Tutoriais Website WordPress

WP Super Cache vs W3 Total Cache: qual o melhor plugin de cache WordPress?

W3 Total Cache vs WP Super cache

Quer melhor a velocidade de carregamento do seu site WordPress? Então saiba que você precisa conhecer o melhor plugin de cache WordPress.

Quando falamos de um site WordPress responsivo, dinâmico e interativo, a velocidade é um ponto crucial. Sabia que muitos usuários abandonam uma página se ela não carrega até dentro de dois segundos?

Ainda que existam inúmeras ferramentas de cache que podem melhorar o desempenho do seu site, decidir qual delas usar pode ser uma tarefa difícil. Mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar.

Os dois melhores plugins de cache WordPress são:

  • W3 Total Cache: Uma opção robusta com uma diversidade de recursos para você configurar o cache do seu site.
  • WP Super Cache: Uma opção mais simples, mas não menos poderosa. Este plugin de cache WordPress é mais indicado para sites com muito tráfego.

Neste artigo, vamos explicar as razões por que usar um plugin de cache WordPress pode ser uma jogada sábia. Além disso, vamos mostrar uma disputa entre WP Super Cache vs W3 Total Cache e, com isso, descobrir qual o melhor plugin de cache WordPress.

Por que você precisa de um plugin de cache no seu site WordPress

Estamos prestes a descobrir qual o melhor plugin de cache WordPress. Antes de analisarmos o comparativo entre W3 Total Cache vs WP Super Cache, é importante esclarecer o que é armazenamento em cache e o que ele ele faz pelo seu site. Basicamente, o cache é uma área de acesso temporário de alta velocidade.

Ele armazena as informações recentemente usadas, permitindo elas serem rapidamente acessadas mais tarde. Em outras palavras, o cache pode ser usado para guardar e mostrar uma versão estática do seu site para os visitantes.

Existem alguns motivos benéficos que servem de incentivo para você usar um plugin de cache WordPress. São eles:

  • Melhorar a velocidade e o desempenho

Isso acontece por que o cache permite que os arquivos acessados com frequência sejam buscados em um cache de proxy, algo que é um processo bem mais rápido do que buscar arquivos de um servidor de dados remoto.

  • Reduz o consumo da largura de banda do seu site

Isso significa menos congestão na rede e, potencialmente, mais dinheiro economizado.

  • Garante que o conteúdo do seu site fique sempre disponível

Se o seu site sofrer uma queda temporária por causa de uma falha na rede, o conteúdo armazenado em cache ainda poderá ser acessado pelos visitantes.

  • Melhora o SEO (Search Engine Optimization) do seu site

Como os motores de busca consideram a velocidade de carregamento de um site como um fator de ranqueamento, reduzir a latência do seu site pode ser uma vantagem para você.

Aprenda mais sobre como fazer SEO no WordPress e consiga mais tráfego e uma melhor posição de ranqueamento para seu site.

  • Reduz o carregamento do seu servidor de hospedagem

Além de melhorar a velocidade, usar um plugin de cache WordPress pode aliviar a memória do servidor da sua hospedagem de sites.

Considerando as muitas vantagens do cache, fique sabendo que existem muitos plugins de cache WordPress que podem facilitar a sua vida. O WP Super Cache e o W3 Total Cache são dois dos melhores disponíveis, com opções bem completas e flexíveis.

Levando isso em conta, vamos explorar os pontos fortes e fracos de cada um deles em um comparativo detalhado. E ver qual deles se sobressai como o melhor e mais apropriado para você usar.

WP Super Cache vs W3 Total Cache: qual o melhor plugin de cache WordPress?     

Chegamos ao ponto central do nosso conteúdo. É a partir aqui que você vai descobrir qual é o melhor plugin de cache WordPress.

Nesta seção, vamos ver as principais diferenças dos dois plugins num comparativo W3 Total Cache vs WP Super Cache. Vamos ver como eles se comportam em termos de instalação, preço e suporte ao usuário.

WP Super Cache

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpress

O WP Super Cache foi criado pela Automattic, a empresa por trás do WordPress. Este plugin permite que você crie arquivos estáticos em HTML que seu servidor pode mostrar para os visitantes do seu site. Essa é uma alternativa mais rápida do que fazer scripts em PHP para o WordPress. Ago que pode ser bem mais custoso e levar muito tempo para ficar pronto.

