Como Criar Posts no WordPress: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Publicação de Novos Conteúdos

Adicionar novos posts no WordPress pode ajudar a atrair mais tráfego para seu site e a posicioná-lo no topo do ranking dos resultados dos mecanismos de busca. Na realidade, a maior parte dos negócios online possui uma seção de blog em seus sites WordPress. Nessas seções, artigos são publicados para gerar engajamento com os clientes e construir credibilidade para a marca.

Ao escrever blog posts e novos artigos regularmente, você consegue manter seu site atualizado e ainda oferecer conteúdos relevantes e interessantes para os seus leitores. Este método de gerar de tráfego e reter de clientes é tão eficiente que os números indicam que as empresas que possuem blogs têm 55% mais visitantes do que aquelas que não contam com essa seção. 

Neste tutorial, vamos expandir seus conhecimentos em WordPress ao explicar como se faz a publicação de um post. Além disso, vamos conhecer diferentes ferramentas, recursos e opções que você pode utilizar para garantir que seus conteúdos tenham uma alta qualidade e estejam otimizados para SEO.

Editor de Blocos vs Editor Clássico

O Editor de Blocos e o Editor Clássico são duas ferramentas diferentes que você pode utilizar para adicionar e editar conteúdos de um post ou página no WordPress. 

No que toca a formatação, o Editor Clássico conta com uma barra de ferramentas similar à do Microsoft Word e do Google Docs. Ela é subdividida em uma seção de editor visual — para usuários que preferem ver como o conteúdo está visualmente sendo construído — e em uma seção de editor de texto, para pessoas que preferem editar o conteúdo através de códigos HTML

Editor clássico do WordPress

Já o Editor de Blocos, também conhecido como Editor Gutenberg, utiliza uma interface de arrastar e soltar elementos para adicionar e editar posts. Os conteúdos são formatados em blocos que podem ser facilmente movidos pela página.

Editor de blocos do WordPress

Apesar de não ser possível utilizar o Editor Clássico e o Editor de Blocos simultaneamente, há uma forma simples de alternar entre os editores e usar um de cada vez, conforme desejar.

Primeiramente, lembre-se de fazer o download do plugin do editor caso você ainda não possua ele. Depois, acesse seu Painel de controle WordPress → Configurações → Escrita e marque a opção correspondente na configuração do “Editor padrão para todos os usuários”.

Configuração de editor padrão

Desde o lançamento da versão 5.0 do WordPress, em 2018, o editor Gutenberg é o editor padrão do WordPress. Sendo assim, os exemplos e guias deste tutorial irão mostrar como colocar post em páginas WordPress utilizando o editor de blocos. 

Como Adicionar um Novo Blog Post no WordPress

Há múltiplas formas para adicionar um novo post no WordPress, mas todas elas te levarão ao editor visual. 

A primeira opção começa a partir do Painel → Posts → Adicionar Novo.

Adicionando novo post pelo menu lateral, na aba "posts"

A segunda opção está no cabeçalho, basta clicar no ícone “+ Novo” e então selecionar a opção de Post.

Adicionando novo post pelo menu superior, no botão "+ Novo"

Lembre-se de que posts e páginas são dois elementos diferentes de um site WordPress. 

Os Posts são pedaços de conteúdo em uma página de blog, geralmente listados em ordem cronológica reversa. Os posts costumam aparecer em forma de artigos e são publicados com regularidade.

Já as Páginas são feitas para exibir conteúdos estáticos e atemporais. As páginas costumam ser atualizadas apenas de vez em quando, e geralmente tendem a ficar da mesma forma. 

Adicionando Títulos e Conteúdos

Tanto o título como o conteúdo de um post são partes essenciais da estratégia SEO de um site WordPress.

Você automaticamente verá um campo de Adicionar Título no topo da página do editor visual. De todo modo, é possível publicar posts sem títulos — ainda que isso piore a navegação dos usuários, que terão dificuldades em encontrar o post em questão. 

