dezembro 14, 2020
9min de leitura
Andrei L.
Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo. É claro que você vai querer aproveitar todo esse potencial para aumentar a visibilidade do seu negócio na internet. Uma das formas de fazer isso é com sorteios. Neste conteúdo, você vai aprender como fazer sorteios no Instagram, conhecer as vantagens desta prática e alguns aplicativos que você pode usar para ajudar sua marca crescer.
Conteúdo
Um sorteio é a distribuição de benefícios ou prêmios de forma gratuita, em que os participantes devem completar uma série de requisitos para concorrer à premiação.
Geralmente, as marcas oferecem seus próprios produtos e serviços, ou até mesmo dinheiro, como premiação de um sorteio.
Por exemplo, é comum acontecerem sorteios mediante a uma quantidade mínima de dinheiro gasto em compras numa loja física.
Os clientes que cumprirem essa exigência de valor mínimo recebem um cupom de inscrição como garantia de participação do sorteio, ficando elegíveis ao prêmio oferecido.
No Instagram, o esquema acontece de forma parecida. O usuário da rede social também precisa cumprir alguns requisitos para participar.
Isso inclui ações bem simples, como seguir uma ou várias páginas, marcar outros usuários numa postagem ou compartilhar alguma postagem específica no Stories.
A partir daqui, perfil da marca na rede social deve reunir todos os contatos participantes que estão elegíveis e realizar o sorteio Instagram.
Esses sorteios são feitos através de aplicativos, que você pode conhecer continuando a leitura pela páginas.
Mas, antes, conheça as vantagens de fazer sorteios no Instagram para sua marca.
Os sorteios devem fazer parte da sua estratégia de marketing para Instagram. É assim que você vai conseguir atrair mais engajamento e público com a exposição em massa do seu negócio na rede social.
Dito isso, as vantagens imediatas desta prática para uma marca são:
Publicar um sorteio não é simplesmente publicar algumas postagens e fazer um vídeo para o Stories da página da sua marca. Você precisa seguir alguns passos essenciais para criar uma campanha de sucesso.
Afinal, você quer que os resultados dessa tática sejam a conversão de novos seguidores e clientes. Sendo assim, separamos 5 passos essenciais para aprender a como fazer um sorteio no Instagram.
A primeira iniciativa é fazer um planejamento de qual será seu objetivo com o sorteio.
Pode ser que você queira conseguir novos seguidores, divulgar algum produto novo da sua marca ou até mesmo atrair chamar mais visitantes para uma página de produtos na sua loja online.
Independente da escolha, saber o que você quer conquistar com o sorteio, além de qual será o foco da sua campanha no Instagram, vai fazer muita diferença nos resultados alcançados após a realização do sorteio.
O momento de definir as regras de participação no sorteio está relacionado com o planejamento do objetivo que você fez no tópico anterior. Mas, antes de tudo, garanta que você esteja familiarizado com as Diretrizes de Promoção para fazer sorteios no Instagram.
Depois disso, basta começar a pensar em algumas regras. Por exemplo, caso você esteja buscando mais seguidores, uma das regras é pedir que que os participantes sigam o perfil da sua marca na rede social. E ressalte que apenas os seguidores do perfil é que vão concorrer ao prêmio do sorteio.
Agora, digamos que você queira promover uma postagem de blog que tem um vídeo sobre as características de um produto novo da sua marca. Neste caso, você pode usar como regra a inscrição por um formulário de cadastro em que o participante deixa seu email principal como contato.
Outras regras que você pode usar num sorteio Instagram são:
Assim que definir os requisitos de participação, você também deve deixar explícito o prazo de validade de inscrição do sorteio, quando o sorteio vai ser realizado (data e hora) e como a entrega da premiação vai ser feita (cobertura estadual ou nacional e com ou sem frete incluso).
Saca só! 💡
Para fazer qualquer tipo de sorteio, você precisa ficar atento a alguns aspectos jurídicos existentes no Brasil. Segundo a Lei 5768/71, apenas pessoas jurídicas que exercem atividades industriais, comerciais ou prestação de serviços podem realizar promoções ou sorteios, desde que tenham autorização do governo. Essa autorização você consegue no Ministério da Fazenda. É obrigatório que você cumpra essas exigências.
Esta etapa é a aquela que vai chamar mais atenção para seus seguidores, visitantes e possíveis novos clientes. Mas você precisa prestar atenção se o que sua marca está ofertando como prêmio faz sentido com o tipo de público que acompanha seu perfil no Instagram.
Por exemplo, digamos que você tenha uma loja virtual de games e esteja fazendo um sorteio de um game recém-lançado. Esse tipo de ação só faz sentido se seu público-alvo – ou a maior parte dele – for de usuários que sejam jogadores e que se interessam pelas novidades da indústria de games.
Em contrapartida, este tipo de sorteio não faria sentido caso o seu negócio fosse sobre automóveis. Neste caso, você poderia promover alguma promoção com descontos relâmpagos ou até mesmo sortear uma viagem para o vencedor visitar uma montadora instalada no país.
Por fim, não se esqueça de delimitar a quantidade de vencedores, que vai depender de qual será o seu prêmio escolhido, do seu orçamento disponível e das parcerias envolvidas. Quanto mais claro e transparente for as informações do seu sorteio, maiores vão ser as chances de sucesso dele.
O momento de fazer o sorteio no Instagram é quando o prazo de validade da promoção termina, algo que você já definiu quando criou as regras e prazos de participação. Então, basta usar um aplicativo de sorteios (listagem logo abaixo) para você definir o vencedor.
Você pode divulgar o vencedor da promoção usando algumas formas:
O ideal é que a realização do sorteio e a divulgação do vencedor sejam os mais transparentes possíveis. Por isso, também é recomendado ir publicando, de tempos em tempos, lembretes com a aproximação da data do sorteio, preparando seus seguidores para o evento.
