CMS

Weebly ou WordPress: Qual Plataforma Escolher para Criar um Site?

escolha entre Weebly ou WordPress e crie um site hoje mesmo

Criar um novo site nunca foi considerado uma tarefa fácil. Mas, com as ferramentas disponíveis atualmente, o processo tem se tornado muito mais simples. Existem muitas plataformas que permitem a criação de um site moderno e estiloso sem precisar conhecer programação.

Duas das mais populares opções são Weebly e WordPress. A seguir, vamos fazer um comparativo entre as duas plataformas considerando alguns pontos. São eles:

  1. Facilidade de uso.
  2. Gerenciamento do site.
  3. Desempenho.
  4. Segurança.
  5. Personalização.

Vamos começar? 

Introdução ao comparativo Weebly ou WordPress

O Weebly é considerado por muitos um construtor de sites. Essa expressão tecnológica é dada para ferramentas que permitem a construção de sites sem precisar saber nada de programação.

Existem certos aspectos negativos nos chamados ‘construtores de sites’. Mas é importante ressaltar que, nos últimos anos, sua qualidade e popularidade cresceram significativamente. Atualmente, é uma opção comum utilizar um construtor de sites para criar um site próprio.

Sendo uma das opções mais populares do mercado, o Weebly tem muito a oferecer. Ele foi feito para ajudar você a criar sites e lojas virtuais tradicionais. Para isso, ele possui um sistema de construtor de sites do tipo “arrasta e solta”, que o torna bastante intuitivo.

tela inicial do CMS Weebly

O Weebly também possui integração com várias ferramentas do Google e permite o envio de email marketing pela própria plataforma. Esses benefícios o tornam um dos melhores construtores de sites do mercado.

Agora vamos falar do WordPress. Este é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), que é uma solução completa para a construção de qualquer conteúdo online (como sites).

página inicial do WordPress.org

Em muitos aspectos, um construtor de sites é semelhante a um CMS. Porém, os CMS tendem a oferecer um leque maior de opções e configurações. E, por isso, são um pouco mais difíceis de aprender.

E, o mais importante quando você usa um construtor de sites: ele fica hospedado no servidor da própria plataforma, enquanto que com um CMS você pode escolher o provedor de hospedagem que mais atender às suas necessidades.

Nas próximas seções vamos comparar Weebly ou WordPress em diversas categorias. Nosso objetivo é que você saiba qual a opção ideal para seu projeto na internet. 

Facilidade de uso

Criar um novo site é trabalhoso, principalmente se for a sua primeira vez. Antigamente, você precisava ter conhecimento de programação se quisesse construir algo mais elaborado do que uma página estática simples em HTML. Mas, na era dos CMS e construtores de sites, praticamente qualquer pessoa pode ter seu espaço online.

Isso não significa que criar um site não dê trabalho. Você ainda precisa praticar algumas boas práticas e explorar a plataforma de sua escolha. Porém, tanto o WordPress quanto o Weebly são plataformas amigáveis para iniciantes. E elas facilitam o trabalho de construção de um site.

Vamos começar com o Weebly. Assim que você faz o cadastro na plataforma é perguntado se pretende criar uma loja virtual.

loja virtual do Weebly

No nosso caso, vamos ficar longe de lojas virtuais, pois elas são naturalmente mais trabalhosas.  

Então, você vai ver uma coleção de temas que vão dar a cara do seu site. Existem dezenas de temas grátis que possuem uma aparência moderna, então encontrar um que se identifique com seu site não deve ser difícil. 

temas para Weebly

Depois de escolher o tema, você vai ser levado para o editor do Weebly, onde poderá fazer diversas alterações no tema. Você também pode arrastar os elementos para trocar a ordem em que são mostrados.

editor do Weebly

Você pode, inclusive, excluir elementos e adicionar novos utilizando o menu lateral.

adicionar ou excluir elementos do site Weebly

Ao clicar em um elemento uma caixa com as opções de personalização, vão aparecer:

opções de personalização no Weebly

No geral, o Weebly possui um dos editores mais simples e agradáveis que já utilizamos. Não seria exagero dizer que, em poucos minutos, você consegue montar um site atraente. Mesmo que leve um pouco mais tempo para se familiarizar com todas as ferramentas da plataforma.

Agora, vamos voltar ao WordPress. Depois de instalar a plataforma em sua hospedagem, você vai ter acesso ao famoso painel do WordPress.

painel de controle do WordPress

À esquerda, você encontra as opções de criação de conteúdo da plataforma. Por exemplo, se você quer criar uma nova página ou post, é só encontrar o botão correspondente. Então você vai ser levado ao editor do WordPress, que também não tem muito mistério.

editor de páginas do wordpress

Diferente do Weebly, o WordPress não possui um construtor do estilo “arrasta e solta” . Isso significa que, criar uma página exige mais esforço, mas você ainda consegue resultados excelentes sem muitos problemas.

