novembro 12, 2020
13min de leitura
Ariane G.
Drupal é uma CMS de código aberto fantástica através do qual você pode construir sites modernos. Sejam eles blogs pessoais ou um e-commerce, o Drupal pode ser a ferramenta certa para você fazer isso acontecer. Se você está procurando por um tutorial do Drupal para iniciantes de como criar um site, então você caiu na página certa!
Comparado com o WorDPress, o Drupal tem mais poder e flexibilidade o que implica que haverá mais algumas opções e configurações que você terá que lidar. No entanto, isso não deve impedi-lo de ignorar os benefícios notáveis que essa CMS tem a oferecer, aqui estão alguns exemplos:
Depois de ter seguido com sucesso todas as etapas de nosso tutorial Drupal, você estará preparado com os conhecimentos necessários para montar seu primeiro site Drupal. Desde a instalação até quais são os módulos e como utilizá-los, mas não se preocupe, nós vamos passar por tudo juntos.
Nota: Este tutorial do Drupal foi baseado na versão principal do Drupal 8.x.x no entanto, muitas etapas listadas neste guia podem ser aplicadas para a versão principal do Drupal 7.x.x.
Conteúdo
O primeiro passo para configurar seu site envolve obviamente na instalação da CMS Drupal em sua conta de Hospedagem Hostinger. Não se preocupe, o processo é ridiculamente fácil e similar em todos os provedores de hospedagem. Siga os seguintes passos para instalação:
Nota: Você terá que aguardar alguns minutos até que a instalação esteja completa.
Não se preocupe se seu provedor de hospedagem não possui um instalador automático ou deseja instalar o drupal no localhost ou VPS. Continue lendo e você aprenderá como instalar o Drupal 8 manualmente.
[mks_toggle title=”Expandir” state=”closed”]
Para baixar os arquivos necessários para instalar o Drupal, visite seu site oficial. Localize a versão mais recente e clique em Baixar Zip.
Primeiramente, você irá precisar extrair os arquivos compactados que você baixou, recomenda-se criar uma pasta para tornar o processo tão limpo quanto o possível.
Em seguida, você precisará transferir os arquivos extraídos para sua conta de hospedagem. Existem muitas ferramentas diferentes que você pode usar para fazer o upload de arquivos. Como clientes FTP ou gerenciador de arquivos integrados de hospedagem.
Nota: Para o upload de arquivos, usamos a ferramenta Gerenciador de Arquivos da Hostinger. No entanto, todo o processo de transferência é muito similar, independente da opção de upload ou do cliente que você utiliza, portanto, não se deixe desencorajar de utilizar seu próprio cliente FTP ou outro software de gerenciamento de arquivos.
Simplesmente atualize e extraia o arquivo .zip. O processo podem levar alguns minutos devido ao número de arquivos contidos. Quando terminado, seu diretório deve estar parecido com isso:
Agora você pode seguir pode seguir em frente e criar um novo banco de dados para sua instalação e atribuir o usuário com todos os privilégios.
Com a Hostinger, o Banco de dados MySQL pode ser criado na seção Banco de dados MySQL, você vai precisar deles para a próxima etapa!
Uma vez que todas as etapas de preparação foram concluídas, você pode prosseguir com sua instalação.
Entre a URL em seu navegador para redirecionar os arquivos de instalação enviados e uma janela será apresentada a você:
Escolha seu idioma de preferência e continue com Salvar e Continuar.
Na próxima etapa você terá que escolher o seu perfil de instalação de preferência:
Mais uma vez, clique em Salvar e Continuar e a etapa a seguir solicitará que você verifique as especificações do seu servidor e verifique também se todos os requisitos foram atendidos.
Está etapa buscará a configuração ideal então não se preocupe caso a tela mostre que alguns valores recomendados não foram atendidos, por exemplo:
Se isso lhe mostrar uma mensagem de aviso semelhante, não se preocupe, pois o script em si estará funcionando normalmente. No entanto, certamente melhoraria seu desempenho geral se você pudesse cumprir com os requisitos mencionados.
A próxima etapa solicitará que você insira o mesmo detalhe do banco de dados que você criou na etapa 3. Certifique-se de inserir o nome do Banco de Dados, usuário e senha.
Nota: Você pode encontrar o seu Hospedagem MySQL no Painel de Controle Hostinger-> Seção de Base de Dados MySQL.
Na última etapa, você será apresentado com uma janela de configuração, onde você deverá inserir as preferências de seu site, como Nome do Site e assim por diante.
Tome cuidado ao entrar nos detalhes da Conta de Manutenção do Site, pois eles serão utilizados como credenciais de login da área de administração do seu site:
Depois de enviar os valores, o processo de instalação será concluído. Agora você pode fazer login em sua conta de administrador de seu Drupal e começar a criar seu próprio site!
[/mks_toggle]
Agora que a instalação do Drupal está finalizada, vamos falar sobre a construção de um site real do Drupal. Você vai aprender praticamente tudo que precisa então aperte os cintos.
Para aproveitar o poder do Drupal, você precisa fazer o login no painel do administrador. Você pode acessá-lo adicionando um usuário/ login no final de sua URL Drupal. Por exemplo, no nosso caso, o painel de administração do Drupal pode ser acessado através de http://hostinger-tutorials.com/user/login.
Uma vez feito o login, você será apresentado ao painel do administrador. Aqui você terá todo o potencial e a autoridade para começar a criar e customizar seu site. As seguintes seções serão exibidas:
Antes de saber o que é uma taxonomia, você deve conhecer as duas palavras seguintes:
Agora, uma taxonomia no drupal utiliza termos para apresentar conteúdo específico. Então basicamente, uma taxonomia são usadas para classificar o conteúdo no site Drupal.