Quer conhecer mais sobre PHP? Acesse O que é PHP? Guia Básico de Programação PHP.

O WP Super Cache tem três métodos para disponibilizar arquivos em cache. O método “Expert” é o mais rápido deles. E pode ajudar o seu site a desempenhar bem em caso de muito tráfego (útil para escalabilidade de um projeto).

O método “Simple” não chega a ser tão rápido quanto o “Expert”. Mas ele permite ue os arquivos sejam exibidos em seções de sites que permanecem dinâmicas. O último método é o “WP-Cache caching”, que serve mais para usuários logados. Ele garante que esses usuários tenham um desempenho confiável ao realizar ações no seu site.

O WP Super Cache é mais indicado para quem está começando a usar o WordPress. Ee é simples, relativamente leve e fácil de configurar. Ele também pode ser sincronizado com a sua Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN), que pode ajudar a melhorar a velocidade do seu site.

W3 Total Cache

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpress

Assim como o WP Super Cache, o W3 Total Cache também pode ser integrado com a sua CDN. Entretanto, ele também economiza largura de banda ao comprimir e reduzir o peso dos arquivos do seu site.

De fato, a versatilidade de compressão e s configurações de renderização do plugin podem melhorar a velocidade e o desempenho geral do seu site em até 10 vezes. Ele ainda traz recursos que diminuem o tempo de download do seu site. Fora que ele também melhora a experiência do usuário no processo.

O W3 Total Cache se diferencia do Wp Super Cache por ser um plugin independente de servidor de internet. Isso quer dizer que ele é uma opção confiável de cache para o seu site, independente do seu provedor de hospedagem. Em comparação, o WP Super Cache funciona melhor com servidores de baixa potência.

O W3 Total Cache é bem mais indicado a usuários com conhecimentos mais avançados. Isso porque ele tem múltiplas configurações de compressão de arquivos JavaScript e CSS, além de capacidades de Object Caching.

Ele também é ótimo se você está desenvolvendo um site WordPress voltado a dispositivos móveis, já que ele suporta Accelerated Mobile Pages (AMP).

Vamos dar uma olhada mais aprofundada nos recursos do W3 Total Cache e do WP Super Cache mais abaixo. Primeiro, vamos ver o quão amigáveis ao usuários esses dois plugins são no processo de instalação e configuração.

Facilidade de configuração

Como muitos outros plugins do WordPress, você pode instalar o W3 Total Cache e o WP Super Cache de uma maneira bem simples. Já no seu painel de controle do WordPress, vá na seção Plugins > Adicionar Novo.

Na nova janela que se abrir, use o campo de buscas para encontrar ambos os plugins. Assim que os encontrar, clique em Instalar Agora e, na sequência, clique em Ativar.

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpressAgora vamos ver o que os dois plugins oferecem em termos de configuração. Vamos começar com o W3 Total Cache.

Assim que tiver instalado o plugin, você vai perceber que um novo menu chamado Performance vai aparecer no seu painel de controle. Para completar a configuração, entre em Performance > General Settings e continue as configurações que aparecem. Selecione Save All Settings depois de ter marcado cada opção de configuração da sua preferência.

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpressEsse processo pode parecer assustador, especialmente se você for novo em assuntos sobre cache. Mas não se preocupe. Felizmente, o W3 Total Cache tem um FAQ (em inglês) que pode dar a você dicas de como configurar melhor o plugin para o seu site.

Em comparação, o processo de configuração do WP Super Cache é bem mais direto. Assim que tiver ativado o plugin, vá na seção Settings > WP Super Cache no seu painel de controle. Lá, você deve ver duas opções bem simples para ativar ou desligar o cache. Escolha Cache On (Recommended) e clique no botão Update Status e você já terá configurado tudo.

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpressComo você pode ver, neste round o WP Super Cache é o melhor plugin de cache WordPress. Ele simplesmente se sai melhor que o W3 Total Cache. Entretanto, isso acontece porque o WP Super Cache não tem muitas opções de recursos. E também é mais adequado para cache simples em servidores de baixa potência.

Recursos

Nesta categoria, ambos os plugins oferecem recursos robustos para melhorar o desempenho do seu site e a experiência de uso dos usuários. O primeiro ponto a se considerar é o quão versáteis esses recursos são. E como eles podem ser configurados para atender melhor aos requisitos de cache do seu site.