E, o mais importante, muitos temas e plugins do WordPress permitem que você coloque um construtor visual em seu site. Ou seja, sua experiência pode ser parecida ou até melhor do que do Weebly.

Entretanto, é inegável que o Weebly é inicialmente mais fácil de usar do que o WordPress. Então, nessa comparação Weebly ou WordPress, o primeiro se sai melhor.

Gerenciamento do site

Um dos aspectos mais importantes a ser considerado é a capacidade de gerenciar tarefas diários de seu site, como por exemplo, fazer atualizações, criar backups, fazer alterações nas páginas e muito mais.

O Weebly permite que você controle algumas opções na aba Configurações no topo da página. Porém, não há muitas configurações para serem mexidas, pelo menos na versão grátis da plataforma.

configurações no Weebly

Você pode alterar o título do site, habilitar o SSL, subir um ícone e fazer alterações referentes aos mecanismos de busca (SEO).

configurações avançadas no Weebly

Você ainda pode adicionar novos apps e extensões para que seu site tenha mais funcionalidades. 

adicionar aplicativos no Weebly

Resumindo, a proposta do Weebly é que você não tenha que se preocupar muito com tarefas diárias de gerenciamento. Porém, o pouco controle sobre essas opções pode ser um ponto negativo.

Já com o WordPress, o que você mais vai ter é opções de gerenciamento e configurações para mexer. As principais delas são encontradas na aba Configurações, acessível pelo painel de controle.

Ali, você pode fazer coisas desde definir uma página inicial estática até opções de indexação nos motores de busca. Você pode até alterar a estrutura de URL de seu site na aba Configurações > Links permanentes.

links permanentes no wordpress

Você pode até configurar a resolução máxima das imagens que serão mostradas no seus site.

configurações de mídia no WordPress

Mas, todas essas opções são só a ponta do iceberg. O WordPress permite que você gerencie praticamente qualquer aspecto do seu site. Por exemplo, se o seu provedor de hospedagem não oferece backup automático do seu site, você pode adicionar a funcionalidade com o uso de plugins.

No geral, o gerenciamento do site é mais simples no Weebly, mas isso deve-se principalmente à falta de opções que a versão grátis oferece. O WordPress, em contrapartida, permite que você faça praticamente tudo que quiser. E por isso, vai levar a melhor nesse round do comparativo Weebly ou WordPress.

Desempenho

Independente da plataforma que você escolher, desempenho  não deve ser um problema. Ou seja, suas páginas deverão carregar rapidamente e o painel vai ser rápido e agradável.

Na prática, existem diversos fatores que influenciam o desempenho do seu site. Por exemplo, o WordPress e o Weebly são ambos bastante rápidos, mas, se você criar uma página que contém uma imagem de 20 MB, o tempo de carregamento da página será muito maior, causando lentidão para os visitantes.

Mas, colocando isso de lado, as duas plataformas possuem suas próprias vantagens. Com o Weebly, você não precisa se preocupar muito com a otimização do seu site, uma vez que a plataforma cuida disso para você.

Os sites criados com Weebly tendem a ser rápidos, mas a falta de autonomia da plataforma é um fator negativo para quem gosta de cuidar de seu site de forma manual.

Já o WordPress é uma plataforma self-hosted. Isso significa que você tem que escolher um provedor de hospedagem que possua boa reputação de performance.

Você também pode realizar diversas configurações manuais para melhorar ainda mais o desempenho da plataforma. Por exemplo, automatizar a otimização de imagens, melhorar o desempenho com sistema de cache, integrar com CDN e mais.

Ou seja, você pode otimizar muito mais o WordPress para ter melhores resultados, mesmo que dê mais trabalho do que o Weebly. Mesmo assim gostamos de ter mais opções para melhorar a velocidade do site.

Por isso, no comparativo Weebly ou WordPress, o segundo leva a melhor na categoria desempenho.

Segurança

Muitos sites são alvos de ataques online e muitas vezes o dono do site nem sabe. Pode ser que você esteja usando uma senha fraca, ter algum software desatualizado ou alguma de suas extensões tem alguma vulnerabilidade.

Seja qual for o caso, garantir que seu site esteja seguro é essencial, uma vez que uma brecha de segurança pode colocar os dados de seus visitantes em risco.

Com o Weebly é similar ao desempenho. Como a plataforma é hosted, não há muita coisa que possa ser feita. Existem poucas coisas que podem ser feitas, como desativar o SSL no seu site (o que não recomendamos).

ssl ativado no seu site

Fora isso, você é totalmente dependente das configurações do Weebly. É importante salientar que o Weebly já teve grandes problemas com segurança no passado. Mas esse também é o caso do WordPress e de outras plataformas populares.

O WordPress, inclusive, é um alvo comum para ataques, que estão constantemente procurando por vulnerabilidades na plataforma. Felizmente o WordPress em si já é bastante seguro.

