Artigos SSL

SSL: O que é, para que serve e como instalar

Chegou a hora de você aprender sobre SSL e como instalar o certificado de segurança

Segurança é tudo nessa vida. Quando você constrói uma casa, você adquiri chaves para trancar a casa quando viaja, quando sai para trabalhar, quando vai dormir e quando deixa a casa por um determinado tempo “sozinha”. Isso é um dos meios de segurança que você opta. Pode optar por cachorros treinados, por alarmes, por cercas de segurança ou qualquer outro tipo de medida para se proteger ou proteger o “conteúdo” que fica dentro do local.

Quando você cria um site, funciona da mesma maneira, você precisa ter um site seguro. A sua página precisa estar segura contra invasores e vírus indesejáveis. Mas como saber se um site é seguro? Nós explicamos. Digamos que você tenha uma loja virtual que vende equipamentos eletrônicos e é uma das lojas mais movimentadas da região. Milhares de clientes visitam todos os dias e dezenas efetuam compras de diversos periféricos.

Para realizar essas compras, o cliente precisa cadastrar um email válido, colocar endereços e dados confidenciais como, nome da rua onde mora, CPF, número do cartão de crédito, cep e etc. Todos esses dados precisam estar protegidos confidencialmente. E é pra isso que o ssl serve, para deixar todas essas trocas de informações entre empresa-cliente criptografadas.

O que é SSL?

SSL é um protocolo de segurança que vai criptografar todos os dados necessários para realizar uma compra ou acesso em determinado site. Portanto, qualquer informação que o cliente colocar dentro do site, será enviada até o destinatário de maneira criptografada, isso quer dizer que não importa se alguma pessoa conseguir interromper esse envio, ela não vai conseguir ter acesso a essas informações pois estará criptografada.

Benefícios de ter um certificado SSL

Como foi dito anteriormente, o ssl vai te ajudar com malwares indesejáveis ou pessoas que queiram prejudicar o seu negócio, porém, existem outros fatores que mostram ainda mais a importância dele.

Quando você navega na internet, costuma acessar quais tipos de sites? Aposto que a grande maioria são sites mundialmente conhecidos, como Facebook, Youtube, Google e outros tão importantes quanto. Já notou que eles possuem um “HTTP e um cadeado verdinho do lado do endereço? Igual o que nós possuímos abaixo:

Barra de endereço mostra que a página tem certificado SSL instalado

Lembrou agora? Isso é um certificado SSL. Se você adquirir para o seu site um, ele vai ter esse cadeado do lado do endereço. E isso dá uma importante cara profissional para a sua página, clientes que acessam seu site e se deparam com um “seguro” ao lado do nome ficam menos preocupado e confiam mais no seu trabalho.

Sites que não possuem esse certificado por outro lado já sofrem com a desconfiança de futuros clientes. Pois o site simplesmente não é seguro. Quem vai querer se arriscar a acessar essa página? E se for um e-commerce? Quem vai querer comprar em uma loja como essa ou até mesmo clicar em algum link dentro? Acredito que pouquíssimas pessoas, não? Abaixo você pode ver como seria um site sem um certificado SSL.

Drago está triste porque a página não tem um certificado SSL de segurança

 

SEO

Um fator muito importante também no quesito SSL é o SEO. O Google ama sites que possuem esses certificados, ranqueando-os bem no buscador de sites. E você quer ficar bem ranqueado para que as pessoas possam te encontrar na internet, não é mesmo?

E falando em Google, você sabia que desde maio de 2017 até junho deste ano, o navegador mais utilizado do mundo pelos internautas é o Chrome? mais de 60% das pessoas utilizam o navegador para fazer tarefas diárias ou simplesmente navegar por diversão.

a importância do ssl no seo

E é por isso que a nova atualização do Chrome é tão importante. Nela, todos os sites que não possuem HTTPS, ou em outras palavras, um certificado SSL, serão classificados como Não seguros. E funcionará da seguinte maneira: sempre que você quiser digitar alguma coisa dentro do site, fazer qualquer função, o aviso de não seguro irá aparecer.

Portanto, se você possui um site e ainda não adquiriu um ceriticado SSL com a empresa que hospeda o seu site, é melhor reconsiderar isso, pois ninguém confiará em um site não seguro, resultando em perda de tráfego e dinheiro.

