Como Verificar os Logs de Erro PHP do Seu Site
Uma das certezas de ter um projeto online é que eventualmente algum erro vai aparecer. Porém páginas em branco e mensagens de erro como “500 Erro Interno do Servidor” não dizem muita coisa sobre qual é o problema.
Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis
Este tutorial vai ensinar como habilitar os logs de erros PHP e identificar o que está causando toda a confusão. Essa ferramenta é útil tanto para iniciantes como desenvolvedores experientes, já que mostra qual é a linha do código que deve ser verificada para resolver o problema. Assim fica mais fácil de encontrar uma possível solução.
Se você possui um erro e não sabe por onde começar, confira as dicas abaixo.
O que você vai precisar
Antes de iniciar o tutorial você vai precisar:
- Acesso ao painel de controle da conta de hospedagem.
1º Passo — Habilitar os Logs de Erro
Como a maneira de habilitar os erros é um pouco diferente de acordo com o painel utilizado, vamos mostrar como fazer isso tanto no painel de controle da Hostinger como no cPanel.
Habilitar os logs de erro com .htaccess no painel de controle da Hostinger
Uma maneira simples e eficiente de gerenciar as configurações do PHP é através do arquivo .htaccess. Se estiver com dificuldades para encontrar o arquivo, confira o tutorial sobre como localizar (ou criar) um arquivo .htaccess. Para habilitar os logs de erros você vai ter que adicionar a seguinte linha ao arquivo:
php_flag log_errors on
Então vamos ter que determinar um local para que os logs sejam armazenados. Para nosso exemplo criamos o arquivo error_log.txt no diretório public_html. Para que os logs sejam armazenados no arquivo criado, insira a seguinte linha no .htaccess:
php_value error_log /home/usuario_FTP/public_html/error_log.txt
NOTA: Não esqueça de trocar usuario_FTP pelo seu usuário. Na Hostinger o padrão é a letra “u” seguida por 9 dígitos numerais. Exemplo: u497135640.
Não esqueça de clicar no botão Save para salvar as alterações. Com estas configurações os logs de erro serão armazenados no arquivo error_log.txt localizado na pasta public_html.
Habilitar os logs de erro no cPanel
Caso você utilize o cPanel também é possível habilitar os logs de erro através do arquivo .htaccess. Faça login no painel e acesse o Gerenciador de Arquivos.
Como o .htaccess é um arquivo oculto, primeiro clique em Configurações, então marque a caixa Mostrar arquivos ocultos (dotfiles).
Agora procure o arquivo .htaccess dentro da pasta public_html, clique com o botão direito e selecione Edit. Você vai inserir as mesmas linhas mostradas anteriormente:
php_flag log_errors on php_value error_log /home/usuario_FTP/public_html/error_log.txt
NOTA: aqui você também vai precisar alterar o usuario_FTP. No cPanel ele é mostrado na parte superior da tela:
2º Passo — Abrir os logs de erro
De agora em diante sempre que um erro ocorrer no seu site uma nova linha vai ser adicionada no arquivo error_log.txt. Para testar, faça alterações no seu site e recarregue a página. Então use o Gerenciador de Arquivos para abrir o arquivo de logs e você deve ver algo do tipo:
3º Passo — Interpretar os logs de erro
Mesmo sendo inviável que analisemos todos os possíveis erros, existem algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor. Estes são alguns dos exemplos de erros mais comuns:
-
Parse error: syntax error, unexpected T_PUBLIC in /home/username/public_html/cms/components/com_content/models/article.php on line 70
Indica um erro na sintaxe do seu código – você precisa verificar o arquivo mencionado. Note que a linha onde o erro está sendo gerado também é indicada.
-
PHP Fatal error: Call to undefined function get_header() in /var/www/username/public/blog/wp-content/themes/theme/index.php on line 1
Informa que a página index.php está tentando chamar uma função que não existe. Verifique se o nome da função está correto.
Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in /home/username/domains/domain.com/public_html/wp-includes/class-phpmailer.php on line 737
Este erro pode ser resolvido alterando o max_execution_time nas configurações do PHP.
Conclusão
Agora você sabe como habilitar, armazenar e interpretar os logs de erros PHP em sua conta. Esses logs fornecem muitas informações valiosas para corrigir qualquer tipo de problema e permite que você consiga corrigir o erro sozinho.