Sorteios no Instagram: Como Fazer e 4 Ferramentas Para Usar
Com mais de 2 bilhões de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo — e, portanto, claro que você vai querer aproveitar todo esse potencial para aumentar a visibilidade do seu negócio na internet. Uma das formas de fazer isso é com sorteios no Instagram.
É para isso que nós estamos aqui: nos parágrafos abaixo, você vai aprender como fazer sorteios no Instagram, conhecer as vantagens desta prática e alguns aplicativos que você pode usar para ajudar sua marca crescer. Também vamos passar pelas suas obrigações legais e outras dicas gerais para você bombar com seus sorteios na rede.
Conteúdo
O Que São Sorteios e Como Eles Funcionam no Instagram?
Sorteios são uma forma de distribuir prêmios ou benefícios gratuitamente, onde os participantes precisam cumprir determinados requisitos para concorrer. Geralmente, marcas oferecem seus próprios produtos ou serviços como prêmios.
Um exemplo comum é quando lojas físicas realizam sorteios que exigem uma quantia mínima de compras. Os clientes que atingem esse valor recebem um cupom de participação, tornando-se elegíveis para o prêmio.
No Instagram, o processo é semelhante. Para participar, os usuários precisam cumprir algumas tarefas simples, como seguir uma ou várias páginas, marcar amigos em uma postagem ou compartilhar uma publicação nos Stories. A marca, então, reúne todos os participantes elegíveis e realiza o sorteio por meio de ferramentas específicas.
Antes de seguir para conhecer esses aplicativos, vale a pena entender as vantagens de realizar sorteios no Instagram para impulsionar sua marca.
Sorteio Instagram: Vantagens de Fazer Para Sua Marca
Os sorteios podem ser uma parte importante da sua estratégia de marketing para Instagram. Com eles, você pode atrair mais engajamento e público com a exposição em massa do seu negócio na rede social.
Vamos conferir algumas das principais vantagens de fazer sorteios no Instagram:
Aqui está a lista reformulada de forma mais concisa:
- Mais Visibilidade: Sorteios atraem muitas pessoas pela chance de ganhar algo sem custos, gerando interação e aumentando a exposição dos produtos e serviços da sua marca para um público maior, potencialmente atraindo novos clientes.
- Divulgação de Produtos ou Serviços: Usar produtos ou serviços próprios como prêmios em sorteios é uma maneira eficaz de apresentar o que sua marca oferece, com o bônus de os vencedores divulgarem a premiação, aumentando ainda mais a visibilidade.
- Engajamento e Novos Seguidores: Sorteios no Instagram estimulam visitas ao perfil, curtidas, marcações e compartilhamentos, resultando em maior engajamento e novos seguidores.
- Mais Tráfego no Seu Site: Utilize sorteios para direcionar participantes ao seu site ou blog, por meio de formulários de inscrição, o que pode aumentar o tráfego e as vendas nas suas lojas virtuais.
- Aumento das Vendas: Com maior visibilidade e engajamento, há um potencial aumento nas vendas, na receita e no impacto da sua marca, possibilitando novas parcerias e negócios.
Como Fazer Sorteio no Instagram: 5 Passos
Publicar um sorteio não é simplesmente publicar algumas postagens e fazer um vídeo para o Stories da página da sua marca. Você precisa seguir alguns passos essenciais para criar uma campanha de sucesso.
Afinal, você quer que os resultados dessa tática sejam a conversão de novos seguidores e clientes. Sendo assim, separamos 5 passos essenciais para aprender a como fazer um sorteio no Instagram.
1. Faça Um Planejamento do Seu Objetivo
A primeira iniciativa é fazer um planejamento de qual será seu objetivo com o sorteio.
Pode ser que você queira conseguir novos seguidores, divulgar algum produto novo da sua marca ou até mesmo atrair chamar mais visitantes para uma página de produtos na sua loja online.
