. Navegue ao menu da esquerda e escolha a seção Ferramentas. Então, clique no botão Importar.

menu ferramentas para importar site wordpress

Nesta seção, você pode ver todas as opções de importação disponíveis. Escolha WordPress que está localizado no final da lista e clique em Install Now.

menu importar para instalar wordpress

Ao terminar, selecione Rodar Importador para continuar com o processo de migração do seu WordPress.

opção de rodar importador para continuar migração wp

Então você verá uma tela para subir arquivos, onde você poderá importar seu backup gerado. Clique em Escolher arquivo e selecione o .XML que você obteve ao extrair o backup. Aperte o botão Enviar arquivo e importar para começar.

enviar arquivo de site

Na nova página, você será solicitado a atribuir autores para os conteúdos importados. Para facilitar a importação, é recomendado atribuir para um autor existente e ativar a opção Download and import file attachments. Por último, pressione o botão Submit quando estiver pronto.

wordpress importar configurações de autor

Isso não deve levar mais que alguns minutos até completar a importação. Assim que completar, você vai ver uma mensagem de sucesso no topo da página.

mensagem de migração de wordpress realizada com sucesso

Como você pode ver, é muito fácil migrar um site WordPress.com usando uma ferramenta de importação embutida. 

Se você se deparar com algum erro ou problema ao importar arquivos .XML, entre em contato com a equipe de suporte da sua hospedagem. Esteja atento, usando este método você vai transferir posts, publicações, páginas e arquivos de mídia somente. 

Os plugins e temas usados no WordPress.com não serão transferidos, portanto você terá que instalar manualmente.

Melhores Plugins de Migração WordPress

Para ajudar você a escolher uma ferramenta que combine melhor com as suas preferências, nós compilamos uma lista com os dez melhores plugins de migração disponíveis para o WordPress.

1. All-In-One WP Migration

migrar site wordpress com o all-in-one wp migration

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 3.000.000+
  • Avaliação: 4,5/5
  • Recursos notáveis: importação do tipo arrasta e solta, integração com o WP-CLI, compatibilidade com as principais distribuições Linux e com o macOS
  • Preço: freemium

O All-In-One WP Migration é uma solução fácil para migrar o seu site do WordPress sem dificuldades. Ele permite que você faça upload de bancos de dados, de arquivos de mídia, de temas e de plugins para outro servidor sem ter qualquer conhecimento técnico.

Ter uma funcionalidade de importação do tipo arrasta e solta é algo que simplifica ainda mais o processo de migração.

Ele é compatível com as principais distribuições do Linux, do Mac e do Windows — além de funcionar com diversos provedores de hospedagem.

Como o plugin importa os arquivos em pedaços de menos de 2 MB, ele pode ignorar as restrições de tamanho de upload implementadas pela maioria das provedoras. Basta um único clique para gerar uma cópia do seu site e restaurá-la em outra hospedagem.

Se você quiser migrar o seu site para serviços de hospedagem em nuvem, o All-In-One WP Migration vende extensões de armazenamento cloud por US$ 99 cada (pagamento único).

Alguns dos serviços de armazenamento em nuvem suportados incluem Dropbox, Google Cloud Storage e OneDrive.

Também há extensões multisite disponíveis para expandir as funcionalidades do plugin — os preços variam entre US$ 69 e US$ 99/extensão, novamente através de um único pagamento.

Por exemplo, a Extensão Unlimited remove o limite de importação de 512 MB e suporta comandos WP-CLI. Todas as extensões vêm com suporte premium ao cliente.

DOWNLOAD

2. Duplicator

capa do duplicator

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 1.000.000+
  • Avaliação: 5/5
  • Recursos notáveis: pré-configuração de site, backup manual e parcial, e ambiente de testes
  • Preço: freemium

O Duplicator é um dos melhores plugins de migração do WordPress por diversos motivos. Além de simplificar o processo de migração de sites, ele também ajuda os usuários a copiar e clonar os seus sites para outra hospedagem ou para um ambiente de testes sem downtime.

O plugin também serve como uma solução de backup, guardando os arquivos do site num ZIP para oferecer a mobilidade ideal.

O recurso de pré-configuração do site ajuda a simplificar o seu trabalho. Você não precisa configurar temas, plugins e os dados do site toda vez que quiser criar um backup ou migrar para um novo host. Ao invés disso, o Duplicator cria um pacote com todos os arquivos pré-configurados.

