CMS

Prestashop ou WooCommerce: Qual a Melhor Plataforma para Iniciantes em Ecommerce?

escolher prestashop ou woocommerce e comece sua loja virtual agora

Se você é novato no mundo das lojas virtuais, criar a sua própria loja pode ser um pouco complexo. Porém, com a plataforma certa, tudo se torna mais fácil. Com as ferramentas apropriadas, sua loja vai estar online em bem pouco tempo. 

O WooCommerce e o PrestaShop, por exemplo, são duas das nossas plataformas favoritas para quem está iniciando uma loja online. Neste artigo, vamos comparar as duas nos principais quesitos. São eles:

  1. Facilidade de uso
  2. Gerenciamento da Loja
  3. Personalização
  4. Performance
  5. Segurança

Ao final do conteúdo, você já vai estar estar sabendo muito sobre como ambas as plataformas funcionam e qual se encaixa melhor no seu perfil de usuário. Assim poderá escolher entre Prestashop ou WooCommerce para o seu negócio.

Vamos começar?

Introdução

Tanto o PrestaShop quanto o WooCommerce fornecem as ferramentas básicas que qualquer loja virtual precisa. Isso inclui a publicação e venda de produtos, receber pagamentos e contabilizar os pedidos. Mas cada plataforma tem muito mais a oferecer além do básico. 

O PrestaShop é uma plataforma de ecommerce self-hosted que permite a criação de lojas online modernas. O software é de código-aberto e possui mais de 1,000 voluntários que trabalham para melhorá-la cada vez mais. 

página inicial do Prestashop

O WooCommerce, por outro lado, é um plugin do CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) WordPress. Entretanto, ele é mais do que apenas um plugin. Com ele, você pode tornar seu site em uma plataforma de loja virtual completa mantendo todos os atrativos do WordPress. 

página inicial da plataforma WooCommerce

Tanto o PrestaShop quanto WordPress são extremamente populares entre as plataformas de Ecommerce, e analisando de perto cada uma delas fica fácil saber o porquê. Agora que apresentamos os dois, vamos mostrar os detalhes para ajudar na sua escolha.

Prestashop ou WooCommerce: qual o mais fácil de usar?

Criar a primeira loja virtual é muito trabalhoso. Então o recomendado é escolher a plataforma que torna a tarefa o mais simples possível para que sua loja esteja logo no ar.

Para o PrestaShop, é necessário baixar o software e instalar em seu servidor. Mas como a plataforma é bastante popular, alguns provedores de hospedagem tornam o processo de instalação e configuração inicial mais rápido pra você. Com a plataforma instalada, você vai ter acesso ao painel abaixo. 

painel de controle do cms Prestashop

Inicialmente, você já vai perceber uma aparência limpa e simples, o que dá crédito ao PrestaShop. Na tela principal do painel, você tem um resumo do rendimento de sua loja.

Para adicionar seu primeiro produto é só acessar Catalog › Products › New Product. Então, você vai estar no editor de produtos do PrestaShop, que também chama atenção pela simplicidade.

editor de produtos do Prestashop

O editor permite que você adicione um nome, foto e descrição do produto. Ao navegar pelas abas, você também encontra algumas configurações para aumentar o tráfego do seu site com SEO, opções de frete e mais.

Para adicionar um produto no PrestaShop não leva muito tempo se você já tiver uma imagem e descrição prontas. Todo o resto é resolvido em poucos minutos, graças à interface simples e intuitiva.

Já no WooCommerce você vai precisar de um site com WordPress instalado para poder instalar o plugin. A instalação do CMS é simples e muitos provedores de hospedagem cuidam disso para você mesmo.

Depois de instalar e ativar o WooCommerce uma nova aba vai aparecer no painel do WordPress.

woocommerce instalado no wordpress

Todas as configurações do WooCommerce estão nessa aba para não misturar com as configurações do WordPress. Para adicionar um novo produto, é só acessar a aba Produtos › Adicionar novo. Aqui você vai se deparar com o editor clássico do WordPress, mas com alguns campos e detalhes adicionais.

aba produtos do WooCommerce no WordPress

Se você já criou alguma postagem ou página com o WordPress, então esta página vai parecer familiar. Você vai precisar se familiarizar apenas com alguns campos novos. A maioria deles já estão bem explicados.

detalhes de produtos no plugin woocommerce

No geral, escolher entre Prestashop ou WooCommerce vai mesmo da experiência geral do usuário. Mas saiba que ambas as plataformas são simples de usar. O WooCommerce tem uma leve vantagem para quem já é familiarizado com o WordPress. Mas, além disso, nós declaramos um empate na escolha entre PrestaShop ou WooCommerce.

