Website

Como Criar Um Site de Jogos (E Configurar Seu Próprio Servidor)

saiba como criar um site de jogos

Os games estão cada vez mais populares e essa tendência não vai passar tão cedo. Isso também significa que existe uma ótima oportunidade aqui se você souber Como Criar Um Site de Jogos.

Dependendo de quais games você queira focar, você até mesmo pode configurar seu próprio servidor onde os jogadores podem jogar entre si. E um dos aspectos mais legais disso é que não é nada difícil de se fazer.

Neste artigo, você vai aprender a como criar um site de jogos em 6 passos diferentes. Assim que tiver terminado tudo, você vai ter um site de games funcionando e pronto para hospedar partidas de multiplayer online.

Vamos começar?

Passo 1 – Elabore um Plano de Como Criar um Site de Jogos

Assim como os próprios games, sites de games têm muitos formatos e tamanhos. Para nomear alguns exemplos, você pode ter:

  1. Um blog de games.
  2. Um site para desenvolvedores de jogos ou produtoras.
  3. Sites pessoais para jogadores que fazem streams (transmissões ao vivo).
  4. Sites de servidores de jogos.

Além desses, é bem possível que você tenha muito mais ideias. Embora muito diferentes em termos de conteúdos e propósitos, todos eles ainda podem ser usados dentro da categoria de sites para jogos.

Quando chegar a hora de fazer seu próprio site, você precisa ter uma ideia bem clara do quê seu site vai abordar. Considere no que você vai focar com o seu site de games e que tipo de conteúdos você pretende publicar.

Isso é um primeiro passo muito importante, pois o seu site vai mostrar exatamente como ele foi planejado. Isso até mesmo vai influenciar na escolha do seu nome de domínio, algo que vamos abordar ao longo deste artigo. Se você está meio perdido e não sabe no que focar, pode ser mais desafiante escolher um nome de domínio condizente com seu futuro site.

Para o restante deste tutorial, vamos focar na quarta opção que listamos acima, na qual você vai aprender a como criar um site de jogos e como criar um servidor de jogos para ele. Mas fique atento: a maioria das etapas que vamos mostrar podem ser usadas em qualquer tipo de site que você quiser fazer. Assim, você pode seguir tudo com tranquilidade e ter seu próprio site.

Passo 2 – Escolha um Nome para seu Site e Registre um Domínio

Uma das melhores coisas de se aprender a como criar um site de jogos é que você pode se divertir no processo de escolher um nome de domínio. Normalmente, nós recomendamos que você se apegue a nomes que estejam relacionados com o que você quer publicar na sua página.

Em todo caso, veja alguns exemplos de alguns dos sites de games mais conhecidos. É bem provável que você já tenha vistos estes nomes em algum lugar. Perceba também que esses mesmos nomes estão relacionados com coisas sobre games ou com a cultura deste tipo de entretenimento. São eles:

Esses são só alguns exemplos de sites de games conhecidos. Mas, claro, sempre há outros que você pode conhecer. Naturalmente, alguns sites usam nomes mais tradicionais e descritivos, como o PC Gamer. Nossa ideia aqui é mostrar que, quando se trata de sites de jogos, você pode usar toda a sua criatividade, desde que você o mantenha conciso, original e memorável.

Até aqui, é possível que você já tenha uma ideia de qual tipo de site de games você quer fazer. E, com isso, também já tenha pensado em possíveis nomes de domínio. Seu próximo passo agora é verificar a disponibilidade dele. E você pode fazer isso usando a Hostinger.

pesquisar nome de domínio na Hostinger

Nós recomendamos usar um domínio do tipo .com.br.. Eles tendem a ser relativamente baratos. Além disso, as pessoas conhecem e confiam mais nestes tipos de domínios. Isso significa que eles são uma escolha inteligente e segura para estarem no nome do seu site. Quando tiver decidido o nome que vai ser o seu domínio, vá em frente e faça o registro de domínio.

Passo 3 – Contrate um plano de Hospedagem de Sites

Como falamos antes, vamos ensinar você a criar um sites de jogos e a como criar um servidor de jogos. Nosso objetivo é dar a você as ferramentas necessárias para configurar um servidor público ou privado para qualquer jogo compatível.

Isso inclui games muito populares, como Counter-Strike: Global Offensive ou Minecraft. Em outras palavras, você também vai precisar de dois planos de hospedagem: um para o seu site de games e outro para o servidor que você quer hospedar.

