Criador de Sites ou Hospedagem de Site: Comparativo de Recursos, Design e Facilidade de Uso

Se você está desejando criar um site, é comum que se depare com duas opções principais: optar por uma hospedagem ou por um criador de sites. Embora ambos sejam importantes, apenas um é essencial para colocar seu site no ar, enquanto o outro é uma etapa opcional na criação de sites.

Um criador de sites é uma plataforma tudo-em-um que permite aos usuários criar e publicar páginas da web sem mexer em códigos. Enquanto isso, hospedagem de site é um serviço que armazena os arquivos do site dos usuários em um servidor para torná-los acessíveis na internet.

Para te ajudar a entender melhor as diferenças entre ambos, vamos comparar os criadores de sites com a hospedagem de site em termos de suas características, custo, personalização e escalabilidade. Também explicaremos como escolher entre os dois serviços.

Baixar Glossário Completo de Desenvolvimento Web

O Que é um Criador de Sites

Os criadores de sites são ferramentas que permitem aos usuários criar uma página na web ou uma loja online sem escrever código. Eles geralmente oferecem funcionalidade de arrastar e soltar e vários templates HTML5 personalizáveis para ajudar os usuários a construir facilmente seus sites.

Além disso, os melhores construtores de sites já incluem um serviço de hospedagem de site, que torna as páginas da web dos usuários acessíveis na web. Com isso, os usuários não precisam comprar um plano de hospedagem separadamente.

Os criadores de sites são ideais para iniciantes devido à sua curva de aprendizado suave e facilidade de uso. Várias plataformas, como o Criador de Sites da Hostinger, o Wix e o Squarespace, estão disponíveis com diferentes recursos e preços.

O Que É Hospedagem de Site

Hospedagem de site é o serviço que coloca o seu site na internet.

Embora você possa colocar um site no ar sem uma hospedagem de site, isso não é recomendado para a maioria dos usuários. Isso porque tal processo envolve configurar um computador local para se tornar um servidor de hospedagem, o que é caro e demorado.

O método mais conveniente e comum para publicar sites é com a ajuda de uma empresa de hospedagem de site.

Quando os usuários compram este serviço de um provedor de hospedagem, eles alugam um espaço em um servidor para armazenar os dados do site. Este servidor de hospedagem é então responsável por processar as solicitações dos visitantes da web e buscar os dados necessários para exibir o site.

Ao contrário de uma plataforma de construção de sites, você não pode criar um site apenas com um serviço de hospedagem de site. Você deve criar o site manualmente e fazer o upload dos arquivos para o servidor de hospedagem — ou usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress.

Existem muitas empresas de hospedagem de site oferecendo diferentes tipos de serviços de hospedagem. Na Hostinger, você pode escolher entre vários planos de hospedagem de site, como:

  • Hospedagem compartilhada. Vários usuários compartilham os mesmos recursos do servidor para seus sites. Esse tipo de hospedagem é a opção mais acessível, ideal para sites de pequeno a médio porte.
  • Hospedagem Cloud. O site funciona em vários servidores na nuvem em vez de um servidor físico único. A hospedagem em nuvem é adequada para sites ou aplicações web com tráfego mais alto.
  • Servidor virtual privado (VPS). Os usuários recebem uma parte dos recursos dedicados de um servidor físico. Esse tipo de hospedagem é uma solução poderosa para os proprietários de sites que desejam controle e flexibilidade sobre as configurações do seu servidor.
  • Hospedagem WordPress. A hospedagem WordPress é uma subcategoria da hospedagem de site padrão que é especificamente otimizada para este CMS. Ela costuma vir com plugins pré-instalados, como o LiteSpeed Cache.

Dica

Entre hospedagem compartilhada vs hospedagem WordPress gerenciada, recomendamos a última se você usa WordPress. Esse tipo de hospedagem CMS cuida dos backups, atualizações e auditorias de segurança do seu site, permitindo que você se concentre no desenvolvimento da interface.

