Blog

Blogger ou WordPress: Qual a Melhor Plataforma para Blog?

blogger ou wordpress: escolha uma plataforma para fazer seu blog

Muita gente já pensou em criar um blog em algum momento das suas vidas. E você provavelmente é uma destas pessoas.

Para entrar no mundo dos blogs, pode ser um tanto confuso com tantas plataformas que existem no mercado. Entre todas as disponíveis, duas se destacam mais: o WordPress e o Blogger. Mas, qual escolher?

Neste artigo, vamos comparar as duas plataformas para você a melhor opção! Vamos analisar os seguintes critérios:

  1. Facilidade de uso.
  2. Gerenciamento do Site.
  3. Desempenho.
  4. Segurança.
  5. Personalização.

Vamos discutir as vantagens que cada plataforma oferece para construir o seu site. No final, você vai conseguir se decidir pela plataforma que mais se encaixa com seu perfil de usuário e com o propósito do seu blog.

Que a batalha Blogger ou WordPress comece!

Introdução ao Blogger ou WordPress

Não é nenhum segredo que o WordPress e o Blogger são duas das mais populares plataformas de blogs do mundo.

O Blogger é uma plataforma do Google, o que agrega muito valor. Já o WordPress lidera com vantagem entre os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

Nos próximos parágrafos, vamos mergulhar fundo em ambas as plataformas para descobrir o que as torna únicas. Mas, agora, vamos conhecer melhor cada uma delas.

Primeiro, o Blogger possui uma fama de ser amigável para novos usuários. Com ele, você pode configurar seu blog em poucos minutos e começar a criar seus posts. Tudo sem custo algum.

criar novo blog no blogger

Já o WordPress possui duas versões:

  • WordPress.com. É uma plataforma com com hospedagem própria (hosted) que permite a criação de blogs gratuitos e acesso a planos premium com ferramentas adicionais.
  • WordPress.org. É uma plataforma que precisa de um plano de hospedagem à parte (self-hosted), é de código-aberto e possui muitas opções de configuração. 

página inicial wordpress.org

Quando você ouve as pessoas falando sobre WordPress, geralmente estão se referindo à plataforma self-hosted. Você pode instalar a plataforma gratuitamente, mas vai precisar de uma hospedagem e nome de domínio.

Se você quer começar agora, vai curtir nossos planos de Hospedagem WordPress, que incluem tudo que você precisa para começar seu blog e criar seu espaço na internet!

Agora que você já conhece um pouco sobre ambas as plataformas, vamos ao que interessa.

Facilidade de uso

Tanto o Blogger quanto WordPress possui uma boa reputação quanto à facilidade de uso. Mas é seguro afirmar que o Blogger está em um outro patamar nesse quesito.

Blogger

Se você possui uma conta do Google (e você provavelmente possui) é só clicar no botão Criar Novo Blog.

criar um blog no blogger

Então, o Blogger vai solicitar um nome e título para o blog. Você ainda ganha um domínio seublog.blogspot.com, caso não tenha um domínio próprio. Isso deve levar apenas alguns minutos. Logo em seguida, você já pode começar a publicar conteúdos através do painel.

painel de controle do Blogger

Mais simples do que isso é difícil. Não é à toa que o Blogger possui a fama de ser amigável para novos usuários.

WordPress

O WordPress também não deixa a desejar. A plataforma é tão popular que alguns provedores de hospedagem fornecem instaladores automáticos para configurá-lo com poucos cliques.

Depois que tiver tudo instalado, você vai perceber que o painel do WordPress oferece mais opções do que o Blogger.

No geral, isso é algo bom, já que significa que você possui mais opções de personalização e configuração para seus posts. Mas esse leque maior de possibilidades também implica em mais tempo de aprendizado para masterizar a plataforma.

painel de controle do WordPress

Para deixar claro, não estamos dizendo que o WordPress é uma plataforma complexa de mexer. Na realidade, nós consideramos intuitiva.

Mas, quando se trata de blogs, é praticamente impossível de superar a simplicidade do Blogger. Resumindo, na primeira disputa entre Blogger ou WordPress, primeiro leva leva a vitória. 

Gerenciamento do Site

Neste momento, você já deve ter uma noção de como é fácil começar um blog no WordPress ou Blogger. Mas criar e gerenciar um blog são coisas completamente diferentes. Em um mundo perfeito você deveria fazer qualquer tarefa com facilidade independente da plataforma, como por exemplo atualizar seu site e trabalhar no SEO.

Blogger

Quando se trata de gerenciamento de site, o Blogger mantém as coisas simples. Para adicionar novas páginas bastam poucos cliques. Mas a plataforma não oferece muitas ferramentas de manutenção do site, a não ser que você tenha um bom conhecimento em HTML.