Para o seu site de games, nós recomendamos escolher a opção de Hospedagem Compartilhada. Aproveite que, por ora, você consegue encontrar planos excelentes de Hospedagem Compartilhada por menos de R$4.

planos de hospedagem compartilhada na Hostinger

Se você quer escolher uma hospedagem de sites com uma ótima reputação em desempenho, saiba que a Hospedagem Compartilhada é segura e tem um ótimo desempenho a um preço mais baixo. Além disso, você sempre pode fazer um upgrade no seu serviço, caso seu site esteja crescendo e precise de algo com mais recursos.

Entretanto, quando se fala de servidor para games, você precisa de algo mais poderoso que a Hospedagem Compartilhada. Para configurar um servidor que muitos jogadores possam acessar, você vai precisar de uma VPS (Servidor Privado Virtual). Dito isso, você tem acesso total a um servidor que pode ser configurado como quiser. Isso até pode soar meio complicado no começo, mas não se preocupe. Vamos ajudá-lo a configurar tudo mais para frente.

planos de hospedagem VPS na Hostinger

Por agora, recomendamos que você use o mesmo provedor de hospedagem para seu site de games e para seu servidor VPS. Desse jeito, você vai pode gerenciar ambos os serviços usando a mesma interface e conjunto de ferramentas de configuração.

Passo 4 – Escolha uma Plataforma para seu Site de Jogos

Agora, vamos dar uma olhada no que você precisa fazer para aprender a como fazer um site de jogos. Considerando que você já tenha uma hospedagem de sites e um domínio, o próximo passo é escolher uma plataforma que você vai usar para criar e gerenciar seu site.

Para este tipo de projeto, nós recomendamos usar um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos), como o WordPress. Ainda que o WordPress seja erroneamente e frequentemente considerado “apenas para blogs”, ela é, na verdade, capaz de lidar com  qualquer tipo de site que você queira ter na internet.

página inicial do wordpress

Usar o WordPress significa que você vai ter a flexibilidade que precisa para criar qualquer tipo de site de jogos que quiser. Isso inclui blogs, uma página pessoal para compartilhar suas transmissões ao vivo, um site de notícias de games e assim por diante. Além disso, esse CMS também se destaca por ser acessível e fácil de aprender, o que faz com ele seja a escolha ideal para quem quer aprender a como criar um site de jogos.

Entretanto, o WordPress não é a única opção dentro os tipos de CMSs. Também somos grandes fãs do Joomla!

página inicial do joomla!

E já que falamos dos pontos positivos de usar o WordPress, também vamos mostrar algumas características que fazem do Joomla! também uma ótima escolha.

  • Oferece mais opções de configuração do que o WordPress.
  • A plataforma tem suporte integrado para ter um site em vários idiomas, o que faz com que você consiga atingir um público maior.  
  • Você tem mais opções de SEO para usar, sem a necessidade de instalar plugins ou extensões (embora o WordPress também seja bem completo neste ponto).

Na prática, usar qualquer um entre o WordPress e o Joomla! é uma excelente opção para criar um site de jogos. Mas, para o restante deste tutorial, nós vamos focar no primeiro porque ele é mais acessível e fácil de usar para iniciantes e oferece uma variedade de soluções para criar um site de jogos.

Instalar o WordPress é muito simples. A plataforma é tão popular que a maioria das provedoras de hospedagem oferecem a instalação e a configuração do CMS gratuitamente. E mesmo que a sua provedora não tenha isso, a instalação é muito tranquila e você mesmo pode fazê-la em alguns passos. O processo vai levar cerca de 5 minutos.

Passo 5 – Personalize o seu Site de Games

Assim que tiver seu site WordPress instalado, agora é onde a diversão realmente começa. Você pode começar a criar seus primeiros conteúdos, incluindo páginas que você quer que seu site tenha, além da página principal. Se você não está muito seguro por onde começar, abaixo estão algumas dicas iniciais.

  • Uma página de blog você pode usar para discutir as últimas novidades em jogos eletrônicos.
  • Uma página Sobre Nós mostra informações básicas sobre o seu site e as pessoas que colaboram nele.
  • Informações e instruções relacionadas ao seu servidor de jogos.

Esses recursos podem soar meio complexos, mas o WordPress faz com que tudo seja relativamente simplificado. Especialmente com o uso de plugins. Se você não é familiarizado com esse assunto, saiba que plugins estendem os recursos que o WordPress oferece, como se fossem verdadeiras extensões.

Agora, inclusive, o WordPress tem uma biblioteca com mais de 50 mil plugins gratuitos para usar. Isso sem mencionar as muitas opções que são pagas, oferecendo ainda mais recursos extras. Existem plugins para praticamente qualquer coisa que você queira que seu site tenha.