Criador de Sites vs. Hospedagem de Site: As Principais Diferenças

Nesta seção, vamos passar pelas principais diferenças entre a hospedagem de sites e  um criador de sites genérico. Para te ajudar a distinguir facilmente os dois, aqui está uma rápida tabela de comparação:

Criador de SitesHospedagem de Sites
Domínio personalizado e emailSim, dependendo do provedorSim, dependendo do provedor
SegurançaGerenciada pelo provedorDepende do plano de hospedagem
CustosTudo incluído na taxa de assinaturaVaria, dependendo do método de desenvolvimento web escolhido
Design e personalizaçãoLimitado aos templates e ferramentas fornecidosMais flexível usando código e extensões de terceiros
Controle do siteControle parcialControle total
Escalabilidade de hospedagemPossível, dependendo do provedorPossível
Melhor paraIniciantes e proprietários de pequenas empresasUsuários com algum conhecimento técnico e empresas de médio a grande porte

Hospedagem de Site vs. Criador de Sites: Recursos

Como um Criador de Sites inclui um serviço de hospedagem de site, eles podem compartilhar recursos semelhantes. Por exemplo, o Criador de Sites da Hostinger oferece um domínio personalizado, e-mails profissionais, certificados secure sockets layer (SSL) ilimitados e gratuitos, e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nesse sentido, ele é semelhante aos nossos outros planos de hospedagem.

Um construtor de sites também possui recursos e funcionalidades adicionais para apoiar o processo de criação de sites. O Criador de Sites da Hostinger, por exemplo, oferece integrações com softwares de terceiros como Google Analytics e Hotjar, além de algumas redes sociais.

Importante! Os criadores de sites geralmente oferecem extensões que os proprietários de sites podem instalar para adicionar mais recursos, mas a seleção é menos abrangente do que a de um CMS.

Enquanto isso, os recursos integrados de diferentes construtores variam dependendo do provedor da plataforma. Na Hostinger, nosso Criador de Sites possui um kit de ferramentas de otimização para mecanismos de busca (SEO), funcionalidade de e-commerce e ferramentas alimentadas por inteligência artificial, como o Mapa de Calor de IA, tudo já integrado ao software.

Por outro lado, como uma hospedagem de site permite que você crie seu site com código personalizado ou use um CMS como o WordPress, você tem mais flexibilidade para adicionar novos recursos. Se você usa um CMS, pode fazer isso instalando um plugin, enquanto para sites codificados personalizados, você deve desenvolver manualmente os recursos.

Devido à flexibilidade, comprar um plano de hospedagem de site é mais adequado do que optar por uma plataforma de construção de sites para usuários que precisam de recursos personalizados ou complexos. Enquanto isso, um criador de sites é excelente para uma pequena loja virtual, um blog, um site de pequena empresa ou um portfólio pessoal.

Saiba Mais Sobre Desenvolvimento Web

a href=”/tutoriais/como-criar-um-site-passo-a-passo” target=”_blank” rel=”noreferrer noopener”>Como Criar um Site
Guia: Como Hospedar um Site
Como Projetar um Site
Melhores Práticas de Design de Web

Hospedagem de Site vs. Criador de Sites: Custo

custo da hospedagem de site e de um criador de sites varia dependendo dos planos e provedores. Na Hostinger, todos os planos de hospedagem vêm com o nosso Criador de Sites incluído sem custo adicional.

Os preços partem R$13,59/mês e incluem um email gratuito, registro de domínio grátis e certificados SSL ilimitados. Como o construtor está incluído, você obtém dois serviços pelo preço de um — a cobrança é fixa e feita no período desejado, no seu cartão de crédito.

Importante! Não recomendamos o uso de um criador de sites completamente gratuito, pois geralmente ele não traz muitos recursos e não permite o uso de um domínio personalizado. Um domínio gratuito pode fazer seu site parecer pouco profissional.

Por outro lado, se você quiser usar um método de criação de site diferente de um construtor, haverá custos adicionais para tornar o site totalmente funcional.

Por exemplo, embora o WordPress seja gratuito, você precisará comprar um serviço de hospedagem — como o plano WordPress Premium da Hostinger, que custa a partir de R$13,59/mês. Se você deseja usar plugins ou temas premium, os custos totais do site aumentarão.