Novamente, vamos começar pelo W3 Total Cache. Alguns recursos que ele oferece são:

  • Compressão para múltiplos tipos de arquivos (HTTP, CSS, JavaScript) e banco de dados.
  • Compatibilidade de importar adições diretamente para uma CDN ou biblioteca de mídias WordPress.
  • Cache de navegação pelo cabeçalho geral do Cache-Control.
  • Suporte completo a dispositivos móveis.
  • Cache para resultado de buscas e objetos de bancos de dados.
  • Suporte a CDN.

Existem algumas vantagens importantes do W3 Total Cache em relação ao WP Super Cache. A primeira é que a versão premium dele oferece Secure Socket Layer (SSL), que adiciona uma dimensão extra de segurança aos seus dados em cache. Certificados SSL também ajudam a melhorar o SEO do seu site.   

Quer aprender mais sobre a importância do SSL? Acesse o conteúdo SSL: O que é, para que serve e como instalar para entender por que você não pode deixar de ter esse recurso no seu site.  

Outra grande vantagem do W3 Total Cache é que ele tem suporte ao Accelerated Mobile Pages (AMP). Isso pode ajudar a garantir que o desempenho do seu site seja otimizado para usuários que acessam a sua página por dispositivos móveis.

Finalmente, temos que mencionar que a força principal do W3 Total Cache está nos seus recursos de pré-cache. Você pode ajudar facilmente os intervalos nos quais o armazenamento em cache acontece no seu site, em disco rígido ou em memória.

Agora, vamos para o WP Super Cache. Alguns dos recursos principais do plugin são:

  • Capacidades extensas de mod_rewrite para cache estático (que é um pouco mais rápido do que o cache HTML gerado pelo PHP.
  • Compressão automática de página.
  • Funções básicas de agendamento de cache.
  • Suporte a CDN.
  • Facilidade de exportar configurações de cache de um site para outro.
  • Suporte a dispositivos móveis.

O WP Super Cache supera o W3 Total Cache em alguns pontos. Por exemplo, você pode mexer nas configurações dele para mudar a ordem em que os plugins do seu site WordPress são carregados.

Isso significa que você pode priorizar o que for de mais crucial para o seu site. Tudo para focar em um carregamento mais rápido, melhorando o desempenho da página e a experiência do usuário.

Contudo, neste round para saber qual o melhor plugin de cache WordPress, o W3 Total Cache leva o troféu. Ainda que suas configurações sejam meio assustadoras, elas dão a você uma melhorada radical de desempenho quando usados corretamente. E isso é bem importante se você está desenvolvendo um site de negócios ou um e-commerce.

Preço

Ainda que o WP SUper Cache seja relativamente poderoso, capaz de aguentar sites com grande tráfego, ele é completamente gratuito. Considerando que o WP Super Cache ranqueia sempre entre as melhores opções de plugin de cache WordPress, ele é uma ótima opção se você tiver um orçamento limitado e precisar de uma solução.

Em contrapartida, a versão grátis do W3 Total Cache também contém uma série excelente de recursos, além de um framework extenso. Ele é compatível com softwares de melhoria de desempenho, do Cloudflare ao New Relic, além do plugin WPML (habilita a tradução de um site para múltiplos idiomas).

O W3 Total Cache Pro (custa US$ 99) entrega uma série de recursos adicionais. São eles:

  • Fragmentação de cache

Essa opção estende a capacidade de cache dos componentes de sites dinâmicos (páginas de edição de perfis de usuário ou uma página de produto de e-commerce).

  • Extensão exclusiva de framework

Empresas terciárias podem contribuir e solucionar problemas no seu site sem precisar acessar do acesso principal de desenvolvedor. Assim, esse recurso pode melhorar o desempenho geral do seu site.

  • Compatibilidade com Genesis Framework

O W3 Total Cache Pro pode entregar cache fragmentado para o poderoso tema Genesis Framework. Os ganhos de desempenho, de velocidade e de carregamento das páginas pode chegar a até 60%.

Junto a isso, usuários do W3 Total Cache Pro ainda podem comprar uma série de soluções premium adicionais para o plugin. Entre elas auditoria de desempenho, serviços de solução de problemas e de configuração de plugins. Os preços variam de US$ 250 a US$ 300.