Porém, um dos aspectos que fazem o Blogger se destacar é a capacidade de monetizar seu site com o AdSense (desde que você se qualifique para isto). Isso acontece graças ao seu relacionamento com o Google.

adicionar adsense no blogger

Da mesma maneira, o Blogger possui uma tela de Configurações enxuta, onde você pode gerenciar diversos aspectos do seu site, inclusive SEO.

configurar SEO no blogger

WordPress

No WordPress, a criação de novas páginas e posts é tão simples quanto no Blogger. Para isso, são necessários poucos cliques. Entretanto, o WordPress possui muito mais opções de configurações no seu editor.

editor de páginas e conteúdos do WordPress

Ao chegar na parte de configurações do seu site, você pode se sentir um pouco sobrecarregado com a quantidade de informações e configurações disponíveis. Se houve alguma notificação de temas ou plugins, você vai receber uma notificação, ficando mais fácil para manter tudo atualizado.

O WordPress também possui uma aba dedicada a Configurações, onde você pode mexer em diversas opções. Desde a URL do seu site até opções de privacidade. 

configurar permalink do wordpress

A plataforma também fornece opções de gerenciamento de seus usuários, até mesmo ferramentas de importação de conteúdos de outras plataformas. Inclusive se você deseja migrar do Blogger para o WordPress.

Assim como no quesito anterior o Blogger leva uma vantagem devido a facilidade de uso. Mas para gerenciar um site é importante ter o máximo de opções disponíveis para deixar tudo como você deseja. Por isso o WordPress leva a melhor neste round de Blogger vs WordPress.

Desempenho

O desempenho de um site pode ser resumido a duas coisas:

  1. O tempo médio que sua página leva para carregar.
  2. A velocidade do back-end de seu site.

Não esqueça que muitos fatores são determinantes para a velocidade de um site. Por exemplo, se você possui muitas imagens pesadas com certeza vai ter dificuldades. Da maneira maneira se seu provedor de hospedagem não oferece um serviço de qualidade, seu site vai demorar mais do que o esperado.

Blogger

Quanto à performance, o Blogger sai na frente por ser uma plataforma hosted hospedada pelo Google. E, pela nossa experiência, o tempo de carregamento nunca é um problema. Também vale mencionar que, sites criados no Blogger têm a tendência de ser mais simples, o que ajuda no desempenho.

WordPress

O WordPress não é necessariamente mais lento. Mas, por ser uma plataforma self-hosted, vai depender bastante do provedor de hospedagem utilizado.

Para ter melhores resultados, você vai querer hospedar seu site em um provedor que já possua boa fama no mercado por sua velocidade.

Mesmo assim, é importante estar sempre monitorando o desempenho do seu site para garantir o bom funcionamento mesmo com um grande crescimento.

No geral, apesar de ser mais trabalhoso manter um site rápido no WordPress, você também possui mais flexibilidade.

Por exemplo, é fácil de integrar um CDN com a plataforma. Ou melhorar a otimização das imagens. Em outras palavras, você sempre vai poder fazer algo para melhorar a velocidade do seu site no WordPress. Já no Blogger, você se baseia apenas na segurança e desempenho da plataforma.

Ambas as plataformas possuem um bom rendimento no geral. Então, na disputa entre Blogger ou WordPress, declaramos um empate nesta categoria.

Segurança

Gerenciar um site é muito divertido. Até você ter uma brecha de segurança. Hackers vão tentar invadir seu site, derrubar com um ataque DDoS, ou até mesmo alterar todos os seus dados. Para se proteger, é importante escolher uma plataforma de renome e de confiança.

Blogger

Assim como no quesito desempenho, o Blogger tem a vantagem de ser mantido pelo Google. Ou seja, por seu site estar hospedado com o Google, ele está em ótimas mãos. O ponto negativo é que você não pode fazer muitas alterações de segurança, já que está utilizando uma plataforma fechada.

WordPress

Já com o WordPress, você fica mais exposto, pois o CMS é constantemente focada por hackers. Mas ele permite que você se proteja de diversas maneiras.

Por exemplo, um bom provedor de hospedagem vai fornecer uma segura linha de defesa que deve ser impenetrável para praticamente qualquer ataque.

Além disso, você também pode alterar as configurações do seu site para aumentar a segurança. Você pode fazer isso manualmente com a ajuda de plugins, como o Sucuri Security (entre outras opções).

proteja seu site com o plugin sucuri security

A questão é que seu site do WordPress vai ficar tão seguro o quanto você o tornar seguro. Se você tem a disposição de dedicar mais tempo para a segurança, então não deve ter nenhuma espécie de problema.

Por isso, quem leva a melhor no quesito segurança no embate Blogger ou WordPress é o segundo.

Personalização

Finalmente chegamos na parte de personalização. Este é um termo que utilizamos para definir a flexibilidade da plataforma de permitir que você altere sua aparência.

