Hospedagem WordPress vs Hospedagem de Sites: Qual é a Mais Adequada Para Você?

A principal diferença entre a hospedagem WordPress e a hospedagem de sites é que a hospedagem WordPress é geralmente otimizada em torno do WordPress e pode incluir alguns recursos adicionais como plugins premium, que não são oferecidos na hospedagem regular.

Hospedagem de sites é um termo genérico que se refere a todos os tipos de serviços de hospedagem. Isso inclui tanto a dedicada quanto a compartilhada, assim como hospedagem em nuvem e VPS. A hospedagem WordPress é uma subcategoria que fornece servidores e recursos especificamente otimizados para sites WordPress.

Observe que você não precisa hospedar sites WordPress em um plano de hospedagem WordPress. Tipos de hospedagem regulares também são adequados para sites WordPress, então tudo se resume à preferência.

Neste artigo, explicamos as principais diferenças entre hospedagem para WordPress vs hospedagem de sites e exploramos os prós e contras de cada tipo de hospedagem. Também comparamos nossos planos mais populares de hospedagem WordPress e de hospedagem compartilhada para ajudar você a decidir qual opção de hospedagem é a ideal para as suas necessidades.

Hospedagem WordPress vs Hospedagem Compartilhada: Comparação das Principais Características

Para lhe dar uma compreensão geral, comparamos um dos planos de hospedagem de sites mais populares com o plano de hospedagem WordPress mais compartilhado.

Confira a tabela abaixo para preços e recursos de hospedagem WordPress vs hospedagem de sites.

CategoriaHospedagem Compartilhada PremiumWordPress Starter
PreçoR$11.99/mêsR$11.99/mês
Armazenamento100 GB de Armazenamento em SSD100 GB de Armazenamento em SSD
Largura de bandaIlimitadaIlimitada
Sites100 sites100 sites
Nome de domínio grátisSimSim
Certificado SSL grátisSimSim
Vantagens✓ Hostinger Website Builder
✓ Auto Installer with 100+ apps
✓ Free website migration
✓ Git access
✓ PHP version control
✓ 24-hour Plan Boost
✓ SSH access
✓ Access Logs
✓ PageSpeed Insights
✓ Pre-installed WordPress with optimization plugins
✓ Automated WordPress migration
✓ WP-CLI
✓ WordPress multisite
✓ LSCWP cache plugin
✓ WordPress automatic updates
✓ WordPress plugin vulnerability detector
✓ Optional WooCommerce option
WordPress GerenciadoSimSim

Agora vamos olhar de maneira mais detalhada como a hospedagem de sites e a hospedagem WordPress diferem, bem como escolher a opção certa.

O Que é Hospedagem de Sites?

Hospedagem de sites é um serviço que permite que sites sejam publicados na internet. Quando os proprietários de sites compram um plano de provedores de hospedagem, eles basicamente alugam uma parte do espaço do servidor de uma empresa para armazenar os arquivos de seus sites.

Existem várias opções de provedores de hospedagem para atender a diferentes necessidades. A melhor opção vai depender do seu nível de especialização, qual sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou o construtor de sites que prefere qual será o tamanho do seu site.

Para ter uma compreensão mais clara das diferentes categorias de hospedagem, dê uma olhada no detalhamento abaixo.

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada. Um site compartilha um servidor web e seus recursos com outros sites. É uma opção de baixo custo para sites pequenos que recebem baixo volume de tráfego.

Essa é uma excelente opção para iniciantes ou proprietários de pequenas empresas que preferem não ter que lidar com o lado técnico da manutenção do servidor. Com essa opção, o provedor de serviços de hospedagem cuida do monitoramento, atualizações e backups do servidor.

Hospedagem VPS

Hospedagem VPS. Um site recebe recursos dedicados de uma partição virtual de um servidor físico. É uma excelente opção para sites de médio a grande porte que precisam de mais recursos e melhor desempenho do que a hospedagem compartilhada.

Este tipo de hospedagem é uma excelente opção para proprietários de sites com conhecimentos técnicos mais avançados que desejam maior autonomia nas configurações de seus servidores, hospedando seu site em VPS.

Armazenamento em nuvem

Hospedagem Cloud. Um site é executado em vários servidores virtuais ou em nuvem, em vez de apenas um servidor físico. É uma excelente opção para sites movimentados com alto volume de tráfego, pois a hospedagem em nuvem oferece maior tempo de atividade.

