Website WordPress

Drupal vs WordPress – Qual plataforma de CMS é a melhor para você?

tutorial sobre Drupal vs Wordpress e ver qual plataforma é a melhor

Escolher o melhor CMS para seu site é algo muito importante. Se você está desenvolvendo seu primeiro site, é bem provável que você use um CMS para ajudar você a criar uma identidade visual e saber gerenciar os recursos e os conteúdos da melhor maneira possível. É por isso que, a seguir, trazemos o embate Drupal vs WordPress.

Mas, qual é o melhor CMS para você?

O Drupal e o WordPress são dois dos CMSs mais usados no mundo. Juntos, ele abocanham cerca de 60% do mercado de CMS.  

Cada um conta com suas próprias comunidades online e uma base de fãs bastante leais. Além disso, tanto o Drupal quanto o WordPress hospedam alguns dos maiores e mais pesados sites existentes.

Geralmente, o WordPress é mais fácil de aprender e tem uma comunidade maior. Mas, tirando isso, como essas duas ferramentas se comparam entre si?

Neste tutorial, vamos colocar Drupal vs WordPress lado a lado, colocando as suas principais características em destaque.

Escolher entre o Drupal e o WordPress pode ser uma decisão bem difícil. Esperamos que, ao fim deste conteúdo, você esteja equipado o suficiente para fazer a melhor escolha para o seu novo site ou negócio.

DICA: Sabia que você pode testar tanto o WordPress quanto o Drupal em apenas um clique nos nossos planos de hospedagem?

Drupal vs WordPress: qual o mais fácil de usar?

Uma das principais razões de usar um CMS é pode fazer um site e gerenciá-lo do jeito que quiser e de uma forma bem fácil. O crescimento dos sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que qualquer um faça um site bonito e funcional. E, um dos pontos mais interessante, nem precise de conhecimentos em programação para isso.

Abaixo, vamos comparar Drupal vs WordPress para ver qual plataforma é mais fácil de usar. E qual delas se sai melhor na perspectividade de usabilidade pelo usuário iniciante.

Drupal

Se você é bem iniciante no mundo das hospedagens de sites, saiba que o Drupal pode ser instalado facilmente no seu sistema. Dentro do seu painel de hospedagem, você consegue ver opções de vários CMSs para instalar. E o Drupal com certeza estará lá, esperando apenas pelo seu clique para ser instalado sem problemas.

O Drupal também tem várias instalações internas chamadas de distribuições. Se você sabe qual tipo de site quer criar, você pode escolher uma delas para instalar, ao invés de instalar uma versão neutra do Drupal.

Assim que você instalar o Drupal na sua hospedagem, você terá uma série de opções de personalização ao seu dispor. Mas, é nesse momento que a curva de aprendizado começa a subir mais rápido.

Além de personalizações bem básicas, a maioria das adições que você fizer exigem que você saiba como programar em linguagens como PHP e HTML, entre outras. E, se você não tem muitas habilidades com programação, será preciso contratar um desenvolvedor.

Mesmo coisas mais simples, como manter seu site atualizado, requer um conhecimento mais técnico para ser executado. Você vai precisar mexer no código do seu site para assegurar que cada elemento dele seja compatível com a nova versão.

WordPress

Uma das principais razões por que o WordPress é tão amplamente usado é que ele é incrivelmente fácil de configurar e usar.

Você pode instalar o WordPress na sua conta de hospedagem em questão de minutos. A maioria dos painéis de controle de hospedagem oferecem a instalação com clique único, que fará todo o processo para você automaticamente.

Assim que tiver instalado o WordPress, você logo vai ver a interface intuitiva dele.

Essa é a sua casa no WordPress, o lugar onde você conseguirá instalar temas, plugins, criar conteúdos e atualizar seu site. Tudo poderá ser feito a partir desta janela.

Todas as personalizações de temas são feitas pela aba Aparência. Além disso, se você quer fazer um site de uma forma ainda mais fácil, basta instalar um construtor que permite que você arraste e solte elementos nas suas páginas. Isso pode ser feito com o tema Beaver Builder ou o tema Elementor.

Fora isso, o processo de criação de conteúdo é bem tranquilo. Se você já usou algum editor de texto antes, você não terá qualquer problema em usar o criador de conteúdo do WordPress.

Adicionar posts e páginas é tão fácil quanto escrever diretamente em um editor. Você ainda pode arrastar e soltar imagens. Depois, basta clicar em Publicar que o seu conteúdo será publicado em instantes.