Quando pesar a disputa de preços W3 Total Cache vs WP Super Cache, a melhor opção é aquela que se adaptar melhor ao tipo de site que você quer fazer. Se for um site simples para promover seu negócio, que requer interação mínima dos usuário, o WP Super Cache é o melhor plugin de cache WordPress.

Contudo, se o seu site (ou rede multisite) contém uma variedade de recursos para e-commerce, é recomendado investir nas soluções de cache fragmentado do W3 Total Cache Pro. Essa também é uma solução perfeita se você procura aumentar o desempenho do seu site usando espelhamento de CDN.

Suporte

O suporte é um fator primordial a considerar quando estiver decidindo qual o melhor plugin de cache WordPress. Ele precisa atender às duas necessidades. Frequentemente, pode ser difícil se decidir entre quais os recursos de um plugin em particular podem ajudar você e o seu site.

A boa notícia é que tanto o WP Super Cache quanto o W3 Total Cache tem um ótimo suporte. Além de terem fóruns regularmente atualizados no suporte do WordPress.org, os dois têm seções de FAQ bastante completas.

Vamos começar vendo o suporte oferecido pelo WP Super Cache. Depois de instalar, ativar e abrir o plugin, você logo vai ver um menu Need Help?. Aqui vocẽ já pode acessar os recursos principais de suporte do plugin.

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpressAlém da página de FAQ e do fórum de suporte, ainda tem uma opção dedicada a Debug Tab. Essa função útil permite que você insira um endereço de IP`para depurar o plugin, além de configurar o seu cache para limpar dados quando um erro acontecer.

A página do WordPress.org para o WP Super Cache também contém uma lista de configurações recomendadas. Isso é bem útil se você não tem nenhum requisito de cache para o seu site.

Naturalmente, o W3 Total Cache contains recursos mais avançados que o WP Super Cache. Por exemplo, a página de FAQ e o fórum de suporte são muito mais extensos e completos. Também existem uma penca de guias online para fazer a configuração de tudo o que você precisar para esse plugin de cache WordPress.

Assim que vocẽ começar a explorar as muitas opções de configuração do W3 Total Cache, você pode esbarrar em problemas complexos. Para ajudar você a vencer esses problemas rapidamente, o plugin oferece o Premium Support Response, embora ele custe pesados US$ 250.

Ao considerar a disputa W3 Total Cache vs WP Super Cache em termos de suporte, opte pelo primeiro. Embora você talvez tenha que pagar pelo suporte dedicado, o W3 Total Cache permite que você resolva problemas rapidamente e com confiança. E isso sem recorrer a tutoriais cheios de textos. Ele também inclui uma opção gratuita para você enviar relatórios de bugs.

O veredito: qual o melhor plugin de cache WordPress?  

Escolher o melhor plugin de cache WordPress não é fácil. Antes de tudo, leve em conta o que você precisa para atender os requisitos do seu site. Atente-se a detalhes como tamanho e complexidade de funções da sua página. Assim sendo, não seria justo chamar qualquer plugin como o melhor plugin de cache WordPress.

Em termos de funcionalidade, suporte, recursos e integração com softwares de melhoria de desempenho, o W3 Total Cache vence. Entretanto, se você procura uma solução gratuita, simples e confiável (que ainda habilita a integração com CDN), o WP Super Cache é a nossa recomendação.

Fora isso, precisamos reforçar que outra vantagem do W3 Total Cache sobre o WP Super Cache é compatibilidade. Enquanto o W3 Total Cache funciona com qualquer serviço de hospedagem e tema, o WP Super Cache já apresentou problemas em ambos os campos.

ajudamos você a escolher o melhor plugin de cache wordpress

Conclusão

Conseguiu se decidir qual o melhor plugin de cache WordPress? Sabemos que não é uma escolha fácil. E esperamos que esse guia tenha ajudado você a operar melhor os mecanismos de cache do seu site.

Como vimos, se você quiser o controle máximo do cache do seu site configurando cada opção para atingir o que você precisa, fique com o W3 Total Cache. Se quiser algo mais básico, econômico e que seja configurado em poucos passos, fique com o WP Super Cache.

Você tem perguntas sobre o W3 Total Cache ou o WP  Super Cache? Use a caixa de comentários abaixo para escrever para a gente. Vamos adorar interagir com você e tirar as dúvidas que você tiver. 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e não dispensa uma boa leitura a qualquer hora do dia.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]