Logo abaixo do campo do título, há espaço para você adicionar qualquer tipo de conteúdo através dos blocos. Caso você deseje começar com um simples texto, basta começar a escrever. 

Para adicionar outros tipos de blocos, clique no ícone  “+”, que pode ser localizado em dois lugares: no canto superior esquerdo da página, ao lado da logo do WordPress, ou no próprio editor, à direita do bloco atual que você estiver editando.

Destaque para as duas opções de navegação pelos blocos do editor Gutenberg do WordPress

O editor Gutenberg conta com blocos para todos os tipos mais comuns de conteúdos, incluindo Parágrafo, Colunas e Títulos. Junto dos blocos, você ainda pode adicionar widgets, tais como Comentários Recentes e Caixa de Pesquisa. Também há blocos designados para adicionar conteúdos externos, de terceiros. 

Além disso, você também pode transformar alguns dos blocos disponibilizados pelo editor. É possível começar com um bloco de Parágrafo, depois modificá-lo para uma Coluna, Título ou Citação. Para isso, basta clicar no botão de ícone do bloco

Destaque para as opções de transformação do formato de um bloco no editor

Para fazer edições adicionais, clique no ícone de Configurações no canto superior direito da tela, então selecione a aba Bloco. Essa seção vai oferecer mais opções de edição para todos os blocos. 

Adicionando Imagens

Sem imagens, muitos sites teriam dificuldade em atrair a atenção dos visitantes. Ter imagens otimizadas no seu site WordPress não apenas ajuda a tornar seus posts e páginas mais atrativos, como também aumenta a velocidade da navegação e melhora o ranqueamento de SEO. 

Há dois principais blocos no editor para adicionar imagens em um post: o bloco Imagem, utilizado para adicionar uma imagem por vez, e o bloco Galeria, útil para inserir múltiplas imagens de uma só vez. 

Se você deseja exibir uma única foto, escolha o bloco de imagem. O bloco de galeria é a melhor opção para os casos em que o criador do site deseja exibir diversas imagens em linhas e colunas, num layout de grade. 

Há três maneiras para fazer o upload de uma ou várias imagens quando você estiver utilizando o Editor de Blocos do WordPress:

  1. Arraste e solte a mídia diretamente no bloco escolhido, a partir da sua biblioteca local. 
  2. Adicione uma mídia que já existe na sua Biblioteca de Mídias do WordPress. 
  3. Insira uma nova imagem ao acessar o seu Painel de controle → Mídia → Adicionar Nova.
Imagem adicionada no post pelo editor de blocos

Para editar a imagem adicionada, clique no elemento e, no menu de Configurações do editor, acesse a aba de Bloco.

Nesta seção você pode alterar o estilo, tamanho e dimensões da imagem de acordo com as suas preferências. Lembrando que é possível utilizar o tamanho padrão das imagens no WordPress ou personalizar o tamanho das imagens para que se adequem ao seu site.

Adicionando Outros Arquivos de Mídia

Adicionar outros tipos de arquivos de mídia também ajuda a tornar um post mais atrativo aos olhos dos seus visitantes. As opções de mídia que podem ser adicionadas num post são múltiplas, desde vídeos e áudios até documentos que podem ser baixados pelos leitores.

Para adicionar um novo arquivo de mídia, acesse seu Painel → Mídia → Adicionar Novo.

Adicionando arquivos de mídia na biblioteca pelo menu de mídias do painel WordPress

Também há um botão para adicionar mídias abaixo do símbolo “+” localizado no cabeçalho da página do painel de controle. 

A adição de arquivos de mídia também pode ser feita diretamente pelo editor de blocos. Clique no símbolo “+” do editor Gutenberg e navegue até a seção de blocos de Mídia.

Navegando pelos blocos de mídia no menu lateral esquerdo do editor Gutenberg

Há ainda mais uma técnica para adicionar arquivos de imagem, áudio e vídeo, e ela envolve copiar e colar a URL da mídia no respectivo bloco do editor. Esta opção é particularmente útil caso você deseje fazer com que seus posts e páginas carreguem mais rapidamente. 

