WordPress

O WordPress É Grátis? Quanto Custa Um Site WordPress?

veja quanto custa um site no wordpress e faça agora mesmo seu projeto

“O WordPress é grátis?”. Aposto que essa pergunta vai surgir na sua mente se você considerar o WordPress como o CMS de seu futuro blog ou site. A resposta não é tão simples, pois existem duas versões do WordPress: WordPress.com e WordPress.org. Neste tutorial, vamos analisar as duas versões e Quanto Custa Um Site em ambas as plataformas. 

Uma Breve História do WordPress

O WordPress foi lançado em 27 de Maio de 2003 por seus fundadores Mike Little e Matt Mullenweg. Hoje, é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo.

O WordPress é desenvolvido por uma comunidade de código aberto. Isso é possível pois o WordPress é disponibilizado pelo GPL (General Public License).

Em resumo, o GPL faz do WordPress um software aberto e grátis para distribuição, modificação, compartilhamento, etc.

O GPL segue esses 4 princípios:

  • Liberdade do uso de software para qualquer propósito;
  • Liberdade para aprender como o software funciona e fazer alterações;
  • Liberdade para distribuir o software;
  • Liberdade para corrigir erros, fazer melhorias, criar ferramentas, e distribuir as alterações para todas as comunidades para que todos os usuários tenham acesso aos mesmos benefícios.

Durante o desenvolvimento do WordPress, Matt Mullenweg abriu a Automattic, empresa que possui a missão de ajudar usuários não-técnicos a criar um blog com facilidade.

Desde então os usuários possuem duas versões do WordPress para escolher: WordPress.com e WordPress.org.

versão modelo do primeiro wordpress
WordPress na versão 0.7, em 27 de maio de 2003.

O WordPress.com é grátis?

home do wordpress.com

O WordPress.com é um produto da Automattic. Ele utiliza uma versão modificada do WordPress e oferece um serviço básico para blogs.

O Automattic acredita que para criar um site ou blog totalmente funcional, o WordPress somente não é suficiente. Existem outros requisitos técnicos como hospedagem, domínio, suporte técnico.

Todos esses aspectos podem ser aterrorizantes para quem quer apenas criar um simples blog.

Por isso, a empresa oferece um pacote com todos os serviços necessários para que o usuário comece a trabalhar no blog imediatamente. E isso sem se preocupar com hospedagem, domínio ou ter conhecimento técnico.

Criar um blog no WordPress.com leva apenas alguns minutos. Tudo que você precisa é fazer um cadastro, preencher alguns detalhes sobre o blog e vai estar tudo pronto.

Planos e Preços do WordPress.com

O WordPress.com oferece 4 planos:

  • Grátis;
  • Pessoal;
  • Premium;
  • Negócios.

O primeiro plano do WordPress.com é totalmente grátis, mas possui diversas limitações. Por exemplo, você não pode usar um domínio premium.

Também é importante mencionar que a Automattic vai mostrar propagandas próprias no seu site. E mais: você tem um espaço em disco de 3 GB e só pode realizar mudanças de personalização básicas (plugins adicionais não são permitidos).

Para ter mais recursos, você precisa fazer upgrade para um plano melhor. O WordPress.com oferece 3 planos pagos dependendo das necessidades do site e os serviços que você deseja. Eles incluem domínio personalizado, temas premium e suporte técnico.

Vamos analisar o que o WordPress.com oferece:

  • Hospedagem – O WordPress.com cuida da hospedagem do seu blog.
  • Domínio – Você ganha um subdomínio grátis do WordPress (exemplo.wordpress.com) com o plano pago. Se você quiser usar um domínio próprio e não um subdomínio, é necessário fazer upgrade para um plano pago.
  • Sem Acesso aos Códigos – Você não tem acesso aos códigos do seu site. Isso significa que você não vai poder modificá-lo. O que é um problema para quem deseja fazer personalizações.
  • Temas Limitados – O plano grátis oferece diversos temas gratuitos. Você pode experimentar temas Premium apenas em um plano pago. Porém, mesmo com o plano pago, os temas Premium podem ser aplicados somente do diretório do WordPress.com. Temas Premium de terceiros não são permitidos.
  • Plugins Limitados – Semelhante aos temas, você precisa fazer upgrade para o plano Negócios para poder instalar plugins no seu site. Mesmo com o plano mais caro você não tem permissão para instalar plugins de terceiros.
  • Controle Limitado do Site – Você não tem controle total dos seus dados e conteúdo. As autoridades vão tirar seu site do ar caso haja algum conteúdo que viole as políticas de uso do WordPress.com.
  • Monetização – Você só pode colocar propagandas no seu site nos planos pagos.

Quanto custa um site no WordPress.com?

No que se trata de dinheiro, você pode criar um blog com o plano inicial sem custo algum. Mas o plano grátis do WordPress.com pode não ter os recursos necessários mesmo para blogueiros de primeira viagem. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, você vai ter que investir algum dinheiro contratando um plano pago.

O WordPress.org é grátis?

home do wordpress.org

O WordPress.org é comumente chamado de WordPress “verdadeiro”, já que é o software de código aberto desenvolvido pela comunidade WordPress. Ele está disponível para qualquer pessoa baixar, usar e personalizar totalmente grátis.