Veredito

Neste duelo Drupal vs WordPress, o segundo leva a melhor se você quer fazer um site da maneira mais fácil possível. Não apenas você pode instalar o CMS em questão de minutos, mas a interface intuitiva dele permite que você instale temas, plugins e crie conteúdos de uma forma muito fácil e sem problemas.

Com o Drupal você consegue fazer muita coisa, levando em conta que você saiba um pouco de programação. Mas, uma vez que você comece a personalizar seu site, pode ser que encontre algum problema em função de não ter o domínio de muitas questões técnicas. E isso pode minar o sucesso do seu projeto online.

Drupal vs WordPress: gerenciando seu site

Vamos considerar uma situação em que você fez um site e colocou algumas postagens no ar. Tudo está online para livre acesso na internet. Ainda assim, sabia que seu trabalho aqui ainda não terminou?

Além de construir um site pela primeira vez, você também precisa fazer atualizações regulares, solucionar problemas e, entre outras coisas, também se preocupar com otimização de SEO.

No nosso comparativo Drupal vs WordPress, vamos ver como as duas plataformas se saem no aspecto de gerenciamento de site.

Drupal

Manter seu site Drupal atualizado pode ser complicado se você não for um desenvolvedor experiente. Você não consegue atualizar o Drupal pelo painel de controle dele. Com isso, essa tarefa deveria ser feita por algum desenvolvedor experiente.

Mas, tirando o difícil processo de atualização, o Drupal faz um ótimo trabalho com SEO. O CMS foi desenvolvido com as melhores práticas de SEO embarcadas em mente. Além disso, você consegue encontrar uma variedade de extensões que podem melhorar o SEO do seu site, como o Yoast SEO.

A comunidade do Drupal é bastante útil e engajada a ajudar os usuários com dúvidas e problemas com o sistema. Mas ela é muito menor quando comparada ao WordPress. Essa mesma comunidade também costuma ter mais desenvolvedores do que usuários iniciantes. Então pode ser que você se sinta um pouco perdido em encontra a solução que está precisando.

WordPress

O WordPress torna tudo mais fácil de melhorar o que for preciso no seu site. Do seu tema aos plugins e até mesmo o próprio sistema do CMS. Tudo pode ser feito com alguns cliques no painel de controle do WordPress. É importante manter todos os pontos do seu site atualizados, já que isso pode evitar problemas de segurança.

Mas, além de assegurar que seu site esteja funcionando com a versão mais recente, é provável que você também tenha outras preocupações. Como o tráfego total da sua página.

Sendo assim, não se preocupe. Felizmente, o WordPress é extremamente bem otimiZado para SEO. Além disso, você pode instalar plugins como o Yoast SEO, que eleva o nível da otimIzação do SEO a um nível bem mais preciso e funcional.

Finalmente, não importa quais problemas você encontrar. Seja um conflito de plugin ou algum recurso extra que gostaria de adicionar, você sempre pode contar com a gigantesca comunidade do WordPress.

Veredito

Nesta categoria do embate Drupal vs WordPress, o segundo faz com que o gerenciamento e a atualização do seu site seja feito de forma muito simples e completa. A integração com SEO e a comunidade online dispensam comentários na facilidade na forma como se configura e como se encontra soluções para qualquer tipo de contratempo.

Com o Drupal, ele também tem uma ótima integração com SEO e uma comunidade bastante engajada. Só que o processo de atualização é um pouco complicado para iniciantes que querem usar a última versão do CMS e não cair em armadilhas de brechas de segurança.

Drupal vs WordPress: qual CMS é mais rápido?

Ter um site que carrega rapidamente é algo extremamente necessário se você quer ranquear bem nos motores de busca e agradar seus visitantes.

Você até pode ter o site mais bonito do mundo. Mas isso de nada vai adiantar se seu site demorar muito para carregar. Se seus visitantes encontrarem essa barreiras, é bem provável que eles procurem outro site para encontrar a informação que desejam.

Seguindo com a nossa disputa Drupal vs WordPress, vamos ver como as plataformas se comportam quando o assunto é desempenho.

Drupal

O Drupal permite que você faça sites com alto desempenho e carregamento rápido de páginas. O grande motivo para isso é que o CMS não consome muitos recursos. Assim, ele faz uma comunicação ultra-rápida com o servidor e tenha respostas em altíssima velocidade.

Além disso, isso faz com que o Drupal seja extremamente funcional com sites que tenham milhares de páginas. Você ainda tem a possibilidade de adicionar extensões com funcionalidades que melhores ainda mais o desempenho, como habilitar o cache de site.