A maioria dos ataques que ocorrem no WordPress são causados por vulnerabilidades nos plugins e temas. Mas esse risco pode ser minimizado ao escolher plugins e temas que recebam atualizações constantes e possuem uma boa reputação.

Como você pode escolher o provedor de hospedagem, é importante selecionar um que possua medidas de segurança, como firewall, backups regulares e mais.

Sem contar que você também pode contar com a ajuda de plugins de segurança. Algumas ferramentas, como o Sucuri Security, oferecem soluções completas para manter seu site protegido.

sucuri secutiry

Alguns plugins são mais específicos. Por exemplo, você pode usar o WP Security Audit Log para armazenar logs de todos os eventos de segurança do seu site.

logs do WordPress com o plugin wp security

Esses são apenas dois exemplos de como seu site WordPress pode ficar seguro de acordo com as medidas que você decidir adotar. Por isso, nesta seção do comparativo Weebly ou WordPress, novamente escolhemos a segunda opção. 

Personalização

Existem muitas plataformas para construir tipos de sites específicos. Mas, atualmente, também existem plataformas que permitem a construção de praticamente qualquer tipo de site.

O Weebly, por exemplo, é uma ótima solução para sites mais tradicionais. O editor “arrasta e solta” da plataforma, juntamente com uma grande variedade de temas, permitem que seu site tenha o estilo que você deseja.

estilo do site Weebly

Claro que, um site profissional possui mais do que apenas uma boa aparência. Pode ser que você queira ter algumas funcionalidades avançadas. Se você não é um desenvolvedor, então vai precisar de plugins ou extensões para isso.

O Weebly possui algumas dezenas de apps disponíveis para instalação no seu site. Entre eles, tem apps para integração com redes sociais, otimização para SEO e mais.

aplicativos para Weebly

No geral, o catálogo do Weebly não é ruim. O problema é quando você compara com o catálogo do WordPress. Só para ter uma pequena noção, no momento de criação deste artigo, o número de plugins grátis do WordPress já ultrapassava os 55 mil.

plugins para wordpress

Isso não inclui nem os plugins premium disponíveis em outras plataformas. Quanto aos temas, a quantidade não é tão grande, mas você ainda tem milhares de opções para escolher.

Na prática, isso significa que você pode instalar quase qualquer funcionalidade no WordPress. Alguns plugins até alteram totalmente o funcionamento da plataforma, como o WooCommerce.

plugin woocommerce transforma o wordpress numa loja virtual

É bom lembrar que você precisa escolher seus temas e plugins com cuidado. Mas, ainda assim, no comparativo Weebly ou WordPress, o segundo ganha neste quesito com ampla vantagem.

Vantagens do Weebly

Construtores de sites muitas vezes tem uma reputação negativa, mas o Weebly é inegavelmente uma plataforma poderosa. Quando se trata de WordPress ou Weebly existem muitos motivos que fazem alguém preferir o Weebly. Entre eles:

  • Uma solução com suporte para lojas virtuais.
  • Construtor de sites intuitivo com sistema ‘arraste-e-solte’.
  • Pouca configuração necessária para segurança e performance.

O único aspecto negativo da plataforma é a coleção de apps e temas, que é bastante limitada. A plataforma possui mais de 300 opções, o que é um número razoável, mas não suficiente para construir um site verdadeiramente único.

Tendo dito isso, nós recomendamos o teste do Weebly para ver se as funcionalidades atendem às necessidades do seu site. Se você gosta de uma experiência mais automática e com poucos ajustes manuais, essa pode ser a plataforma para você.

Vantagens do WordPress

Se tivermos que resumir os benefícios do WordPress, sem dúvida seria o alto nível de personalização da plataforma. Apenas de ter começado como uma plataforma para blogs, o CMS dá muitos motivos para ser utilizado em outros projetos.

  • Editor fácil de usar, mesmo não sendo considerado um construtor de sites.
  • Milhares de temas e plugins disponíveis.
  • Comunidade altamente ativa, fácil de encontrar soluções para problemas.
  • Liberdade para construir praticamente qualquer tipo de site.

Quando comparado com o Weebly a principal desvantagem do WordPress é a facilidade de uso para quem está começando.

Para aproveitar de todo o potencial do WordPress, é preciso investir um pouco de tempo no aprendizado, o que é algo esperado de uma plataforma tão flexível como o WordPress.

Na escolha entre Weebly ou WordPress, nós ficamos a última plataforma, já que é uma opção mais completa e poderosa para a grande maioria dos sites.

Weebly ou WordPress: Qual o Melhor?

O Weebly é altamente popular atualmente por oferecer uma experiência de simplicidade na construção de um site ou loja virtual. Porém, o WordPress também permite a criação dos dois tipos de sites e oferece muito mais opções de personalização. E na nossa opinião isso dá uma grande vantagem para o WordPress, tornando o CMS nossa principal indicação.

Na sua opinião, qual é a melhor plataforma, Weebly ou WordPress? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*