Enquanto isso, a menos que você tenha experiência em desenvolvimento de sites, pode ser necessário contratar um desenvolvedor web e um designer gráfico se optar por um site com código personalizado.

Outros custos, como o nome de domínio e o certificado SSL, estão inclusos se você optar por um plano da Hostinger. No entanto, isso pode não ser o caso com outros provedores de hospedagem de site, então você precisará comprar esses serviços separadamente.

Hospedagem de Site vs. Criador de Sites: Design e Personalização

Os criadores de sites fornecem templates que já possuem um layout funcional, incluindo elementos como títulos, botões, e links de navegação. Você pode facilmente editar esses templates de acordo com suas preferências com um editor visual de arrastar e soltar.

Embora sejam simples de usar, os construtores de sites não permitem que você codifique elementos personalizados e têm uma seleção de modelos mais limitada em comparação com os CMSs.

No entanto, o Criador de Sites da Hostinger oferece centenas de modelos para diferentes categorias de sites e possui uma opção de Criador de Sites com IA. Tudo que você precisa fazer é escrever uma breve descrição do site, e a ferramenta irá gerar um site totalmente personalizado do zero.

Enquanto isso, um provedor de hospedagem de site permite que você escolha diferentes métodos para construir seu site. Se você está usando um CMS como o WordPress, pode escolher entre mais de 10.000 temas em sua biblioteca oficial ou procurar mais opções em marketplaces de terceiros.

Alternativamente, você pode contratar um desenvolvedor web para construir um site personalizado do zero. Como você tem controle total sobre o código, o site pode ter personalização de design ilimitada, o que é ótimo para projetos de nível empresarial.

No geral, um serviço de hospedagem de site oferece mais opções de design e personalização do que um criador de sites. Ainda assim, os construtores de sites oferecem recursos de design suficientes para aqueles que desejam criar um site mais simples.

Leitura Sugerida

Quer comparar dois dos métodos de criações de sites mais populares? Leia nosso artigo comparando o Criador de Sites da Hostinger vs. WordPress.

Hospedagem de Site vs. Criador de Sites: Controle e Escalabilidade

Usuários de hospedagem de site podem acessar e exportar os arquivos dos seus sites para otimizá-los. Por exemplo, você pode minimizar os arquivos do site para melhorar a velocidade de carregamento ou facilmente mudar para um plano de hospedagem de maior desempenho — ou até mesmo um provedor diferente.

Ter a opção de atualizar seu plano é importante, pois você pode precisar de largura de banda ilimitada quando o tráfego do seu site aumentar. Além disso, você precisará de um servidor com mais capacidade de armazenamento conforme adiciona mais conteúdo ao site.

Em contraste, a maioria das plataformas de construção de sites não permite que os usuários exportem seus arquivos, impedindo-os de mudar facilmente para outra plataforma.

Para resumir, a hospedagem de site oferece aos proprietários de sites mais controle e escalabilidade do que uma plataforma de construção. No entanto, alguns construtores de sites oferecem serviços de hospedagem e migração atualizáveis, permitindo que você amplie seu site a longo prazo.

Como Escolher Entre um Criador de Sites ou Hospedagem de Site

Para te ajudar a decidir entre um criador de sites e uma hospedagem de site padrão, explicaremos para quem cada uma dessas opções é mais adequada.

Criador de Sites

Um criador de sites é ideal para iniciantes que desejam construir rapidamente blogs pessoais, portfólios, lojas virtuais ou sites de negócios. Ele é fácil de usar e inclui todos os serviços necessários para publicar um site.

No entanto, essa opção não é adequada para sites que precisam de recursos personalizados complexos, pois os usuários não podem instalar livremente extensões de terceiros. Embora algumas plataformas tenham integrações pré-instaladas, as opções são limitadas.

Mudar de hospedagem de site também é mais difícil, pois alguns construtores não permitem que os usuários exportem seus arquivos. Neste caso, escolha uma plataforma com recursos de hospedagem atualizável e migração.

Apesar de algumas limitações, os criadores de sites são ótimos para proprietários de pequenas empresas. Essas plataformas geralmente possuem ferramentas integradas de comércio eletrônico, análise de tráfego e otimização de mecanismos de busca que podem ajudar a expandir o seu negócio.

