Workations: Como a Hostinger Une Lazer e Trabalho para Criar Clientes Felizes e uma Cultura Extraordinária
access_time
hourglass_empty
person_outline

Workations: Como a Hostinger Une Lazer e Trabalho para Criar Clientes Felizes e uma Cultura Extraordinária

Workation é a junção das palavras “work” [trabalho] e “vacation” [férias].

À primeira vista pode até soar um pouco estranho, não é? Afinal, como trabalhar e estar de férias ao mesmo tempo?  Muita gente tenta ser produtiva durante viagens, levando o notebook e prometendo trabalhar pelo menos um pouquinho entre um passeio e outro.

Mas sejamos sinceros — na prática, isso é algo muito difícil de se fazer. O notebook fica o tempo todo fechado dentro da mala ou, no máximo, é usado para assistir séries e filmes. E podemos dizer o mesmo dos nossos smartphones. Eles são muito usados para fotografar as atrações e vários selfies para as redes sociais. Mas o e-mail do trabalho fica de lado, esquecido.

Quando as férias acabam e você volta ao trabalho, a caixa de entrada está abarrotada de novas mensagens e avisos de prazos perdidos. E assim a ansiedade já começa a surgir.

Felizmente a Hostinger consegue provar, desde 2016, que o mundo do lazer e do trabalho não precisam ficar assim tão separados.

Tenerife coast

Um pouco mais sobre nossas workations

Em 2016, a Hostinger começou a implementar a ideia das workations, experimentando e estudando como aprimorar o conceito. Com base no valor central da empresa (colocar o cliente no centro de tudo), a ideia foi desenvolvida porque entendemos que funcionários felizes criam clientes felizes.

Giedrius Zakaitis, Head de Produto da Hostinger, explica como as workations ajudam a aumentar a felicidade dos clientes:

“Na nossa empresa, acreditamos que uma pessoa descansada consegue ser muito mais produtiva. Existem muitos estudos que confirmam que o equilíbrio entre o trabalho e o lazer diminuem o estresse e as chances de adoecimento. Assim, os funcionários se sentem muito mais felizes no trabalho.”

Reforçando o que Giedrius disse, a relação entre produtividade e felicidade é cíclica:  funcionários felizes → satisfação na vida profissional → satisfação na vida pessoal → funcionários eficientes e descansados.

A Hostinger também acredita que, ao reunir membros de setores diferentes em um ambiente novo e relaxante, novas ideias vão surgir (impactando positivamente os resultados futuros).

Além disso, as workations não precisam necessariamente custar caro. É verdade que membros do nosso time já foram aproveitar suas workations até na Indonésia e nas Ilhas Canárias. Mas uma viagem para a cidade vizinha também pode ser uma experiência maravilhosa. E, para quem é autônomo e não costuma tirar férias, uma viagem para um café diferente ou parque dentro da sua própria cidade pode ser a workation prática e barata necessária para relaxar um pouco. Para quem trabalha presencialmente, ficar de home office também pode ajudar a recarregar as baterias. Afinal de contas, mudar os ares também ajuda a desestressar.

Como foram nossas últimas workations

A ultima workation da Hostinger aconteceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias, no fim do primeiro trimestre de 2018. Novatos e veteranos dos times de Marketing, Produto e RH se juntaram para criar as metas do segundo trimestre.

Giedrius explica que o maior benefício dessa experiência foi “conhecer pessoas de outras equipes e aumentar a confiança entre os colegas. Além disso, estar em um ambiente informal, fora do escritório, fez todo mundo ficar mais relaxado. Isso acabou gerando discussões mais interessantes, que nos levaram a ideias mais criativas e depois foram implementadas em diversos setores da Hostinger”.

Durante essa última workation, também lançamos nossa primeira Promoção Relâmpago. Desde a Black Friday anterior, que foi um sucesso, os clientes começaram a pedir que fizéssemos outras campanhas promocionais com descontos grandes. Decidimos então tirar do papel a ideia da Promoção Relâmpago — tudo isso direto da paradisíaca Tenerife.

Também aproveitamos nossa viagem á Tenerife para refletir sobre os sucessos e as falhas do primeiro trimestre de 2018. Criamos metas ambiciosas que nos ajudaram a manter o nível altíssimo de crescimento dos anos anteriores. E refletimos sobre erros que cometemos (esse é outro valor importante na cultura da Hostinger). Acreditamos que analisar as ações passadas nos ajudam a estar mais preparados para o futuro.

E chegamos à conclusão de que, no primeiro trimestre de 2018, um de nossos maiores desafios foi manter o foco e empregar nosso tempo com eficiência. Discutimos muito o assunto e, durante o workation, estabelecemos metas para melhorar nesses quesitos e continuar crescendo no trimestre seguinte. E as metas funcionaram muito bem: nossa equipe conseguiu focar melhor, e o número de feedbacks positivos enviados pelos clientes foi às alturas. Esses resultados nos ajudaram a chegar onde estamos hoje. Mas esse ainda é só o começo – temos muito mais clientes para conquistar.

Hostinger at Masca, Tenefire

E você? Já fez alguma workation? Se fez, conte para nós como foi sua experiência e quais benefícios ela trouxe. E clique aqui para saber mais sobre as iniciativas da Hostinger para criar o equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional. 

O autor

Author

jeisymonteiro / @jeisymonteiro

Histórias relacionadas

Deixe uma resposta

Por gentileza, preencha os campos solicitados.Marque o campo de aceitação da privacidade.Favor preencher os campos solicitados e marcar o campo de aceitação da privacidade.

Comentar

Nome*

E-mail*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thank you! Your comment has been successfully submitted. It will be approved within the next 24 hours.

Faça parte da Hostinger agora!