E, se quiser, você ainda pode impulsionar a postagem de realização do sorteio como um anúncio. Você vai conseguir atingir mais pessoas que podem se interessar na página da sua marca, conquistando um pouco mais de engajamento, além de possivelmente novos seguidores e clientes.
Com o sorteio realizado, chegou a hora de analisar se toda a ação valeu à pena. Por isso, é importante conhecer os números do perfil da sua marca em dois momentos : antes da realização da promoção e após o resultado ter sido publicado. E, então, compará-los.
A ideia é entender a movimentação que você conquistou para o seu perfil. Para isso, foque em métricas como a porcentagem de engajamento, o número de seguidores, o de curtidas e até mesmo no tempo de visualização das postagens no Stories. Isso, claro, dependendo do objetivo das suas campanhas.
Avalie se os novos números do seu perfil compensam o tempo que você usou para organizar o sorteio, assim como o valor que precisou investir com a premiação. Além disso, crie uma tabela simples com a evolução dos seus números semanais, observando os ganhos e perdas nas mesmas métricas.
Desse jeito, você vai conseguir ter uma ideia do impacto do sorteio na sua marca. Algo que vai ajudar a entender melhor o comportamento do público que segue seu perfil, além de se preparar para um possível novo sorteio ou divulgação em massa de um novo produto ou serviço.
O básico para fazer um sorteio Instagram você já sabe. Agora, conheça as ferramentas que vão ajudar você nesse processo. Além do seu próprio perfil configurado na rede social, abaixo estão algumas plataformas e suas características de funcionamento para você usar sem problemas.
O SorteioGram é uma das ferramentas gratuitas mais populares para sorteios que exigem comentários como regra de participação. Ele é bem intuitivo de usar: você só precisa adicionar o seu perfil, um email de contato e a URL da postagem da promoção do seu Instagram.
Clicando no botão de sorteio, a própria ferramenta escolhe um número vencedor entre todos os participantes que comentaram na sua publicação. Se quiser, você ainda consegue configurar alguns critérios, como número de vencedores por sorteio ou permitir/proibir mais de um comentário por usuário.
Para usar o SorteioGram, é obrigatório deixar o perfil da sua marca com acesso público. É assim que o algoritmo da ferramenta consegue extrair e organizar o engajamento dos usuários que comentaram na postagem do sorteio. Depois, basta divulgar o resultado nas redes sociais.
O Whishpond é uma das ferramentas mais completas da nossa listagem, principalmente se você também quer fazer outras tipos de ações de marketing com a sua marca. Além dos sorteios no Instagram, ela também permite criar landing pages, formulários de contato e automação de campanhas de email.
Com a plataforma, você pode criar vários tipos de promoções: sorteios simples, concurso fotográfico, sorteios por hashtags, concursos por vídeos, distribuição de cupons de desconto, páginas de enquete e indicação de amigos. Você só precisa escolher de acordo com o objetivo do seu sorteio.
O Wishopond é pago (US$ 49/mês), sendo mais indicado para perfis de negócios mais estabelecidos em marketing digital. Ainda assim, novos usuários podem experimentar a ferramenta sem custos por um 14 dias. Esse tempo é suficiente para você realizar um sorteio Instagram.
O Sorteador é uma das plataformas gratuitas mais simples para você fazer um sorteio. Ela serve não só para Instagram, mas também para qualquer rede social ou tipo de sorteio. Você só precisa delimitar o intervalo de números participantes do sorteio. E, então, fazer o sorteio apertando no botão indicado.
Ainda que seja fácil e rápida de usar, a ferramenta não chega a ser tão útil se a sua promoção tiver muitos participantes ou comentários. Isso porque ela não organiza a quantidade de usuários ou engajamento do sorteio automaticamente. É você mesmo que vai ter fazer o trabalho manual.
O ShortStack é uma plataforma que consegue integrar várias redes sociais. Então, você faz não apenas sorteios no Instagram, mas também no Twitter e Facebook. O diferencial dele são os cerca de 90 modelos prontos para o usuário organizar e preparar suas próprias campanhas de promoções.
Com a ferramenta, você pode criar sorteios baseados no uso de hashtags, comentários em postagens ou mensagens compartilhadas. E ela ainda vem com recursos de análises de dados, ajudando você a mensurar o impacto das suas ações nos números do perfil da sua marca (engajamento, seguidores e conversões).
O Shortstack é pago (US$ 79/mês no plano anual), sendo indicado para negócios iniciantes ou mais profissionais. Se preferir, o usuário pode experimentar uma versão de testes por 30 dias, com recursos que permitem fazer concursos, sorteios, formulários e páginas de captura.
Se você quer mais engajamento, seguidores, curtidas e visibilidade para sua marca, faça um sorteio Instagram. Você só precisa se organizar: faça um planejamento, decida as regras (inclusive as condições jurídicas) e a premiação. Então, use um dos quatro aplicativos para sorteio no Instagram que mostramos e garanta que todo o processo seja o mais transparente possível. Os resultados vão chegar em breve!
janeiro 06 2021
Boa noite. Tenho uma dúvida quanto a realização de sorteios no instagram. É necessário que se peça autorização para a realização do sorteio no SCPC - Sistema de Controle de Promoção Comercial?
Carlos E.
Respondeu em janeiro 11 2021
Olá Rosana, tudo bem? Depende da finalidade do seu sorteio. Se ele se encaixar como concurso cultural, artístico, desportivo ou recreativo, ele não precisa de autorização! O mesmo vale para campanhas de incentivo para funcionários e programas de fidelidade. Nos outros casos sim, é necessário de autorização do SCPC ;)