Se você tem o orçamento para investir em ferramentas pagas, o Duplicator Pro oferece recursos premium abundantes.

O plugin traz backups agendados, incluindo integração com plataformas populares de armazenamento em nuvem, como o Amazon S3, o Dropbox e o Google Drive Storage. Você também terá um suporte melhor para sites e bancos de dados de maior tamanho.

A versão premium deste plugin de migração custa desde US$ 69 até US$ 149/ano, ou US$ 799 em pagamento único. Todos os planos vêm com suporte ao cliente e atualizações enquanto durar a licença.

DOWNLOAD

3. UpdraftPlus

como migrar site wordpress com o updraftplus

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 3.000.000+
  • Avaliação: 5/5
  • Recursos notáveis: backups agendados, relatórios de emails e compatibilidade com outros plugins de backup
  • Preço: freemium

O UpdraftPlus é um dos melhores plugins de backup do WordPress, e definitivamente merece uma chance. Com mais de três milhões de downloads, essa é uma escolha popular para webmasters que estão atrás de uma solução de backup e restauração.

Este plugin de backup suporta backup remoto direto para plataformas populares de armazenamento em nuvem como Dropbox, Google Drive e Amazon S3. Ele também permite que você faça o backup do site para um servidor FTP, para um espaço de armazenamento in-house chamado UpdraftVault, ou para o seu email.

Você pode navegar pelo conteúdo do backup no WordPress e definir agendamentos automáticos de backup.

A versão gratuita do plugin vem com ferramentas suficientes para facilitar o seu trabalho, mas o UpdraftPlus Premium oferece um excelente custo/benefício. Pagando entre US$ 70 e US$ 399/ano, você poderá copiar e migrar sites, assim como enviar backups para múltiplos destinos remotos.

A versão premium também vem com criptografia para bancos de dados, suporte premium, e 1 GB de armazenamento para o UpdraftVault.

A melhor parte de investir no UpdraftPlus Premium é que ele permite que você restaure seus backups a partir de outros plugins de backup. Ele aceita backups de arquivos SQL genéricos — sejam eles sem compressão, comprimidos por GZIP ou comprimidos por BZIP2.

DOWNLOAD

4. WPBackItUp

capa do wpbackitup

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 450.000+
  • Avaliação: 4,5/5
  • Recursos notáveis: backups ilimitados, retenção customizada de backups e notificações via email
  • Preço: freemium

O WPBackItUp é outro excelente plugin de migração do WordPress amigável para os usuários e que traz dezenas de recursos úteis.

Com funcionalidade de backup num único clique, os iniciantes podem migrar os arquivos do seu site no WordPress para outro servidor sem dificuldades. Além disso, você não precisa de conhecimento de MySQL para usar o plugin, o que facilita ainda mais o seu uso.

Além de oferecer cotas de backup ilimitadas, o WPBackItUp permite que você baixe os arquivos de recuperação de maneira local sem precisar de um cliente FTP. Você pode customizar o backup e a retenção do conteúdo, permitindo economizar espaço e manter apenas os backups que você quer.

Os usuários da versão gratuita terão acesso ao seu portal de suporte para obter tutoriais e conferir a base de conhecimento.

O WPBackItUp funciona em ambientes com pouca memória e em hospedagens compartilhadas, além de suportar sites maiores. Ademais, o plugin é compatível com todas as plataformas do WordPress, incluindo Windows, Linux e Azure.

Assim como os plugins de migração anteriores, o WPBackItUp tem uma versão grátis e outra premium, que custa entre US$ 79 e US$ 199/ano.

DOWNLOAD

5. Migrate Guru

como migrar site wordpress com o plugin migrate guru

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 50.000+
  • Avaliação: 5/5
  • Recursos notáveis: migração com um clique, alertas em tempo real, procedimento de migração à prova de travamentos
  • Preço: grátis

Se você está procurando uma alternativa gratuita, considere usar o Migrate Guru. Este plugin oferece uma maneira fácil e à prova de travamentos de migrar sites do WordPress para qualquer servidor.

Você só precisa preencher um formulário detalhando a nova hospedagem do seu site. Então, o recurso de migração de um clique vai tomar conta do resto.

O Migrate Guru pode clonar sites de até 1 GB em menos de 30 minutos. Usuários com sites de maiores proporções verão que o limite de tamanho de migração é altamente flexível. Afinal, o Migrate Guru permite que você copie ou mova arquivos com até 200 GB, O processo inteiro acontece nos servidores da empresa, reduzindo o risco de travamentos.