Gerenciamento de Loja Virtual

De uma maneira ideal, qualquer plataforma deve fornecer ferramentas básicas para gerenciar sua loja virtual. Ou seja, acessar as configurações de pedidos, opções de pagamento e assim por diante. Assim, você tem total controle da operação de sua loja.

O PrestaShop não desaponta nesse quesito. No menu Shop Parameters de seu painel, há várias configurações de gerenciamento da loja. Ali você pode configurar coisas desde a conexão via SSL até opções avançadas de segurança.

configurações do cms prestashop

Sobre as opções de pagamento, o PrestaShop possui suporte para transferência bancária e cheques. Mas é mais provável que você queira usar algo mais moderno, como o PayPal. Adicionar outros métodos de pagamento é relativamente simples. E você pode fazer isso através de módulos.

adicionar métodos de pagamento do prestashop

Agora vamos falar do WooCommerce. Quando você inicialmente monta a loja, um assistente de configuração leva você a diversas opções de configuração.

configurações do woocommerce

Porém, você pode alterar essas configurações a qualquer momento. Basta acessar a aba WooCommerce › Configurações. Aqui você encontra várias opções, como por exemplo, a de entrega.

configuração de entrega de encomenda no woocommerce

O WooCommerce possui suporte ao PayPal. Mas existem diversas outras opções de integrações que podem ser encontradas na aba WooCommerce › Configurações › Pagamentos.

adicionar métodos de pagamento ao woocommerce

Gerenciar uma loja com PrestaShop ou WooCommerce é simples. Ambas as plataformas fazem um bom trabalho em ter uma aparência simples. E tornam toda a configuração das principais funcionalidades ainda mais fácil.

E, claro, você sempre pode recorrer ao manual de cada plataforma para obter uma ajuda extra. Por isso, no quesito gerenciamento da loja, nós consideramos um empate justo.

Prestashop ou WooCommerce: qual o mais personalizável? 

A personalização é um dos aspectos mais importante de uma loja virtual. Em outras palavras, a plataforma escolhida deve permitir a alteração da aparência e funcionalidades da loja até ficar da maneira que você deseja.

Felizmente, o PrestaShop ou WooCommerce não decepcionam nesse critério. No PrestaShop, você tem acesso a mais de 3,000 módulos que podem ser usados para adicionar qualquer funcionalidade imaginável no seu site.

personalização do prestashop

A plataforma também possui uma vasta coleção de temas, que são templates para você alterar o layout da loja em poucos cliques. O tema certo pode fazer sua loja se destacar e atrair mais clientes. Então, quanto mais opções de temas disponíveis, melhor.

templates de temas para prestashop

Mas quando se trata em oferecer possibilidades. o WooCommerce é muito melhor. Nele você tem acesso a milhares de plugins do WordPress que podem ser usados para customizar toda a loja.

plugins para wordpress

Da mesma maneira o WordPress conta com milhares de temas. Isso quer dizer que é provável que exista um tema para cada tipo de site que você conseguir imaginar.

Entretanto, note que nem todos os temas ou plugins do WordPress funcionam bem com o WooCommerce. Pela nossa experiência, é muito raro encontrar um caso desses devido à grande popularidade do plugin. Mas como o WooCommerce altera drasticamente a funcionalidade da plataforma, é possível que erros de compatibilidade aconteçam. 

Entre o Prestashop ou WooCommerce, mesmo com tantas opções de personalização em ambas plataformas, o WooCommerce leva a melhor. Justamente devido a integração com o WordPress, e por isso, ele se destaca neste quesito. 

Qual plataforma tem melhor desempenho?

Geralmente, quando se trata de desempenho, é comum que algumas plataformas tenham um resultado melhor que outras. Mas não é sempre o caso quando falamos de plataformas de hospedagem self-hosted.

Em uma plataforma de hospedagem self-hosted, o desempenho vai depender grandemente do servidor onde está hospedado. Alguns provedores oferecem hospedagem otimizadas por padrão para dar um melhor rendimento à loja. Isso também ajuda na escolha de um provedor para hospedar sua plataforma, seja Prestashop ou WooCommerce.