Seu site fica mais profissional

Você consegue nomear algum site popular que não possua o pequeno ícone de cadeado ao lado do endereço? Se a sua mente não está conseguindo produzir muitas respostas, não se preocupe – existe uma boa razão para isso acontecer.

Empresas sabem reconhecer a crescente onda de usuários que se preocupam quando o assunto é privacidade digital. Então naturalmente, eles precisam garantir que seus consumidores saibam que estão sendo protegidos. O certificado SSL é um sólido meio de salientar o quão segura a sua plataforma é, adicionando um toque de profissionalismo para qualquer site que o possuir.

Este fato é especialmente válido para websites e-commerce cujos empreendimentos são baseados em utilizar massivamente transações de informação sensível, como dados de cartão de crédito. PCI (Payment Card Industry), que é responsável por estabelecer as normas de segurança de transações eletrônicas, estabelece que transações de pagamentos online através do SSL tenham, no mínimo, 128-bit de criptografia.

Isso faz com que essas transações sejam mais seguras o possível, sendo assim uma grande propaganda para a sua marca.

Como instalar o certificado SSL

Finalmente resolveu adquirir segurança para o seu público e para o seu site e agora quer instalar? Nós ensinamos. Após a compra do SSL, o próximo passo a se fazer é acessar o seu Painel de Controle.

Assim que acessar, clique na opção + Plano:

Processo de ativação do certificado SSL em um site

Agora você deverá escolher para qual domínio vai ativar o certificado ssl:

Você precisa escolher o domínio que quer ativar o SSL

Escolhendo o domínio para qual você quer ativar o protocolo de segurança, clique na opção “Plano” e pronto, você ativou o SSL com sucesso.

Confirmação de que o SSL foi ativado com sucesso em um site

Agora clique em “Continue para o painel de controle” para instalarmos o SSL. Quando chegar até o painel clique em “Gerenciar”.

É preciso instalar o SSL através do painel de controle da hospedagem

Como você pode ver abaixo, o próprio painel já fez a instalação automática do ssl. Agora, para confirmar, acesse o seu site para checar se já está com o cadeado de segurança.

A instalação do SSL em uma página é automática

Ao acessar o seu site, você notará que o cadeado verde ainda não está ao lado do endereço junto do https. O que você precisa fazer é clicar na aba arquivos e ir em “gerenciador de arquivos” dentro do painel de controle.

Se o cadeado não estiver verde, é preciso entrar em Gerenciador de Arquivos e ativar o SSL

A aba de gerenciar de arquivos vai abrir e caso você não tenha um arquivo escrito “htaccess” você pode criar na aba “new file”. Lembrando que se você já tiver esse arquivo htaccess basta apenas editá-lo.

Gerenciamento de contas para ativar o SSL

Clicando em new file, apenas nomeie o arquivo colocando: .htaccess e clique em “criar”. Agora clique com o botão direito no novo arquivo criado e vá em “editar”.

Copie esse código abaixo e cole dentro da pasta:

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTPS} !=on

RewriteRule ^(.*)$ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Esse código funciona com qualquer domínio, pois tem uma programação genérica do https.

Agora, verifique se o seu site está com o https e o cadeado verde de segurança SSL. Como eu estou usando um domínio aleatório, fiz o teste e apareceu o ssl ativado e funcionando, como pode ver abaixo:

Benefícios do SSL: proteção de dados e segurança nas transações

Conclusão

Pronto, agora você já pode trabalhar dentro do seu site com segurança, pois o ssl já está instalado e configurado, sem se preocupar com invasores tentando roubar dados de clientes ou informações dentro da sua página. Lembre-se que manter a segurança do seu site é se importar com os usuários e clientes que acessam a página. Se tem interesse em adquirir um certificado ssl grátis, nós temos planos de hospedagem de sites aqui na Hostinger que incluem o ssl.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Ó timo mas me deixou com dúvidas se o pacote que comprei não inclui o SSL se eu tenho que comprar mais esse para mim válida meu site por quando eu entro ele vem uma mensagem que o site não está logado já perguntei para as atente não tiram a minha dúvida por favor me oriente sobre SSL
    Ok muito obrigado

    • Boa tarde, Maria, tudo bem?

      Checamos no nosso sistema e vimos que você adquiriu o plano Premium anual, que te dá o direito do registro de domínio gratuito.

      O plano que dá o SSL gratuito é o plano Business.

      Qualquer outra dúvida pode entrar em contato com o nosso suporte! 🙂

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

Share this
[href]
[href]