Independente da escolha, saber o que você quer conquistar com o sorteio, além de qual será o foco da sua campanha no Instagram, vai fazer muita diferença nos resultados alcançados após a realização do sorteio.
2. Defina as Regras do Sorteio
O momento de definir as regras de participação no sorteio está relacionado com o planejamento do objetivo que você fez no tópico anterior. Mas, antes de tudo, garanta que você esteja familiarizado com as Diretrizes de Promoção para fazer sorteios no Instagram.
Depois disso, basta começar a pensar em algumas regras. Por exemplo, caso você esteja buscando mais seguidores, uma das regras é pedir que que os participantes sigam o perfil da sua marca na rede social. E ressalte que apenas os seguidores do perfil é que vão concorrer ao prêmio do sorteio.
Agora, digamos que você queira promover uma postagem de blog que tem um vídeo sobre as características de um produto novo da sua marca. Neste caso, você pode usar como regra a inscrição por um formulário de cadastro em que o participante deixa seu email principal como contato.
Outras regras que você pode usar num sorteio Instagram são:
- Seguir Outros Perfis. Além do próprio perfil da sua marca, pode ser que você tenha um projeto em parceria com outro negócio do seu nicho de atuação. Você pode definir que a página da marca em parceria com a sua também deva ser seguida para contabilizar a inscrição do usuário no sorteio no Instagram.
- Curtir a Postagem do Sorteio. Funciona bem caso você queira mais engajamento. A movimentação no perfil de uma marca no Instagram é essencial para esta página ser melhor recomendada pelo algoritmo da rede social. Como resultado, ela acaba aparecendo mais vezes no feed de publicações dos seguidores e também como recomendação para novos usuários.
- Marcar Amigos nos Comentários. Tática muito usada para gerar engajamento geral no perfil e conquistar mais seguidores de forma passiva (já que esses amigos marcados também podem querer participar do sorteio em que eles foram marcados). Com isso, o alcance do seu sorteio vai catapultar, assim como a consciência de marca (brand awareness) sobre seu negócio no Instagram.
- Hashtags. O uso de hashtags (#) pode aumentar o alcance do sorteio e também do conhecimento público sobre sua marca. Você pode, por exemplo, pedir que os participantes usem uma determinada hashtag nos próprios Stories, caso esta seja uma regra válida. Só garanta que as palavras da hashtag tenha a ver com o seu negócio. Lá vai uma dica de hashtag sobre sorteio Instagram: #instasorteio.
Assim que definir os requisitos de participação, você também deve deixar explícito o prazo de validade de inscrição do sorteio, quando o sorteio vai ser realizado (data e hora) e como a entrega da premiação vai ser feita (cobertura estadual ou nacional e com ou sem frete incluso).
3. Defina a Premiação
Esta etapa é a aquela que vai chamar mais atenção para seus seguidores, visitantes e possíveis novos clientes. Mas você precisa prestar atenção se o que sua marca está ofertando como prêmio faz sentido com o tipo de público que acompanha seu perfil no Instagram.
Por exemplo, digamos que você tenha uma loja virtual de games e esteja fazendo um sorteio de um game recém-lançado. Esse tipo de ação só faz sentido se seu público-alvo – ou a maior parte dele – for de usuários que sejam jogadores e que se interessam pelas novidades da indústria de games.
Em contrapartida, este tipo de sorteio não faria sentido caso o seu negócio fosse sobre automóveis. Neste caso, você poderia promover alguma promoção com descontos relâmpagos ou até mesmo sortear uma viagem para o vencedor visitar uma montadora instalada no país.
Por fim, não se esqueça de delimitar a quantidade de vencedores, que vai depender de qual será o seu prêmio escolhido, do seu orçamento disponível e das parcerias envolvidas. Quanto mais claro e transparente for as informações do seu sorteio, maiores vão ser as chances de sucesso dele.