Na maioria dos casos, o mais recomendado é utilizar uma plataforma que permita o máximo de customização possível. Assim você pode criar o blog que sempre desejou sem limitações.

Blogger

Até agora, o Blogger se mostrou uma excelente opção em todos os quesitos. Mas, neste, ele fica para trás.

A questão é que o Blogger foi criado para ser uma plataforma simples, com poucas opções. Uma das coisas que o torna simples de usar é o acesso a sua boa coleção de temas que, em sua maioria, são responsivos em desktop e mobile.

opções de personalização no blogger

Claro que isso não é uma coisa ruim. O problema é que algumas dezenas de temas não é tão impressionante assim.

Você pode utilizar HTML para alterar aspectos do tema e cores. Entretanto, as opções são limitadas e por isso muitos sites criados no Blogger são bastante parecidos.

WordPress

O WordPress, em contrapartida, é praticamente imbatível no quesito personalização. O CMS permite o uso de milhares de temas e plugins grátis e premium. Eles podem ser usados para criar praticamente qualquer site que você desejar.

instalar plugins do wordpress

Instalar essas ferramentas é fácil. Na prática, isso quer dizer que você pode estar sempre trocando a aparência do seu site.

Você também não vai ficar sentindo falta de funcionalidades, já que existe um plugin do WordPress para praticamente qualquer coisa imaginável.

Por isso, este último round do comparativo Blogger ou WordPress, nossa escolha fica com o WordPress.

Vantagens do Blogger

A esta altura do campeonato, você já sabe o quê esperar do Blogger. Mas tem muita informação para ser processada, então vamos resumir em poucas linhas.

Estas são as duas principais razões para utilizar o Blogger:

  • Uma das experiências mais simples de criação de blog disponíveis no mundo.
  • Sites criados no Blogger são rápidos e seguros, graças á infraestrutura oferecida pelo Google.

Finalmente, o Blogger pode ser uma boa opção se você deseja criar um blog simples.

Caso a sua intenção seja apenas escrever sem se preocupar com muitos detalhes do site, então o Blogger é a opção certa para você.

Se você não encontrar tudo que precisa, basta migrar para o WordPress.

Vantagens do WordPress

Existe um motivo pelo qual grande parte dos usuários da internet preferem o WordPress. Apesar de ter começado como uma plataforma de blogs, ele cresceu para muito mais do que isso.

Vamos listar alguns motivos que tornam o WordPress uma escolha tão certeira:

  • Fácil instalação, assim como criação de páginas e posts.
  • Controle total sobre as configurações de performance e segurança.
  • Uma das plataformas mais customizáveis do planeta, permitindo que você construa praticamente qualquer tipo de site.

Geralmente, a escolha entre Blogger ou WordPress é simples. O WordPress oferece uma experiência mais flexível em praticamente qualquer aspecto.

Mesmo se você quiser criar um simples blog, o WordPress dá muito mais liberdade do que o Blogger, sem deixar de ser uma ferramenta fácil de ser usada.

Conclusão: Blogger ou WordPress?

Uma disputa entre Blogger ou WordPress pode ficar bem acalorada. Porém, a plataforma self-hosted do WordPress leva vantagem em praticamente todos os quesitos.

O WordPress oferece muito mais opções de gerenciamento de site, segurança e personalização. Isso torna a decisão de escolher uma pela outra mais fácil para os usuários.

Mas isso não faz do Blogger uma opção ruim. Se você quer apenas um blog, sem muitas opções, ele pode ser a alternativa ideial para o seu projeto.

O que você achou da disputa entre Blogger ou WordPress? Comente sua opinião com a gente na caixa de comentários aqui em baixo. Aguardamos a sua mensagem! o/

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

4 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • WordPress como a melhor plataforma de criação e hospedagem de blogs e sites na Internet??? Fale sério! O WordPress não possui suporte a vídeos na versão gratuita, enquanto o Blogger do Google possui suporte quase que total a vídeos na versão gratuita. Só isso, já torna o Blogger do Google infinitamente superior ao WordPress e ponto. O resto é só conversa mole.

    • Oi, Thadeu.

      Poxa, ficamos felizes por ter te ajudado neste começo. Sabemos o quão desafiador pode ser os primeiros passos na web. Conte sempre com a gente! E se tiver algum conteúdo que não encontrou por aqui, por favor, nos avise.

      🙂

  • Claro que somente a prática de quem utilizar as duas plataformas vai dizer qual é a melhor e, assim, confirmar ou não o que foi dito nesse post. Mas a formar clara, direta e sem rodeios como está oferecida, é EXCELENTE. Está todo mundo cansado de tentar descobrir alguma coisa sobre determinados assuntos e os autores os levam para uma viagem ao redor da lua, para depois voltar e concluir pelo óbvio, quando os leitores já estão prestes a desistir. Esse post ficou muito bom mesmo, elucidativo, simples. Parabéns, Andrei, ganhasse um seguidor.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*