Mas por que os desenvolvedores iriam gastar tempo desenvolvendo o WordPress.org sem ganhar nada por isso?

Primeiro, muitas pessoas contribuem com softwares de código aberto porque é seu hobby. E também ajuda no desenvolvimento de suas habilidades de programação.

Segundo, a comunidade de desenvolvedores não ganham dinheiro desenvolvendo o WordPress.org diretamente, mas eles fazem dinheiro por desenvolver para o WordPress.

Muitos desses desenvolvedores vendem plugins e temas do WordPress ou possuem algum tipo de negócio que está relacionado à plataforma (por exemplo, uma hospedagem WordPress).

Quanto melhor for o WordPress, maior vai ser a procura pelo software. Quanto mais pessoas utilizarem o WordPress, mais seus negócios faturam ao vender produtos e serviços.

Mesmo o software sendo grátis, você ainda precisa investir na parte técnica, como domínio e hospedagem.

Claro que você pode conseguir um domínio e hospedagem grátis em sites como o br.000webhost.com. Mas, se você precisa de mais recursos e ferramentas avançadas, então terá que contratar uma hospedagem WordPress paga.

Também é importante mencionar que ser grátis não é a única vantagem do WordPress.org. Esses são alguns dos muitos benefícios que você tem ao escolher o WordPress.org:

  • Hospedagem – Apesar de você precisar pagar pela hospedagem, você tem controle total sobre o seu site.
  • Domínio – Você pode escolher qualquer domínio que desejar, lembrando que para isso você precisa primeiro comprar o domínio.
  • Acesso ao Código – Você tem acesso aos códigos da plataforma e tem a liberdade de fazer qualquer alteração.
  • Temas – Instale qualquer tema que desejar.
  • Plugins – Assim como nos temas, você pode instalar qualquer plugin, inclusive plugins premium de terceiros.
  • Propriedade de Dados – Você tem controle absoluto sobre os dados e conteúdo do seu site.

Quanto custa um site no WordPress.org?

O software em si é totalmente grátis e é lançado pelo GPL. Utilizando o WordPress.org, você tem total controle sobre seu site, inclusive podendo fazer qualquer tipo de modificação em sua estrutura.

Mas, para ter seu site em uma hospedagem premium e com domínio personalizado, é necessário investir. E, dependendo das suas necessidades, pode haver até custos adicionais (que iremos detalhar mais seção abaixo).

Quanto Custa Um Site ou Um Blog? 

Agora você sabe a diferença básica entre os dois tipos de WordPress. Você também sabe quanto custa um site no WordPress.com caso decida contratar um dos 3 planos pagos disponíveis.

Mas, quando se trata de falar sobre quanto custa fazer um site no WordPress.org, a coisa é um pouco mais complexa para estimar os custos. Por isso, vamos dividir em seções para estimar quanto precisa ser investido para ter um blog.

Custos Primários

Há dois fatores principais que estão incluídos neste custo:

Domínio

Em termos simples, o domínio é o nome pelo qual os visitantes vão poder acessar seu site. Mesmo sendo um custo obrigatório, não quer dizer que seja caro. Muitos domínios estão disponíveis em um preço bastante razoável.

E mais, alguns serviços de hospedagem, como a Hostinger, até oferece um domínio grátis como parte de alguns de seus planos.

Hospedagem

Quando você paga por uma hospedagem, está pagando por um espaço em um servidor para armazenar os arquivos do seu site.

A velocidade e segurança do seu site dependem bastante do seu provedor de hospedagem. Por isso, é importante ser cuidadoso na hora de contratar o serviço.

Custos adicionais

Como o nome implica, esses são custos que não são obrigatórios. Pagar por temas e plugins Premium é uma escolha somente sua.

Temas Premium

Se você acredita que o visual do seu site é vital na apresentação de sua marca ou precisa de recursos específicos, pode ser uma boa ideia verificar os temas Premium.

Mas se está pensando em economizar, o WordPress oferece vários temas grátis para escolher. Como um tema pode diferir muito de outro e servem para propósitos diferentes, certifique de escolher o tipo de tema que melhor se ajusta para atingir os objetivos do seu site.

Plugins Premium

Os plugins são uma parte essencial de qualquer site WordPress. Com eles, você pode adicionar novas funcionalidades ao seu site sem dificuldades.

Existem mais de 45 mil opções no diretório oficial de plugins do WordPress. Se isso não for suficiente, você ainda pode comprar um plugin Premium de terceiros e instalar no seu blog.

Conclusão

Responder à pergunta “quanto custa criar um site WordPress?” não é tão simples. Existem duas versões do WordPress: o WordPress.com da Automattic e o software grátis WordPress.org. Ambas as versões do WordPress podem ser usadas sem pagar um centavo sequer.

Mas para poder desfrutar de domínios personalizados, ferramentas avançadas e ter a liberdade para instalar qualquer tema ou plugin, é necessário escolher entre um dos planos pagos do WordPress.com ou instalar o WordPress.org em algum provedor de hospedagem pago.

Se você está se perguntando “quanto custa um blog no WordPress”, as ideias são basicamente as mesmas para saber  quanto custa um site. E, levando em conta que o WordPress é a melhor escolha para estabelecer um projeto na internet, fique atento às diferenças entre WordPress.com e WordPress.org.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!