Por exemplo, imagine que você queira integrar uma transmissão pelo Twitch no seu site WordPress. Você pode fazer isso usando o plugin Twitch TV Easy Embed. Com ele, você pode transmitir um único vídeo ou vários ao mesmo tempo.

inserir twitch no seu site para transmissões de partidas

Já se você quiser adicionar um Fórum ao WordPress, pode fazer isso com uma variedade de plugins. Um dos nossos favoritos é o Asgaros Forum, bem prático de gerenciar recursos completos de comunidades online.

plugin Asgaros Forum para criar uma comunidade online

É aqui que o planejamento que você fez antes para o seu site cai como uma luva. Como você já tem uma ideia das funcionalidades e dos conteúdos que ele vai ter, basta pŕocurar por um plugin com o recurso que você quer e instalá-lo no seu site.

Quando tiver todos os plugins que precisar, vamos partir para os temas, algo que é uma outra grande vantagem do WordPress e que também faz com que o CMS seja muito popular. Os temas permitem que você mude a aparência do seu site de games com muita facilidade. Assim como os plugins, existem milhares de temas gratuitos, fora as versões pagas.

escolha temas wordpress para seu site de jogos

Quando falamos de temas, a opção que você for escolher dependendo totalmente do estilo que você quer que seu portal de games tenha. Se procura por sugestões mais direcionadas, saiba que existem temas feitos especialmente para sites de games. Entretanto, considere as dicas abaixo para evitar possíveis problemas:

  • Escolha temas com muitas avaliações positivas.
  • Fique longe de opções que não tenham sido atualizadas recentemente, pois elas podem ter problemas de compatibilidade e segurança.
  • Procure por temas que oferecem documentação com instruções, manuais de instalação e de ajuda.

Geralmente, você tem duas opções para escolher temas para o WordPress: os temas propósitos múltiplos e os com propósitos dedicados. Em muitos casos, os temas para propósitos múltiplos incluem ferramentas para construção de sites, que podem vir a calhar se você não tem experiência com programação. Com esse tipo de ferramenta, você será capaz de de fazer um sites atrativos sem precisar contratar um desenvolvedor para ajudar você.

Tudo isso é muita informação para digerir. Mas, assim que testar alguns plugins e temas, você terá uma noção melhor de como o WordPress funciona e o que ele pode oferecer. No fim das contas, é só uma questão de experimentação com a plataforma até que seu site se pareça exatamente com o que você quer.

Passo 6 –  Como Criar um Servidor de Jogos

Além de todos os passos para aprender a como criar um site de jogos, este passo pode ser o que pareça o mais intimidante. Contudo, criar um servidor de jogos não é tão difícil quanto você pode estar pensando. Na verdade, podemos resumir esse processo em alguns passos bem simples. 

  1. Adquira um servidor.
  2. Instale quaisquer dependências exigidas pelo jogo que você quer hospedar.
  3. Configure seu servidor de acordo com o jogo que você quer hospedar.
  4. Teste seu novo servidor de games.
  5. Divirta-se jogando com outras pessoas!

Considerando os passos acima, você já tem um plano de VPS. O próximo passo vai depender de qual game você quer hospedar. Caso o jogo que você tenha em mente seja Minecraft, publicamos um guia de configuração de servidor Minecraft há algum tempo. O conteúdo vai ajudar você a realizar todos os procedimentos necessários.

Fora isso, existem vários outros games com os quais você pode usar o seu plano VPS de servidor dedicado. São eles:

Se você encontrar qualquer jogo multiplayer lançado nos últimos anos, são altas as chances de que você consiga configurar um servidor para ele. Esses games geralmente oferecem instruções claras de como configurar um servidor. E se você ficar perdido em alguma etapa, pode perguntar à comunidade dele para receber ajuda e tirar dúvidas.

Além de games, um plano de VPS pode ser usado para hospedar canais de voz para aplicativos como o TeamSpeak, que é perfeito para coordenar conversas em grupos grandes. De uma maneira geral, existem muitas coisas bacanas para se fazer com um plano VPS.

E, se você sabe como usar um para games, então provavelmente já tem uma noção além do básico para testar outras aplicações e serviços.  

Conclusão

Aprender a como criar um site de jogos demanda um pouco mais de esforço do que você pode imaginar. Entretanto, esse processo é praticamente o mesmo para qualquer tipo de site.

Você vai precisar de um domínio e de uma hospedagem de sites, para começar. Depois disso, precisa escolher uma plataforma adequada. Além disso, você também consegue mais benefícios com uma VPS quando for hospedar games para jogar com outras pessoas.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem usando os comentários abaixo. Vamos responder logo em seguida!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!