Criar uma taxonomia é fácil. Você pode fazer isso seguindo as seguintes etapas:
Por padrão no Drupal, existem os seguintes tipos de conteúdos:
Vamos agora falar sobre adicionar um artigo no Drupal, siga as etapas a seguir: no painel de controle, clique em Conteúdo.
Vamos agora ver como criar uma simples página “Sobre nós”:
Menus são muito importantes, independente do tipo de site que você está construindo, eles ajudam a categorizar e estruturar o site geral. Com Drupal, você pode adicionar, excluir e renomear menus e também o conteúdo que o compõe. Siga as etapas:
Os blocos pode ser referidos como os objetos de container que podem ser usados para organizar o conteúdo do seu site Drupal. Como exemplo, um login de usuário (bloquear) pode ser adicionado ao rodapé de seu site (região).
Siga estas etapas para inserir blocos em uma região:
Drupal tem alguns módulos muito úteis presentes em seu core, mas você pode estender a funcionalidade de seu site ou melhorar sua eficiência instalando módulos contribuintes. Nesta seção você irá aprender como instalar módulos com Drupal.
Primeiramente, você tem que navegar para a Página de pesquisa de módulo Drupal e encontre o módulo. Quando encontrar o módulo para a página que deseja instalar (por exemplo, Para o Chaos Tool Suite, o link é https://www.drupal.org/project/ctools), mova para a seção de downloads no final da página.
Nota: O primeiro número na versão do módulo representa a versão core do Drupal. Portanto, se você estiver executando o Drupal 8, certifique-se de baixar o módulo com o número da versão começando com 8.
Nota: Se a opção Instalar novo módulo não estiver disponível a você, você terá que habilitar primeiramente o módulo Gerenciador de Atualizações. Você pode encontrá-lo na seção Núcleo no menu Estender.
A maneira que seu site se apresenta, determina a primeira impressão nas mentes de seus visitantes, e você quer que seja seja uma reação positiva. Por padrão, o tema Bartik já vem instalado, mas também há alguns temas pré-instalados disponível a sua disposição para que os escolha. Você pode conferir o tema atual que se encontra instalado e podem alternar entre os temas disponíveis na guia Aparência.
Se, no entanto, você deseja instalar um novo tema, existem muitas fontes na internet, onde você pode encontrar vários temas feitos e disponibilizados por terceiros para o drupal. No entanto, a fonte mais confiável seria o Site Oficial do Drupal.
Está fonte vem com uma ferramenta de pesquisa muito útil que pode ser usada para filtrar os temas que você gostaria de utilizar. A opção mais importante é o Core Compatibility, onde você deve escolher a versão de sua atual instalação do Drupal.
Nota: Assim como nos módulos, verificar se o tema é compatível com sua versão principal de Drupal.
Como padrão, os temas instalados continuam desativados. Para ativar o novo tema instalado, clique em instalar e definir como padrão que fica perto da seção do tema Bootstrap.
Se você quiser ajustar algumas configurações do tema, você pode clicar no botão Configuração que se encontra próximo e continuar.
Nesta parte do tutorial de nosso Drupal, nós vamos criar um blog completamente funcional com Drupal.
Como já mencionado antes, o modo de blog não faz parte do núcleo na última versão do Drupal 8. Assim você terá que baixar e instalar este módulo para configurar um blog no Drupal.
Uma vez instalado, o módulo do blog deve agora ser exibido na seção de módulos. Para visualiza-lo, clique em Estender do painel novamente. Marque a caixa ao lado do Blog e salve a configuração para habilita-la.
Agora navegue para Conteúdo -> Adicionar Conteúdo. Agora você deve ver um novo tipo de conteúdo chamapo Blog Post. Adicione um título, o corpo e as opções de publicação para o blog e toque em Salvar e Publicar. Seu blog agora deve estar visível na seção de blogs em sua página inicial.
Sempre importante fazer backups periódicos de seus arquivos do Drupal. Fazendo isso, utilizar sua conta Hostinger é simplesmente muito fácil, basta alguns cliques e pronto. Siga estes passos:
É isso! Seu backup está agora pronta para ser baixado.
Quando se trata do Drupal, a atualização são duas coisas diferentes. A atualização significa tirar o Drupal de uma versão secundária para outra, por exemplo, de 8.0 para 8.1 ou 8.2, enquanto a atualização levaria sua versão core Drupal de 7 para versão 8. Nesta seção nós vamos passar pelas etapas necessárias para atualizar o Drupal a partir da versão 8.3.7 para 8.4.
Para ver se uma atualização para o núcleo do Drupal já está disponível, navegue para seção Relatórios -> Atualizações Disponíveis.
Existem algumas maneiras de utilizar o Drupal, por exemplo, você pode usar SSH ou FTP para atualizar manualmente ou atualizações automáticas com o Composer. As seguintes etapas podem ser utilizadas para atualizar o Drupal para uma nova versão menor dentro da mesma série principal do lançamento.
Antes de começar a atualização, é altamente recomendável ativar o modo de Manutenção:
Pode ser um pouco complicado atualizar, mas você precisa substituir manualmente todos os arquivos de seu core, exceto .htaccess, robots.txt e a pasta Sites. A maneira mais conveniente seria utilizar o Cliente FTP como o FileZilla:
O Drupal é uma das CMS mais poderosas e é amplamente atualizada hoje em dia devido aos seus recursos de última geração e segurança e proteção sofisticadas. Este tutorial abordou todos os conceitos básicos que podem ser seguidos por um iniciante ou um desenvolvedor experiente para iniciar seu site com Drupal. Informações adicionais sobre a plataforma podem ser encontradas na documentação oficial do Drupal, confira aqui.
Deixe uma resposta