4. Faça o Sorteio e a Divulgação do Resultado
O momento de fazer o sorteio no Instagram é quando o prazo de validade da promoção termina, algo que você já definiu quando criou as regras e prazos de participação. Então, basta usar um aplicativo de sorteios (listagem logo abaixo) para você definir o vencedor.
Você pode divulgar o vencedor da promoção usando algumas formas:
- No Feed. Use o campo padrão de publicações do Instagram para mostrar o procedimento do sorteio e quem é o perfil vencedor. Organize uma postagem especial, com um texto comemorativo ou um vídeo e marque o participante contemplado para ajudar na veracidade da sua promoção.
- No Stories. A instantaneidade do Stories combina bem com a realização de sorteios. Você pode preparar uma postagem especial ou mesmo um vídeo parabenizando o vencedor na própria postagem de divulgação. Se puder, faça o sorteio ao vivo e mostre o resultado na mesma hora. Isso conta muito credibilidade do resultado do sorteio.
- Outras Redes Sociais. Você também pode usar o perfil da sua marca em outras redes sociais para divulgar o resultado do sorteio feito no Instagram. Com isso, você consegue dar mais visibilidade ao seu negócio em outra rede social como também assegura a sua responsabilidade de zelar pelas regras que criou e cumpriu com o resultado do sorteio.
O ideal é que a realização do sorteio e a divulgação do vencedor sejam os mais transparentes possíveis. Por isso, também é recomendado ir publicando, de tempos em tempos, lembretes com a aproximação da data do sorteio, preparando seus seguidores para o evento.
E, se quiser, você ainda pode impulsionar a postagem de realização do sorteio como um anúncio. Você vai conseguir atingir mais pessoas que podem se interessar na página da sua marca, conquistando um pouco mais de engajamento, além de possivelmente novos seguidores e clientes.
5. Analise o Impacto da Campanha do Sorteio
Com o sorteio realizado, chegou a hora de analisar se toda a ação valeu à pena. Por isso, é importante conhecer os números do perfil da sua marca em dois momentos : antes da realização da promoção e após o resultado ter sido publicado. E, então, compará-los.
A ideia é entender a movimentação que você conquistou para o seu perfil. Para isso, foque em métricas como a porcentagem de engajamento, o número de seguidores, o de curtidas e até mesmo no tempo de visualização das postagens no Stories. Isso, claro, dependendo do objetivo das suas campanhas.
Avalie se os novos números do seu perfil compensam o tempo que você usou para organizar o sorteio, assim como o valor que precisou investir com a premiação. Além disso, crie uma tabela simples com a evolução dos seus números semanais, observando os ganhos e perdas nas mesmas métricas.
Desse jeito, você vai conseguir ter uma ideia do impacto do sorteio na sua marca. Algo que vai ajudar a entender melhor o comportamento do público que segue seu perfil, além de se preparar para um possível novo sorteio ou divulgação em massa de um novo produto ou serviço.
Como Fazer Sorteios no Instagram sem Infringir a Lei
Atenção! A Hostinger não oferece assessoria jurídica. Recomendamos que você consulte um advogado ou profissional especializado para avaliar o seu caso específico e garantir que seu sorteio esteja em conformidade com as leis aplicáveis.
Realizar sorteios no Instagram pode ser uma excelente estratégia para aumentar o engajamento e atrair novos seguidores. No entanto, tenha em mente que essa prática é regulamentada por lei no Brasil, e deixar de cumprir as regras pode resultar em consequências legais para você e a sua empresa.
De acordo com a Lei nº 5.768/71, apenas pessoas jurídicas que exercem atividades comerciais, industriais ou de prestação de serviços podem organizar sorteios, desde que tenham a devida autorização do Ministério da Economia. Isso significa que indivíduos ou empresas precisam seguir procedimentos específicos para garantir que o sorteio seja regularizado.