Ao contrário de outros plugins de migração, o Migrate Guru não oferece integração com plataformas de armazenamento em nuvem. Ao invés disso, o plugin copia automaticamente o seu site do WordPress para os servidores da empresa e mantém todos os arquivos cruciais ali até a migração estar completa.

O Migrate Guru é compatível com todas as empresas de hospedagem do mundo. Ele vem com suporte a multisites, a emails e a alertas em tempo real.

Também há uma base de conhecimento disponível para responder a perguntas frequentes sobre os processos de migração e as funcionalidades do plugin.

DOWNLOAD

6. BlogVault

plugin blogvault

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 80.000+
  • Avaliação: 4/5
  • Recursos notáveis: backups incrementais, backups do WooCommerce e ambiente de testes incorporado
  • Preço: freemium

O BlogVault é uma solução robusta de backup e ambiente de testes, que vem com diversas ferramentas premium. Ele utiliza um sistema de backups incremental para evitar sobrecarregar o seu servidor, além de oferecer armazenamento gratuito fora do seu site disponível 24h por dia.

O plugin arquiva todos os dados de backup por até 90 dias, dando uma chance de arrumar configurações falhas e restaurar configurações anteriores.

O processo de migração fica mais fácil porque o BlogVault suporta mais de 5 mil empresas de hospedagem ao redor do mundo. Além de oferecer uma garantia de zero downtime, o plugin pode reescrever as URLs do seu site e ajudar você a migrar para um novo domínio, DNS ou servidor.

Adicionalmente, ele oferece um um ambiente de testes, restauração offline e armazenamento criptografado fora do site.

O BlogVault tem uma versão grátis e uma premium — essa segunda custa entre US$ 89 e US$ 249/ano. Se você tem um site no WooCommerce, considere fazer upgrade para o plano Avançado, já que ele oferece backups específicos para a plataforma.

Você poderá fazer cópias de segurança automáticas das databases dos produtos e dos pedidos da sua loja. E isso tudo  sem afetar o desempenho do seu site.

Outros recursos notáveis inclusos nos planos premium incluem maior segurança para o WordPress, ferramentas de gestão de site e monitoramento de uptime.

O suporte personalizado só está disponível para usuários do plano premium, mas o canal do YouTube da empresa está cheio de respostas para as perguntas mais frequentes que iniciantes possam ter.

DOWNLOAD

7. VaultPress

como migrar site wordpress com o vaultpress

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 60.000+
  • Avaliação: 4/5
  • Recursos notáveis: backups diários automatizados, restauração com um único clique e espaço ilimitado de armazenamento
  • Preço: US$ 4,77 – US$ 47,97/mês

O VaultPress é um plugin de backup impulsionado pelo Jetpack, o popular kit de ferramentas desenvolvido pela mesma equipe por trás do WordPress.com, do Tumblr e do Akismet.

Esse plugin se especializa em backups e no escaneamento de segurança, oferecendo backups diários automatizados com armazenamento ilimitado e proteção contra spam e ataques de força bruta.

O plano mais básico, o Backup Daily, oferece cópias de segurança off-site diárias e automatizadas. Sites de tamanho médio para grande com muito conteúdo visual podem se beneficiar mais do plano intermediário, Security Daily, já que ele oferece hospedagem ilimitada para vídeos e proteção de comentários.

Enquanto isso, o bundle Complete oferece escaneamentos automatizados em tempo real e buscas no site para até 100 mil registros.

Você pode contratar o VaultPress como um plugin separado por US$ 4,77 até US$ 47,97/mês, através de pagamentos anuais.

Outra opção é adquirir o Jetpack Backup por US$ 23,97/mês para ter backups em tempo real, restauração de site com um único clique e arquivamento de quaisquer mudanças feitas dentro do seu site WordPress.

DOWNLOAD

8. Backup Guard

capa do plugin backup guard

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 70.000+
  • Avaliação: 4,5/5
  • Recursos notáveis: restauração seletiva de banco de dados, backup em tempo real com progresso de restauração e integração com Dropbox
  • Preço: freemium

O Backup Guard é outro excelente plugin freemium capaz de lidar com a migração do seu site WordPress.

A versão grátis oferece diversas ferramentas de backup e de restauração, que você pode usar para mover dados entre dois hosts com facilidade.