Adicionando uma Imagem Destacada

Uma imagem destacada é a foto ou ilustração que aparece junto ao seu post nos resultados dos mecanismos de busca ou quando você compartilha um post em plataformas de redes sociais. A imagem em destaque atrai visitantes, eleva o valor dos seus conteúdos e melhora as estratégias de posicionamento nos rankings de SEO.

Para adicionar uma imagem destacada em seu post, navegue pelo Editor de blocos até as Configurações, acesse a aba Post → Imagem destacada → Definir imagem destacada. Você será redirecionado para a Biblioteca de Mídias do WordPress, onde será possível escolher uma imagem para ficar em destaque. 

Destaque para a opção de adicionar imagem destacada, no menu lateral direito do editor de blocos

A imagem que você selecionar pode ser editada através das ferramentas localizadas na seção lateral direita do menu de Biblioteca de Mídias. Nessa seção, ainda é possível ajustar as opções para adicionar ou editar o texto alternativo (alt text), a legenda e a descrição das imagens. Se você deseja modificar a imagem destacada, basta clicar no botão de Substituir Imagem, localizado na seção de Configurações do editor. 

Lembre-se que alguns temas do WordPress não suportam imagens destacadas em posts. Sendo assim, você precisará fazer alguns passos adicionais para garantir que cada um de seus posts terá uma imagem em destaque. 

Escolha sua imagem destacada com sabedoria, já que ela é a primeira coisa que os visitantes do seu site visualizam antes de acessar o post em questão. 

Adicionando Categorias e Tags

Implementar categorias e tags (etiquetas) em seus posts é um passo essencial para as estratégias de SEO, além de ser uma prática importante para manter os conteúdos do seu site WordPress organizados. 

As categorias definem os tópicos gerais do blog, enquanto as tags do WordPress são mais específicas de acordo com cada post. Por exemplo, quando você estiver escrevendo uma receita específica como blog post para o seu site de culinária, a tag seria algo como “receitas de bolo”, enquanto a categoria seria chamada de “receitas”. 

Lembre-se de que é possível adicionar mais de uma tag e categoria em cada um de seus posts. 

Destaque para a configuração de categorias do post criado no editor de blocos

Para adicionar uma nova categoria ou tag, localize a aba Post no editor de blocos, ou acesse seu Painel de controle → Posts → Categorias ou Tags. A partir dessa página, você poderá editar o nome, a slug da URL e a descrição da categoria, além de poder visualizar os posts listados em cada uma das categorias e tags criadas.

Configurações de categorias de posts no painel de administração do WordPress

As categorias também podem ser adicionadas ao menu do site, assim como as páginas. Se você acessar seu Painel de controle → Aparência → Menus, será possível encontrar a opção de Categorias na seção de Adicionar itens no menu.

Adicionando categorias ao menu do site pela aba de aparência no painel de administração do WordPress

Sendo parte importante das estratégias de SEO on-page, os links permanentes ou slugs ajudam a melhorar o posicionamento de um post no ranking de resultados dos mecanismos de busca. 

Um link permanente — comumente chamado de permalink — é a URL de um post gerada por padrão pelo WordPress a partir do título dessa publicação.

A parte desse link que automaticamente reflete o título é chamada de slug do post ou slug da URL, mas ela pode ser editada. Para fazer isso, basta acessar a barra inferior de configurações do post pelo editor de blocos e personalizar seu link permanente na aba de Custom Permalinks.

Pontuações, como vírgulas, aspas e apóstrofos, são caracteres inválidos nas URLS, e são automaticamente substituídos por traços caso sejam incluídos no link.

Destaque para a aba de links permanentes personalizados ao fim da página do editor de blocos

Mesmo que você já tenha publicado seu post, ainda é possível alterar a slug dele. Caso você modifique o título do post depois de sua publicação, verifique a slug da URL mais uma vez. 

