Como Fazer Backup de Seus Emails
Na Hostinger, todos os usuários do serviço de email profissional recebem backups automatizados. É sempre recomendável fazer backup de seus dados, sejam eles seus arquivos do site como mensagens de email. Neste tutorial, você aprenderá como fazer backup/exportar suas mensagens de email usando um dos três mais usados.
Antes de iniciar, vale a pena ter uma compreensão básica dos protocolos de entrada de e-mail e suas diferenças. Existem dois protocolos de correio de entrada: IMAP e POP3. A principal diferença entre estes dois é que IMAP permite a sincronização de e-mail entre vários dispositivos. Infelizmente, a sincronização não é possível com o protocolo POP3.
Outra grande desvantagem do POP3 é a sua incapacidade de exportar mensagens de e-mail enviadas para o cliente de e-mail de desktop. Assim, se você tiver IMAP habilitado para sua conta, use sempre este protocolo. Para obter explicações mais detalhadas sobre as diferenças entre IMAP e POP3, consulte este tutorial.
O que você precisa
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
- Acesso ao seu painel de controle de hospedagem.
- Desktop Email cliente.
Passo 1 – Adquirir detalhes do servidor de email
Primeiro de tudo, você precisa obter detalhes e se conectar ao servidor de e-mail. Na Hostinger, os detalhes do servidor de e-mail podem ser adquiridos seguindo estas etapas:
1. Acesse o painel de controle do Hostinger e digite E-mail no campo de pesquisa. Clique em Gerenciar.
2. Clique no ícone Configurações de dispositivos. Você então verá os detalhes de e-mail disponíveis. Anote esses detalhes ou copie-os para um editor de texto em seu computador.
Passo 2 – Fazendo backup de e-mail
Depois de ter os detalhes do servidor de e-mail, você pode continuar com a configuração do seu cliente de e-mail e a criação de backup de suas mensagens de e-mail. Abaixo você encontra as etapas mostrando como fazer backup de e-mails em três diferentes tipos.
Opção 1 – Fazendo backup de e-mail no Outlook
Comece com adicionando sua conta de e-mail ao Outlook. No exemplo abaixo, você pode ver como ele é feito no Outlook 2016. Para obter instruções sobre como fazer o mesmo no Outlook 2013, consulte este tutorial.
- Abra o Outlook e clique em Arquivo -> Adicionar conta.
- Em uma nova janela, selecione a opção Configuração manual ou tipos de servidor adicionais e clique em Avançar.
- Clique em POP ou IMAP e clique em Avançar.
- Em uma nova janela, insira os detalhes que adquiriu na primeira etapa e pressione o botão Avançar.
- Para concluir a configuração, pressione Concluído.
Depois de adicionar a conta de e-mail ao Outlook, proceda à criação de um arquivo de backup de seus e-mails:
- Clique em Arquivo, escolha Abrir e Exportar e clique no botão Importar / Exportar.
- Em uma nova janela, escolha a opção Exportar para um arquivo e clique no botão Avançar.
- Escolha o tipo de arquivo de exportação. Para este exemplo, selecionaremos o arquivo de dados do Outlook (.pst). Clique em Avançar.
- Agora selecione sua conta de e-mail da lista e novamente, clique no botão Avançar.
- Finalmente, escolha a pasta de destino e clique no botão Concluir.
- Você encontrará um backup de seus e-mails no formato .pst dentro da pasta escolhida. Como você pode ver, criar um backup de e-mail no Outlook é fácil e leva apenas alguns minutos.
Opção 2 – Fazer backup de e-mail no Thunderbird
Inicie o Thunderbird e inicie um novo assistente de configuração de contas de e-mail. Se for a primeira vez que você abre o Thunderbird, o assistente de configuração será aberto instantaneamente. Alternativamente, você pode clicar no botão E-mail para iniciar o assistente:
- Na primeira tela, escolha Ignorar e usar meu e-mail existente, já que você já tem uma conta de e-mail.
- Agora digite seu nome, endereço de e-mail, sua senha e clique em Continuar.
- Na próxima etapa, o Mozilla tentará recuperar automaticamente os detalhes do servidor de e-mail. Na maioria dos casos, falhará. Assim, você terá que introduzi-los manualmente. Basta digitar os detalhes da primeira etapa e pressionar o botão Re-test. Se você não obtiver nenhum erro, clique no botão Concluído.
- Você deve notar que o Thunderbird não mostra nenhum de seus e-mails. Para transferir mensagens de correio eletrônico a partir do servidor, clique no botão Obter mensagens.