Hospedagem de Sites

Um pacote de hospedagem de site é excelente se você quer experimentar diferentes métodos para construir sites do zero. Ele também é ideal se o seu site precisar de muitos recursos personalizados e customização de design.

Os usuários têm total controle sobre seus sites e podem facilmente mudar para outro provedor ou tipo de hospedagem. Essa flexibilidade torna a hospedagem de site ideal para grandes empresas que desejam expandir seus sites para acomodar um tráfego maior.

Para essa opção, você deve usar um CMS como o WordPress ou codificar seu próprio site. Como a configuração da plataforma pode levar tempo, comprar um serviço de hospedagem separadamente não é ideal se você precisa de uma solução simples e rápida.

Além disso, você pode precisar comprar plugins adicionais para tornar seu site totalmente funcional. Se você optar por soluções premium, pode tornar a construção de um site com um serviço padrão de hospedagem de site mais caro do que com um criador de sites.

Conclusão

Um criador de sites é uma plataforma tudo-em-um que permite aos usuários criar e publicar páginas da web sem codificação. Enquanto isso, um serviço de hospedagem de site armazena os arquivos do seu site em um servidor para torná-los acessíveis online.

Para te ajudar a escolher a melhor solução, explicamos as diferenças básicas entre hospedagem de site e criadores de sites. Aqui está um breve resumo:

  • Recursos. Um construtor de sites fornece ferramentas integradas, mas não permite instalações de extensões de terceiros não suportadas. Enquanto isso, a hospedagem de site dá aos usuários a liberdade de adicionar recursos personalizados.
  • Custos. Um serviço de hospedagem de site e um criador de sites podem custar o mesmo, como é o caso na Hostinger. No entanto, é mais fácil estimar os custos totais de criação de um site usando um construtor do que hospedagem de site.
  • Design e personalização. As opções de design e personalização dos criadores de sites são limitadas aos templates e ferramentas fornecidos. Os serviços de hospedagem de site oferecem mais liberdade, pois você pode optar por um CMS ou até mesmo codificar seu projeto do zero.
  • Controle e escalabilidade. A hospedagem de site dá aos usuários controle total sobre seus sites e recursos de hospedagem. Alguns construtores, como o Criador de Sites da Hostinger, também oferecem o mesmo nível de escalabilidade.

Recomendamos um criador de sites para pequenas empresas e iniciantes, pois eles são mais rápidos e fáceis de aprender. Enquanto isso, um serviço de hospedagem de site é melhor para criar um site com código personalizado e recursos avançados.

Criador de Sites vs. Hospedagem de Site: Perguntas Frequentes

Esta seção responderá a três perguntas comuns sobre a diferença entre hospedagem de site e criadores de sites. Se você tiver alguma outra dúvida, deixe um comentário abaixo.

Quais São os Tipos de Hospedagem de Site?

Geralmente, existem quatro principais tipos de serviços de hospedagem de site – compartilhada, em nuvem, servidor virtual privado (VPS) e hospedagem CMS. As diferenças residem em seus recursos de servidor, funcionalidades e casos de uso. Confira nosso tutorial sobre como escolher um plano de hospedagem de site para aprender mais sobre suas principais comparações.

O Que Procurar em um Criador de Sites?

Ao escolher um criador de sites, certifique-se de que suas funcionalidades estão alinhadas com suas necessidades. Se você deseja escalabilidade, escolha um com um plano de hospedagem atualizável, como o Criador de Sites da Hostinger. Além disso, certifique-se de que ele oferece uma interface amigável ao usuário, possui templates responsivos, compatíveis com dispositivos móveis, e está dentro da sua faixa de orçamento.

Eu Preciso de um Construtor de Sites e de Hospedagem ao Mesmo Tempo?

Não – apenas a hospedagem é essencial, enquanto o outro é um método opcional de criação de sites. A hospedagem de site é essencial para colocar seu site online. Se você escolher um criador de sites, a hospedagem de site já está incluída. Em contraste, você não pode construir um novo site apenas com um serviço de hospedagem. Você deve usar um sistema de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, ou codificar cada página da web manualmente.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.