Basicamente, você precisa seguir três passos:
- Obtenha Autorização: O primeiro passo para legalizar seu sorteio é solicitar autorização ao Ministério da Economia, com um plano detalhado do sorteio, requisitos de participação e prêmios oferecidos. A solicitação deve ser feita entre 40 a 120 dias antes do início do sorteio, por meio do sistema eletrônico disponível no site do governo.
- Escolha a Plataforma Adequada: Embora o Instagram seja utilizado para divulgar o sorteio, o processo em si deve ocorrer em uma plataforma que ofereça as ferramentas necessárias para gerenciar a promoção de forma segura e transparente. Existem vários serviços online que podem ajudar com isso, desde que sigam as normas legais e as diretrizes da rede social — veremos algumas delas a seguir.
- Preste Contas Após o Sorteio: Depois de realizado o sorteio, é necessário prestar contas ao governo, informando detalhes sobre os prêmios entregues e os que não foram reivindicados. Essa etapa é crucial para garantir que tudo foi feito conforme o planejado e que os tributos foram devidamente recolhidos.
Não seguir as regras pode levar a multas significativas, suspensão da sua habilidade de realizar sorteios e até uma responsabilização civil e criminal da empresa. Além disso, é necessário garantir que os prêmios oferecidos sejam legais e apropriados para o público-alvo.
Vale notar que existem algumas exceções à necessidade de autorização, como sorteios de cunho cultural, que não envolvem publicidade, ou promoções realizadas pelo governo. No entanto, é essencial ter certeza de que seu sorteio se enquadra nessas exceções para evitar problemas.
Sorteio Instagram: 4 Ferramentas Para Usar
O básico para fazer um sorteio Instagram você já sabe. Agora, conheça as ferramentas que vão ajudar você nesse processo. Além do seu próprio perfil configurado na rede social, abaixo estão algumas plataformas e suas características de funcionamento para você usar sem problemas.
1. Sorteio.com
O Sorteio.com é uma das ferramentas gratuitas mais populares para sorteios que exigem comentários como regra de participação. Ele é bem intuitivo de usar: você só precisa adicionar o seu perfil, um email de contato e a URL da postagem da promoção do seu Instagram.
Clicando no botão de sorteio, a própria ferramenta escolhe um número vencedor entre todos os participantes que comentaram na sua publicação. Se quiser, você ainda consegue configurar alguns critérios, como número de vencedores por sorteio ou permitir/proibir mais de um comentário por usuário.
Para usar o Sorteio.com, é obrigatório deixar o perfil da sua marca com acesso público. É assim que o algoritmo da ferramenta consegue extrair e organizar o engajamento dos usuários que comentaram na postagem do sorteio. Depois, basta divulgar o resultado nas redes sociais.
2. Wishpond
O Whishpond é uma das ferramentas mais completas dessa lista, principalmente se você também quer fazer outras tipos de ações de marketing com a sua marca. Além dos sorteios no Instagram, ela também permite criar landing pages, formulários de contato e automação de campanhas de email.
Com a plataforma, você pode criar vários tipos de promoções: sorteios simples, concurso fotográfico, sorteios por hashtags, concursos por vídeos, distribuição de cupons de desconto, páginas de enquete e indicação de amigos. Você só precisa escolher de acordo com o objetivo do seu sorteio.
O Wishopond é pago (US$ 49/mês), sendo mais indicado para perfis de negócios mais estabelecidos em marketing digital. Ainda assim, novos usuários podem experimentar a ferramenta sem custos por um 14 dias. Esse tempo é suficiente para você realizar um sorteio Instagram.
3. Sorteador
O Sorteador é uma das plataformas gratuitas mais simples para você fazer um sorteio. Ela serve não só para Instagram, mas também para qualquer rede social ou tipo de sorteio. Você só precisa delimitar o intervalo de números participantes do sorteio e, em seguida, fazer o sorteio apertando no botão indicado.