Além de oferecer backups ilimitados, o plugin permite que você baixe arquivos diretamente para o seu computador.

Você também pode excluir do seu backup tabelas específicas do seu banco de dados. Ainda é possível restaurar os arquivos do seu site por partes, assim como excluir diretórios específicos para uma melhor experiência de usuário.

Com a funcionalidade do plugin operacional, você pode facilmente monitorar o backup atual ou monitorar o seu progresso. Também é possível restaurar arquivos de registro ou cancelar o processo de backup a qualquer momento.

Adicionalmente, o plugin suporta redes de multisite do WordPress, assim como integração com o Dropbox. Esses recursos tornam o Backup Guard ideal para sites mantidos por uma equipe de desenvolvedores.

Ao fazer o upgrade para versão premium, disponível entre US$ 25 e US$ 99/ano, você terá acesso a uma ferramenta de migração automática e a um recurso de agendamento de múltiplos backups.

Outros recursos notáveis incluem retenção de cópias de segurança, notificações por email e integração com plataformas como Amazon S3, Google Drive, OneDrive e FTP. Todos os planos premium vêm com suporte por um ano e atualizações ilimitadas.

DOWNLOAD

9. WPvivid Backup and Migration

capa do pluginde migrar site wordpress wpvivid backup

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 100.000+
  • Avaliação: 5/5
  • Recursos notáveis: migração automática, retenção de backups e relatórios via email
  • Preço: freemium

O WPvivid oferece uma solução fácil de backup e migração que merece a sua atenção.

A versão grátis oferece os recursos necessários para ajudar você a migrar seu site do WordPress para um novo servidor, agendar um backup e salvar os arquivos da cópia de segurança para um armazenamento remoto.

Considere fazer upgrade para o WPvivid Backup Pro para ter acesso a mais recursos de migração e backup. Pagando entre US$ 49 e US$ 149/ano, você não apenas tem acesso a ferramentas premium de backup, como também recebe um site de testes, bancos de dados criptografados, backups incrementais e até tem o direito de fazer um plugin white label.

Outros recursos premium incluem a possibilidade de definir a função de cada usuário e múltiplas cópias de segurança. A versão paga ainda tem um limpador de arquivos temporários e imagens não utilizadas, assim como retenção ilimitada de backups.

O WPvivid atualmente suporta integração com Dropbox, One Drive, Amazon S3, Google Drive, FTP e DigitalOcean Spaces.

DOWNLOAD

10. WP Migrate DB

capa do plugin wp migrate db pro

Detalhes do Plugin:

  • Downloads: 300.000+
  • Avaliação: 4,5/5
  • Recursos notáveis: migração seletiva de tabelas de database, exclusão de tipo de postagem e integração com WP-CLI
  • Preço: freemium

O WP Migrate DB é um plugin do WordPress projetado especificamente para simplificar a exportação e a migração de bancos de dados. Ele permite que você exporte a base de dados do seu site do WordPress para um arquivo SQL, que então pode ser importado para o novo servidor via phpMyAdmin.

Esse plugin também suporta dados serializados e matrizes do WordPress, reduzindo o risco de corrupção de dados enquanto mantém a integridade da cópia de segurança.

O plugin vem com um modo de compatibilidade que resolve quaisquer conflitos de plugin na hora de migrar para um novo servidor. Você também pode colocar plugins na lista de permissões, evitando que eles sejam carregados e deixem o processo mais lento.

Um recurso para pausar ou cancelar o processo também está disponível, caso você precise abortar a migração.

Considere fazer upgrade para o WP Migrate DB Pro se você tiver o orçamento disponível.

Com a versão premium, você pode decidir quais tabelas de bancos de dados você quer migrar. Além disso, é possível excluir certos tipos de publicações da tabela de posts. O plugin ainda deixa que você sincronize os arquivos da sua biblioteca de mídia entre dois sites do WordPress.

O WP Migrate DB Pro vem com quatro planos, que custam entre US$ 49 e US$ 599/ano. Todos incluem um ano de atualizações, suporte a email prioritário e garantia de reembolso em até 60 dias.

DOWNLOAD

Conclusão

Como você pode ver, não é difícil migrar site WordPress para uma hospedagem diferente se você dividir o processo em passos separados e seguir cada um deles cuidadosamente. 

Por hoje é isso! Você aprendeu 3 métodos diferentes para migrar sites WordPress.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.