Adicione um Resumo

Um resumo (excerpt) indica a síntese ou prévia de um blog post ou artigo. Ele é utilizado para atrair a atenção dos leitores e convencê-los de ler a publicação completa, já que algumas vezes o título e a imagem destacada não são suficientes para engajar um visitante.  

O WordPress automaticamente utiliza as primeiras 55 palavras do blog post ou artigo para gerar o resumo. Entretanto, se você deseja personalizar essa seção, é possível criar um resumo próprio, que reflita exatamente do que se trata a publicação.

Pelo editor de blocos, acesse as Configurações → Post → Resumo e escreva sua prévia do post no campo indicado. Você ainda pode personalizar o limite de palavras dessa seção, também chamada de summary, utilizando plugins ou códigos HTML. 

Adicionando um resumo para o post pelo menu lateral direito do editor de blocos

Na página de posts há uma configuração em que você pode escolher exibir o conteúdo completo do seu artigo ou blog post, ou exibir apenas o resumo. 

Para exibir resumos na página do seu blog, acesse seu Painel de controle → Configurações → Leitura. Então, na seção Para cada post em um feed, inclua, marque a caixa de seleção escrita Resumo

Ativando a exibição do resumo do post pelo painel de administração do WordPress, no menu de configurações de leitura

O benefício em exibir apenas trechos dos posts na página do blog é que você consegue exibir uma quantidade maior de posts, potencialmente gerando mais cliques.

Escolha o Autor

Escolher um autor é essencial para um site WordPress que possui diversos criadores de conteúdo. Por padrão, o WordPress utiliza o criador original do site como autor principal, que cria e publica os posts. De todo modo, há uma opção para selecionar autores diferentes para diferentes posts no WordPress. 

Para ter diferentes autores exibidos de acordo com os artigos que eles produzem, o primeiro passo é adicionar mais usuários WordPress

Acesse seu Painel de controle WordPress → Usuários → Adicionar novo. Preencha os campos obrigatórios, como o Nome de usuário — que será o nome do usuário exibido no site — e o endereço de Email. Depois, altere o papel ou função desse usuário para Autor.

Adicionando novo usuário pelo painel de controle do WordPress

Para ver todos os autores do seu site WordPress, acesse o menu Todos os Usuários e garanta que o campo da Função do usuário está preenchido na aba de Opções de Tela. Nessa seção, você poderá ver quais são os usuários do site e qual o papel deles, como autor ou editor.

Definindo funções dos usuários pelo painel de controle do WordPress

Para modificar o autor de um post, acesse o editor, navegue até as Configurações → Post → Status e Visibilidade, então clique em Autor.

Um dos benefícios dessa ferramenta é a facilidade de gerenciar diversos autores de forma eficiente e dar a eles os créditos adequados de cada post.

Publicando o Post e Opções de Publicação

Agora que você já acabou de criar seu novo post, vamos para o passo seguinte, que é o processo de publicação. 

Rascunho

O WordPress automaticamente salva as alterações feitas em um artigo conforme ele é escrito, mas nós sugerimos que você também salve seu trabalho manualmente de vez em quando. Você pode fazer isso clicando no botão Salvar rascunho, que fica localizado no canto superior direito da página do editor de blocos.

A opção de salvar rascunho permite que você deixe a página do editor sem precisar publicar o post que está construindo, podendo voltar a escrever em outro momento. Para localizar seu rascunho novamente, acesse seu Painel de controle → Posts → Todos os Posts → Rascunhos

Lista de posts que estão salvos como rascunho no painel do WordPress

Assim que você publicar o post, haverá uma opção para alterar seu status, tornando-o um rascunho novamente. Basta clicar no link Mudar para rascunho no canto superior direito da sua tela. 

Visualizar

O botão de Visualizar, ou Preview, mostra aos usuários como o post está configurado, ou seja, como ele será exibido no site. Esse recurso te ajuda a fazer quaisquer ajustes antes de publicar seu artigo. Isso é necessário porque, às vezes, alguns temas do WordPress podem alterar as configurações de exibição de todo o conteúdo de um post. 