Semelhante à hospedagem compartilhada, a hospedagem geralmente cuida da manutenção do servidor. No entanto, o servidor cloud oferece melhor flexibilidade de recursos e desempenho geral do site.

Dica

Leia nosso artigo explicando o que é hospedagem cloud para saber mais sobre esse tipo de serviço.

Hospedagem dedicada

Hospedagem dedicada. Um servidor inteiro e seus recursos são dedicados a um único site. É uma opção de alto custo e alto desempenho para sites muito grandes ou populares com equipe técnica dedicada.

O servidor dedicado oferece ferramentas avançadas de gerenciamento de servidor, flexibilidade de software operacional e personalização definitiva.

As Vantagens da Hospedagem Compartilhada

A maioria dos provedores de hospedagem de sites oferece planos com suporte a diferentes criadores de sites e CMSs, não apenas ao WordPress. Os usuários geralmente têm a liberdade de selecionar a plataforma de sua preferência, juntamente das ferramentas de desenvolvedor para facilitar a integração.

As vantagens específicas da hospedagem compartilhada geralmente dependem do plano que você escolher, pois o nível de recursos, ferramentas e flexibilidade oferecidos variam muito.

Em termos de vantagens técnicas, assinar um provedor geral de hospedagem geralmente significa que a provedora vai oferecer o equipamento físico e realizar a manutenção do hardware. Com a experiência deles, isso significa um site que funciona sem maiores problemas e sem necessitar de precauções de segurança mais altas.

Há também inúmeros benefícios gerais a serem considerados. Em primeiro lugar, muitas empresas de hospedagem oferecem planos diferentes para atender a qualquer orçamento.

Na maioria dos casos, os provedores de hospedagem oferecem aos proprietários de sites suporte ao cliente dedicado 24 horas por dia e acesso a uma base de dados de conhecimentos de hospedagem. Na Hostinger, também oferecemos garantia de reembolso de 30 dias para todos os planos, fácil integração com nosso construtor de sites e um painel de controle com uma interface amigável.

Além disso, muitas provedoras fornecem recursos extras em seus planos de hospedagem. Por exemplo, elas podem incluir um domínio gratuito, certificado SSL e um endereço de e-mail profissional.

As Desvantagens da Hospedagem de Sites

Se você escolher o WordPress como um método para construir seu site, considere as seguintes desvantagens do uso de serviços gerais de hospedagem de sites.

Suporte menos especializado. As provedoras de hospedagem fornecerão assistência técnica quando necessário, mas nem sempre terão especialistas para lidar com questões específicas relacionadas ao CMS escolhido.

Menor manutenção relacionada ao WordPress. Com a hospedagem geral na web, os usuários do WordPress são responsáveis ​​por atualizar plugins e temas. Você também pode ter que atualizar o núcleo do WordPress e executar tarefas de manutenção como testes de malware sem assistência técnica.

Nenhum servidor otimizado. Os sites são executados em servidores padrão que oferecem suporte a vários CMSs e criadores de sites. Isso significa que não há servidores otimizados para WordPress ou plugins de desempenho integrados do WordPress.

O Que é Hospedagem WordPress?

Hospedagem WordPress

A hospedagem gerenciada do WordPress é uma subcategoria distinta de hospedagem configurada para otimizar sites criados neste sistema de gerenciamento de conteúdo.

Usado por cerca de 43% de todos os sites, o WordPress é o CMS mais popular do mundo. É por isso que muitas empresas de hospedagem de sites oferecem serviços gerenciados de hospedagem WordPress.

Dependendo da hospedagem web, a hospedagem do WordPress pode se enquadrar em diferentes categorias de hospedagem de sites. Por exemplo, diferentes provedores de hospedagem podem oferecer hospedagem WordPress compartilhada, hospedagem VPS WordPress ou hospedagem Cloud WordPress.

Frequentemente, a principal diferença entre hospedagem regular e hospedagem gerenciada do WordPress são os recursos extras. Por exemplo, os planos de hospedagem WordPress gerenciados podem incluir plugins pré-instalados para melhorar o desempenho do site.

Também pode haver ferramentas especializadas para usuários que executam vários sites WordPress. Por exemplo, alguns planos de hospedagem específicos do WordPress incluem um recurso multisite que permite gerenciar vários sites a partir de um painel.