Porém há outros fatores que influenciam o desempenho da loja além da plataforma e do provedor de hospedagem. Por exemplo, subir muitos arquivos ou scripts pesados podem fazer com que seu tempo de carregamento seja maior.

Se você achar que a loja está demorando muito para carregar (como regra geral acima de dois segundos já é motivo de preocupação), você precisa achar opções de otimização da página. Mas, se nada parece fizer efeito, talvez seja a hora de fazer um upgrade no plano de hospedagem.

Para nós, o PrestaShop e o WooCommerce estão no mesmo patamar de desempenho. Com o plano de hospedagem e otimizações certos, você pode ter um site rápido e responsivo. Vamos considerar um empate nesse aspecto a ser considerado na escolha de PrestaShop ou WooCommerce.

Prestashop ou WooCommerce: qual a plataforma mais segura? 

Quando falamos de segurança, as mesmas considerações do quesito Desempenho se aplicam. Algumas plataformas de ecommerce oferecem um nível maior nos padrões de segurança. Mas ambos Prestashop ou WooCommerce não ficam para trás.

Para ser totalmente justo, o WooCommerce oferece um pouco mais de risco, já que a plataforma está construída em cima do WordPress. Mesmo que o CMS seja bastante seguro, alguns usuários esquecem de atualizar seus sites, plugins e temas. Isso geralmente resulta em vulnerabilidades que podem fazer com que o WooCommerce não seja tão seguro quanto poderia ser.

O PrestaShop, no entanto, também possui suas vulnerabilidades. Isso não quer dizer que ele seja uma escolha ruim. É apenas para mostrar que qualquer plataforma de loja virtual popular pode ser alvo de ataques.

Em resumo, a segurança de sua loja virtual vai depender de dois fatores, além da plataforma que você escolheu:

  1. O quanto seu provedor de hospedagem se importa com segurança.
  2. Quais medidas adicionais você pode tomar para proteger seu site.

Alguns provedores de hospedagem levam segurança muito a sério. Então é importante que você escolha um com um bom histórico.

Além disso, tanto o PrestaShop quanto WooCommerce permitem que você aumente a segurança por plugins e módulos. Com algumas configurações, sua loja pode ser tão segura quanto um banco. Então, nessa disputa Prestashop ou WooCommerce, vamos também considerar um empate.

Vantagens do PrestaShop

Quando se trata de plataformas de ecommerce, o PrestaShop é uma das melhores opções. Somos grandes fãs do seu painel intuitivo e limpo, por exemplo. Mas é claro que existem muitos outros motivos para considerar utilizar o PrestaShop:

  • Facilidade de instalação e configuração.
  • Criar novos produtos é extremamente simples.
  • Muitas possibilidades de personalização.

Pela nossa experiência existem poucos aspectos negativos na utilização do PrestaShop. É possível que dê um pouco mais de trabalho do que o WooCommerce no início. Mas, se você gostar da plataforma, isso não deve ser um impedimento.

Vantagens do WooCommerce

Tanto o PrestaShop quanto WooCommerce são plataformas incríveis. Principalmente pela facilidade de uso de ambas. Porém, existem alguns aspectos que o WooCommerce leva a melhor em relação aos competidores. São eles:

  • Acesso ao catálogo gigantesco de plugins e temas do WordPress.
  • A comunidade de usuários do WordPress e WooCommerce é bastante grande, então não é difícil conseguir ajuda.
  • Pode ser mais fácil encontrar planos de hospedagem otimizados para WordPress.

O principal argumento de convencimento do WooCommerce é a integração com WordPress. Com os dois juntos, você tem acesso a todas as ferramentas para ter um loja virtual de sucesso, assim como um blog ou outro tipo de site que quiser. 

Conclusão

Se você é um iniciante, o PrestaShop ou WooCommerce vão ser excelentes opções. Porém, isso não significa que eles não podem ser plataformas de grandes lojas de alto tráfego de acesso. No geral, o WooCommerce se destaca por ser integrado ao WordPress. O PrestaShop, em contrapartida, oferece mais recursos nativos.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem pelos comentários abaixo que vamos responder logo em seguida! Queremos trocar uma ideia com você!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*