A opção de prévia também é capaz de ajustar o editor visual para diferentes tipos de tela. Por padrão, o editor apresenta a versão de tela desktop ou computador, mas o recurso também inclui as opções de visualização do post em dispositivos móveis e tablets

Opções de visualização prévia do post exibidas no editor de blocos do WorDPress

Lembre-se de que a opção de pré-visualizar em nova aba só está disponível para visualização em desktop. 

Para exibir a prévia do site em outras telas, acesse seu Painel de controle → Aparência → Personalizar. Selecione um dos três diferentes ícones no canto inferior esquerdo da página. 

Já que muitas pessoas hoje em dia navegam na internet através de dispositivos móveis, como celulares, esse recurso do WordPress ajuda a ajustar a exibição de seus posts em diferentes tipos de tela. 

Opções de pré visualização do post pelo menu de aparências do painel WordPress

Status e Visibilidade

Há três principais opções de visibilidade de um post:

  • Público – torna o post visível para qualquer pessoa na internet.
  • Privado – um post privado só fica visível para usuários autorizados que estejam logados no Painel de controle
  • Protegido por Senha – permite que você crie uma senha única para um usuário poder visualizar o post, assim é possível conceder acesso apenas a quem você desejar. 
Configurações de visibilidade do post - menu lateral direito do editor de blocos

Depois que seu novo post estiver publicado, ainda será possível alterar a opção de visibilidade dele. Basta acessar as Configurações e, dentro da seção Sumário na aba de Post, clicar no link localizado ao lado de Visibilidade.

Agendamento

O recurso de agendamento de posts do WordPress ajuda a regular a produção de posts e o timing das suas publicações. 

Para agendar um post usando o WordPress, clique no ícone de Configurações no editor de blocos, acesse a aba Post e, na seção do Sumário, selecione o link ao lado do botão de Publicar

Esse recurso irá exibir um calendário e uma opção para alterar o exato minuto, hora, dia, mês e ano da publicação. Lembre-se de verificar o fuso horário configurado no site antes de confirmar o agendamento para publicar o post. 

Opções de data e horário de publicação do post - exibidas no menu lateral direito do editor de blocos

Note que o agendamento de posts pode ser feito para datas futuras ou passadas. É útil saber essa informação caso você deseje que um post apareça como publicado em uma data diferente da que inicialmente foi lançado.

Post Fixado

O recurso de post fixado ou sticky post destaca artigos selecionados ao fixá-los no topo da página do seu blog WordPress. 

Para fixar um post, acesse as Configurações → Status e Visibilidade e marque a opção de Fixar no topo do blog. Ao fazer isso, seu site irá automaticamente exibir o post acima de outros artigos do blog, até mesmo daqueles que forem mais recentes. 

Definindo um post como fixo pela opção de "fixar post no topo do blog" do editor de blocos

Apesar do WordPress não limitar o número de posts que você pode fixar ou deixar em destaque, recomendamos que você utilize esse recurso com moderação. 

Posts fixados são destinados para conteúdos que você deseja destacar, ou artigos que possuem uma data de validade — como aqueles relacionados a sorteios e competições para os leitores. 

Outra maneira de ajustar as configurações do recurso de post fixado é acessando seu Painel de controle → Posts → Todos os posts. A partir dessa tela, clique no botão de Edição rápida abaixo do artigo que deseja destacar e marque a opção Fixar este post

Fixando um post pelo menu de posts, na aba de edição rápida, do painel de controle do WordPress

Revisão Pendente

O status de revisão pendente indica aos usuários do back-end do WordPress que o artigo em questão está finalizado, mas que ainda precisa ser revisado antes de ser publicado. Quando você marcar essa opção para um post, o WordPress irá adicionar um status personalizado ao lado dele, indicando-o como Pendente.