As Vantagens da Hospedagem WordPress

Página de hospedagem WordPress da Hostinger - "Tudo o que você precisa para hospedagem WordPress"

Se você está pensando em criar um site WordPress, há muitos benefícios em escolher um plano de hospedagem WordPress gerenciado em vez de um plano de serviço de hospedagem compartilhada comum.

Configuração mais fácil. Plugins e temas pré-instalados ajudam a criar um ambiente de hospedagem WordPress otimizado, facilitando configurações e instalações técnicas.

Desempenho ideal. Os sites que estão em um plano de hospedagem WordPress usarão um servidor configurado especificamente para sites WordPress. Frequentemente, o software de cache integrado também é incluído para garantir uma velocidade de carregamento rápida. Na Hostinger, nós otimizamos a velocidade de sites WordPress usando LiteSpeed ​​Web Server e LiteSpeed ​​Cache.

Servidores e software atualizados. Além de Atualizações automáticas do WordPress, as provedoras garantem que seus servidores específicos para WordPress executem o software mais recente, resultando em compatibilidade ideal e desempenho contínuo.

Gerenciamento sem complicações. Deixe a maior parte dos detalhes técnicos do WordPress para seus planos de hospedagem de sites e concentre-se em outros fatores, como melhorar as estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO).

Servidores seguros. Os recursos de segurança estão em vigor para evitar ameaças específicas do WordPress. Na Hostinger, nossos planos de hospedagem WordPress vêm com atualizações automáticas de plugins para reduzir vulnerabilidades.

Suporte especializado. Os provedores de planos WordPress gerenciados geralmente têm equipes com técnicos e especialistas de suporte para ajudar especificamente com o gerenciamento e a manutenção de sites do WordPress.

Dica da Especialista

Os planos de hospedagem Business WordPress e WordPress Pro da Hostinger incluem ambiente de testes de um clique. Ele criará uma cópia do seu site que você pode usar para testar novos recursos com segurança, sem que eles interrompam seu site ou prejudiquem a experiência do usuário.

Editor

Ixanar U.

Especialista em Conteúdo de Treinamento

As Desvantagens da Hospedagem WordPress

Como o nome indica, as principais funcionalidades da hospedagem WordPress foram desenvolvidas para sites que utilizam o WordPress. Isso significa que se você está pensando em criar um site com outras alternativas de CMS, é melhor escolher opções regulares de hospedagem de sites ou outras soluções de hospedagem CMS com base na sua plataforma.

Os provedores de hospedagem do WordPress geralmente têm um preço mais alto do que a hospedagem compartilhada devido aos recursos, serviços e funções específicos do WordPress disponíveis. Isso é ótimo se você tiver orçamento extra de sobra, mas pode significar custos adicionais a longo prazo.

A personalização completa de sites em planos de hospedagem compartilhada WordPress também é limitada, pois o provedor pode restringir a instalação de outro software.

Hospedagem WordPress vs Hospedagem Compartilhada – Escolhendo Entre as Duas

Antes de decidir entre hospedagem compartilhada ou hospedagem WordPress, é crucial levar em consideração o tipo de site que você deseja criar e o tipo de proprietário do site que você é. Considere as seguintes questões:

Eu quero criar um site WordPress? Se sua resposta for não, a hospedagem WordPress não é para você. Neste caso, prossiga para encontrar o melhor tipo de hospedagem e o melhor plano para suas necessidades.

Essencialmente, se você não planeja usar uma hospedagem WordPress para criar um site, precisará de uma hospedagem geral.

Sou bom em manutenção geral de sites? Se sua resposta for não, a hospedagem gerenciada do WordPress é uma excelente solução, pois ela geralmente cuida das atualizações, backups e cache específicos do WordPress.

Também é uma opção indicada para quem prioriza a praticidade na gestão do canteiro.

Se sua resposta for sim, você tem total liberdade para escolher entre a hospedagem WordPress e a hospedagem regular.

Essa escolha também pode depender se você deseja conveniência ou prefere uma abordagem prática quando se trata de processos de manutenção de sites.

Sou bom em proteger meu site? Se sua resposta for não, escolha a hospedagem WordPress. Com esta opção, o servidor que hospeda seu site terá protocolos para lidar com problemas de segurança específicos do WordPress.