Você configurou o Thunderbird com êxito. Agora vamos prosseguir e fazer backup de suas mensagens de e-mail. Pode ser complicado no Thunderbird, pois ele não tem um recurso de exportação de e-mail inbuilt. No entanto, há uma solução alternativa:
- Crie uma nova pasta no seu computador e denomine Backup de E-mail.
- No Thunderbird, acesse a pasta de e-mail que deseja fazer o backup.
- Use CTRL + A (CMD + A para MacOS) e selecione todas as mensagens dentro da pasta.
- Clique com o botão direito do mouse nas mensagens de e-mail e escolha a opção Salvar como.
- Escolha Backup de e-mail como uma pasta de destino.
- É isso aí, o Thunderbird irá exportar todas as mensagens de e-mail selecionadas no formato eml.
Você baixou com êxito todas as mensagens de e-mail recebidas e as salvou no computador.
Opção 3 – Fazendo backup de emails no Mac Mail
Os usuários do MacOS podem fazer backup de emails usando o Mac Mail. Siga as etapas abaixo para adicionar sua conta de e-mail ao Mac Mail:
- Inicie o Mac Mail e escolha Mail -> Add Account.
- Escolha outra opção de conta de e-mail … e pressione o botão Continuar.
- Insira seus detalhes de e-mail no primeiro passo e pressione Entrar.
- Se os detalhes inseridos estiverem corretos, o Mac Mail entrará e baixará seus e-mails mais recentes.
Fazer backup de e-mail no Mac Mail é muito fácil:
- Clique com o botão direito do mouse na pasta de e-mail que deseja fazer backup e escolha Exportar Caixa de Correio.
- Escolha uma pasta de destino e pressione o botão Escolher.
- Mac Mail irá exportar seus e-mails no formato de arquivo mbox.
É isso aí, você fez o backup de seu e-mail com sucesso usando o Mac Mail. O formato mbox é amplamente suportado por todos os principais clientes de e-mail. Assim, você não deve enfrentar qualquer problema se você decidir migrar para um cliente de e-mail diferente.
Conclusão
Ao terminar este tutorial, você aprendeu a fazer backup de seus e-mails usando 3 clientes de e-mail de desktop diferentes. Você também aprendeu a principal diferença entre os protocolos POP3 e IMAP. Gostou do tutorial? Aqui no blog da Hostinger temos muitos outros que vão te ajudar.
Comentários
outubro 20 2019
Imagens desatualizadas, pois estamos sendo surpreendidos com a desativação do mx1.
outubro 21 2019
Oi Marcos, pode ficar tranquilo que nós não desativamos o MX1 não, apenas adicionamos o MX2 como uma opção extra para melhorar a experiência!
outubro 11 2021
Faltou o principal, como fazer o caminho inverso. Já fiz o backup, como inserir esses e-mails no Thunderbird?
outubro 15 2021
Olá, Jeferson! Para restaurar um backup feito no Thunderbird, você pode seguir este tutorial aqui
novembro 10 2021
Eu consegui salvar todos emails da conta que esteva em outro provedor em formato eml. Mas agora como importá-las pra dentro do email que foi criado para esta conta naHostinger. Isso nõ ficou claro. fazer backup ok, mas para imporar esse backup pra dentro da conta de email criada na Hostinger não ficou claro. Tem como ajudar?
novembro 12 2021
Olá, Mario! Dá uma olhada nesse tutorial aqui e vê se não te ajuda. Caso contrário, conversa com nosso time de suporte do cliente que eles resolvem isso pra você rapidinho!
abril 26 2024
Gostaria de saber como importar os Emails de outro provedor em Arquivo de Dados do Outlook (.pst)
maio 03 2024
Oi, Paulo! Para importar seus e-mails de outro provedor para um arquivo .pst do Outlook, comece configurando sua conta no Outlook. Abra o programa, vá em "Arquivo", depois "Informações" e "Adicionar Conta". Coloque seu e-mail e siga os passos para configurar (IMAP é uma boa escolha, pois mantém tudo sincronizado). Depois que tudo estiver sincronizado, vá em "Arquivo", "Abrir e Exportar" e escolha "Importar/Exportar". Selecione "Exportar para um arquivo", depois "Arquivo de Dados do Outlook (.pst)" e escolha as pastas que quer exportar. Escolha onde salvar o arquivo .pst, e pronto! Agora é só esperar o Outlook fazer a sua mágica e seus e-mails estarão seguramente salvos nesse arquivo, que você pode guardar ou transferir como preferir.