Ainda que seja fácil e rápida de usar, a ferramenta não chega a ser tão útil se a sua promoção tiver muitos participantes ou comentários. Isso porque ela não organiza a quantidade de usuários ou engajamento do sorteio automaticamente — é você que vai ter fazer o trabalho manual.
4. ShortStack
O ShortStack é uma plataforma que consegue integrar várias redes sociais para que você faça não apenas sorteios no Instagram, mas também no Twitter e Facebook. O diferencial dele são os cerca de 90 modelos prontos para o usuário organizar e preparar suas próprias campanhas de promoções.
Com a ferramenta, você pode criar sorteios baseados no uso de hashtags, comentários em postagens ou mensagens compartilhadas. E ela ainda vem com recursos de análises de dados, ajudando você a mensurar o impacto das suas ações nos números do perfil da sua marca (engajamento, seguidores e conversões).
O Shortstack é pago (US$ 79/mês no plano anual), sendo indicado para negócios iniciantes ou mais profissionais. Se preferir, o usuário pode experimentar uma versão de testes por 30 dias, com recursos que permitem fazer concursos, sorteios, formulários e páginas de captura.
Conclusão
Se você quer mais engajamento, seguidores, curtidas e visibilidade para sua marca, faça um sorteio Instagram. Você só precisa se organizar: faça um planejamento, decida as regras (inclusive as condições jurídicas) e a premiação.
Por fim, use um dos quatro aplicativos para sorteio no Instagram que mostramos e garanta que todo o processo seja o mais transparente possível. Os resultados vão chegar!
Comentários
janeiro 06 2021
Boa noite. Tenho uma dúvida quanto a realização de sorteios no instagram. É necessário que se peça autorização para a realização do sorteio no SCPC - Sistema de Controle de Promoção Comercial?
janeiro 11 2021
Olá Rosana, tudo bem? Depende da finalidade do seu sorteio. Se ele se encaixar como concurso cultural, artístico, desportivo ou recreativo, ele não precisa de autorização! O mesmo vale para campanhas de incentivo para funcionários e programas de fidelidade. Nos outros casos sim, é necessário de autorização do SCPC ;)
junho 10 2021
Gostaria de saber um aplicativo para sorteio em vídeo. O sorteio foi posto por meio de reels no Instagram e agora não conseguimos carregar os comentários, tem como ajudar ?
junho 11 2021
Olá, infelizmente não consegui encontrar nenhum aplicativo que promova sorteio através dos comentários do Reels ? Acho que é algo que vamos ter que esperar ser criado mesmo.
setembro 08 2021
No caso para sorteio de tratamento estético precisa?
setembro 10 2021
Olá, Suelen! Precisa do que, no caso?
novembro 12 2021
Muito legal! O melhor pra fazer Sorteio No Instagram é o Sorteiogram que agora se chama sorteio.com Obrigado pela dica
novembro 18 2021
É possível filtrar comentários repetidos?
novembro 19 2021
A primeira opção, o Sorteiogram (que agora é o sorteio.com) permite que você filtre comentários repetidos! ?
março 31 2024
Gostaria de saber como faz sorteio pelo Instagram,e se é gratuito? tenho que fazer hoje o sorteio
abril 11 2024
Oi, Patrícia, pode ser gratuito sim dependendo da ferramenta, só se atente às regulamentações legais!
agosto 21 2024
Olá gostaria de saber quero fazer um sorteio de dinheiro , um valor de 459 reais . Tem que pedir autorização?
agosto 30 2024
Olá! Para realizar sorteios de dinheiro no Brasil, é necessário seguir algumas regras específicas. Geralmente, sorteios de valores em dinheiro precisam de autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP) do Ministério da Economia. Eles regulamentam promoções comerciais para garantir que sejam realizadas de forma justa e transparente. Recomendo consultar as diretrizes da SECAP para entender o que é necessário para obter essa autorização e evitar problemas legais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de um guia passo a passo, ficarei feliz em ajudar! 😊