Além do mais, muitos planos de hospedagem WordPress gerenciados incluem plugins de segurança pré-instalados para combater malware e ataques cibernéticos.

Se sua resposta for sim, não há problema em optar por um plano de hospedagem padrão seguro. Há muitos guias e tutoriais disponíveis que descrevem as etapas que você pode seguir para proteger um site WordPress, independente do seu tipo de hospedagem.

O orçamento é um problema? Se sua resposta for não, pode valer a pena desembolsar um dinheiro a mais no plano de hospedagem gerenciada do WordPress.

Dessa forma, você pode aproveitar a conveniência dos recursos e funções de uma hospedagem WordPress sem ter que se preocupar se isso pode afetar negativamente o desempenho do site.

Se sua resposta for sim, escolha um plano de hospedagem compartilhada acessível que suporte WordPress.

Por exemplo, o plano de hospedagem compartilhada mais barato da Hostinger custa R$6.99/mês e inclui ferramentas compatíveis com WordPress e instalação perfeita.

Eu tenho conhecimento suficiente do WordPress? Se sua resposta for não, muitos planos de hospedagem WordPress oferecem maior gerenciamento de sites e suporte profissional, além de assistência técnica especializada. É ideal para iniciantes com experiência mínima em WordPress.

No entanto, a hospedagem WordPress também pode ser ótima para especialistas. Usuários experientes ou aqueles que gerenciam vários sites WordPress podem achar que escolher essa opção significa um gerenciamento mais intuitivo.

Se sua resposta for sim, um plano de hospedagem de sites padrão é uma opção adequada e geralmente mais econômica. Também é uma ótima maneira de ser mais prático com o gerenciamento do site.

Experimente explorar alguns dos ótimos plugins WordPress para otimizar o site, ou implementar algumas estratégias de SEO para WordPress para melhorar seu desempenho nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Dica

Se você deseja mover seu site para nossos serviços de hospedagem compartilhada ou WordPress, oferecemos um recurso gratuito de migração de sites. Basta fazer uma solicitação de migração e nossos agentes de Customer Success processarão a transferência rapidamente.

Conclusão

Ao considerar as diferenças entre a hospedagem WordPress e a hospedagem de sites, lembre-se de que hospedagem de sites é um termo abrangente, enquanto hospedagem WordPress é uma subcategoria específica de hospedagem.

Se você deseja criar um site WordPress, pode escolher qualquer uma das opções de hospedagem. A principal diferença é que as hospedagens WordPress gerenciadas oferecem recursos pensados para WordPress, como plugins pré-instalados e servidores Web otimizados.

No entanto, se você decidir não criar um site usando o WordPress como CMS, ainda precisará de algum tipo de hospedagem geral na web.

Nesse caso, encontre uma provedora de hospedagem que oferece vários tipos de hospedagem com diferentes planos e escolha o mais adequado para suas necessidades.

Hospedagem WordPress vs Hospedagem Compartilhada – Perguntas Frequentes

Qual é Melhor: Hospedagem WordPress ou Hospedagem de Sites?

Se você planeja gerenciar seu site por meio do WordPress, a hospedagem WordPress é melhor para você. Em comparação com serviços gerais de hospedagem, os planos WordPress são otimizados para sites gerenciados pelo CMS. Você obtém os recursos de servidor certos e muitas outras vantagens, como ambientes de teste e atualizações automáticas.

O WordPress Hospeda Sites?

O WordPress.com oferece planos gratuitos e pagos que acompanham a hospedagem, mas você tem acesso a uma versão personalizada do WordPress.org que geralmente tem limitações. Se você estiver usando o WordPress.org para criar seu site, precisará comprar um domínio e uma hospedagem para colocar seu site WordPress no ar.

O WordPress Pode Hospedar Meu Site?

O WordPress oferece planos de hospedagem gratuitos e pagos no wordpress.com. Os planos gratuitos vêm com um subdomínio, mas os planos pagos têm domínios personalizados e outras vantagens que você pode querer quando for hospedar um site com aparência profissional.

Preciso de Hospedagem WordPress?

Se você tem um site WordPress, a Hospedagem WordPress ajuda você a aproveitar seu site ao máximo. Como os planos de hospedagem WordPress são otimizados explicitamente para sites com tecnologia WordPress, você não precisa se preocupar com problemas de velocidade, por exemplo.

Author
O autor