Essa é uma excelente configuração para sites com múltiplos autores, já que assim é possível informar uns aos outros quando um rascunho precisa ser revisado. Ainda assim, o recurso de revisão pendente pode ser utilizado por sites que possuam apenas um único autor. Por exemplo, isso ppode servir como um lembrete a si mesmo de que um artigo específico precisa de uma revisão antes de ser publicado. 

Marcando um post como pendente de revisão pelo menu lateral direito do editor de blocos

Publicar 

Agora que você já conhece todas as opções e processos de publicação, é hora de finalmente publicar seu rascunho. Ao clicar no botão de Publicar, o editor irá exibir as configurações de visibilidade do post, a data e hora da publicação e as sugestões do WordPress. 

Se você não deseja conferir esses detalhes de pré-publicação para seus posts, basta desmarcar a caixa de texto no canto inferior direito da tela do editor. 

Resumo das opções de publicação, exibido após o usuário clicar em "Publicar"

Deletar um Post

Há diferentes métodos para deletar um post no WordPress. A primeira opção é via editor de blocos. Basta acessar as Configurações → Post → Sumário → Mover para a lixeira

Opção de mover um post para a lixeira, disponível no editor de blocos

Outra maneira bastante simples é navegando pelo seu Painel de controle → Posts → Todos os posts. Localize aquele artigo que deseja remover e passe o mouse por cima do título. Então, basta clicar em Lixeira

Opção de enviar um post para a lixeira através do menu de Posts do painel de controle do WordPress

Por padrão, o WordPress salva os posts deletados na pasta da lixeira por 30 dias antes de deletá-los permanentemente. Caso você mude de ideia quanto à remoção de um post, basta clicar no botão de Restaurar em um post que foi deletado. 

Conclusão

Quando um usuário está começando a criar um blog, é importante conhecer as diferenças entre o Editor Clássico e o Editor de Blocos do WordPress, a ordem dos passos para adicionar um novo post, e as opções de publicação disponíveis na plataforma do WordPress. 

Apenas para resumir as principais informações listadas neste artigo, abaixo indicamos alguns dos termos que são amplamente utilizados quando tratamos da criação de posts no WordPress:

  • Título e Conteúdo. São os principais elementos de um artigo. O título deve explicar claramente do que trata o conteúdo publicado e o que o leitor deve esperar ao abrir o post.
  • Imagens e Mídia. Use todos os tipos de recursos visuais disponíveis para elevar a qualidade dos seus posts e impulsionar as estratégias de SEO do site.
  • Imagem Destacada. É a principal imagem que será exibida em mecanismos de busca, como o Google, e em redes sociais quando você compartilhar seus posts nessas plataformas.
  • Categorias e Tags. São elementos que organizam os conteúdos dos seus blog posts. As categorias e tags também podem ser utilizadas nos menus de navegação do site. 
  • Links Permanentes e Slugs. Recursos usados principalmente para ajudar o SEO on-page.
  • Resumo. Trata-se de uma descrição curta de um artigo ou post, e é utilizado para atrair mais visitantes. 

A seguir, resumimos em uma lista os principais termos relacionados com a publicação de posts no WordPress:

  • Rascunho. É um artigo acessível apenas pelos usuários do back-end do blog, que não fica visível para o público nem para os mecanismos de busca.
  • Prévia. Exibe o que os usuários visitantes verão quando o post for publicado. 
  • Status e Visibilidade. Define de forma específica para quem estará disponível o conteúdo publicado. 
  • Agendamento. Permite agendar a data e hora exatas para a publicação de um post. 
  • Post Fixado. Faz com que um post ou artigo seja exibido no topo da página do blog, ficando em destaque. 
  • Revisão Pendente. Indica que um post está finalizado mas ainda precisa ser revisado antes da publicação. 

Agora que você já sabe como colocar post em páginas WordPress, é hora de começar a criar conteúdos de qualidade e fazer seu site crescer ainda mais.

Caso você ainda tenha mais questões quanto a este tópico de blog posts do WordPress, fique à vontade para deixar um comentário na seção abaixo. Boa sorte nessa jornada!

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.