WordPress

Uma das maiores desvantagens do WordPress é a sua velocidade. Não estamos dizendo que ele não pode ser rápido. Mas muitos webmasters acabam não otimizando o seu site da maneira certa.

Se você sabe o que você está fazendo ou faz implementações de desempenho no WordPress, é bem possível que você consiga fazer um site que carregue muito rápido.

Ou, se você optar por usar uma hospedagem WordPress, seu site vai ser muito rápido, pois ele estará rodando em um ambiente de servidor completamente otimizado para o seu negócio.

Em essência, o WordPress consegue oferecer um desempenho incrível. Mas, se você gostar de usar muitos plugin, tem um tema com códigos mal otimizados ou não costuma fazer nenhuma melhoria de carregamento de páginas, então o desempenho do WordPress será sofrível.

Porém, se você otimizar suas imagens, usar um plugin de cache, escolher uma hospedagem de qualidade e fazer o download de um tema confiável, seu site WordPress vai simplesmente decolar.

Veredito

Nesta terceira categoria comparativa entre Drupal vs WordPress, o primeiro é, provavelmente, a opção mais rápida se você já quer algo com alto desempenho logo de cara. O CMS é definitivamente mais leve. Contudo, configurar o seu site para atingir o potencial desejado por ser mais difícil.

O WordPress pode entregar velocidades em milissegundos ou acabar levando um século para fazer a mesma coisa. Tudo depende do webmaster, da hospedagem e se você otimizou seu site corretamente.

A boa notícia é que até mesmo os iniciantes podem facilmente otimizar seus sites WordPress para ter mais desempenho, já que, normalmente, é necessário apenas instalar e configurar alguns plugins.

Drupal vs WordPress: qual é o mais seguro?

Não importa que tipo de site você queira fazer. Você vai querer que ele seja o mais seguro possível. Agora, convenhamos que, na internet, nada é 100% seguro. Em vez disso, o objetivo aqui tentar aumentar e conseguir ter o máximo de segurança possível.

Continuando com o comparativo Drupal vs WordPress, abaixo você confere como as duas plataformas lidam com essa questão tão importante. Veremos qual delas oferece a arquitetura de mais segura de uso.

Drupal

Com o passar dos anos, o Drupal ganhou a reputação de ser um dos CMSs mais seguros disponíveis. Ele costumava rodar o site da Casa Branca e outros sites de governos de alguns países (fato curioso: todos eles mudaram para o WordPress). Então você já consegue imaginar o nível de segurança desta plataforma.

Só que o Drupal teve alguns probleminhas de segurança há algum tempo. A maior parte dessas falhas foi de injeções de SQL no Drupal, numa época em que mais de 12 milhões de sites feitos no CMS ficaram vulneráveis a ataques maliciosos. O bom é que esses problemas foram corrigidos com atualizações posteriores.

Uma coisa é certa: o Drupal leva a questão de segurança muito a sério. Agora, existem menos sites rodando em Drupal e a loja de extensões do CMS tem uma quantidade limitada de plugins e temas. Por conta disso, o sistema é menos suscetível a ataques maliciosos. os padrões de segurança aqui são bem altos.

WordPress

O núcleo do WordPress é muito seguro. Contudo, a dominância de plugins e temas de usuários, empresas e grupos terceiros cria mais brechas de segurança.

Além disso, o WordPress é um CMS extremamente popular, então é mais provável que ele também esteja mais vulnerável a ameaças de segurança. Neste sentido, o WordPress é o CMS que mais sofre ataques todos os anos. Mas não deixe isso assustar você.

Você pode superar essas vulnerabilidades. Saiba que os ataques de hackers acontecem mais quando um webmaster não percebe uma falha ou um usuário esteja usando uma versão antiga de um certo plugin do que por uma vulnerabilidade própria do CMS.

Com o WordPress, você lida com um ecossistema gigantesco de plugins e temas. Por conta disso, as chances de encontrar alguma extensão que não seja tão bem programada são maiores. Assim como as de instalar algo que contenha alguma brecha.

Entretanto, com essas 12 práticas de segurança WordPress você pode reduzir as chances de qualquer vulnerabilidade de segurança do seu site.

Veredito

Nesta seção do comparativo Drupal vs WordPress, o Drupal tem menos chances de ser invadido. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, a plataforma tem um mercado menor e, com isso, as chances dos sites hospedados nela sofrerem ataques são muito menores. Depois, o ecossistema de plugins e temas do Drupal também é menor, que é onde as maioria das brechas de segurança aparecem.

O WordPress pode ser bastante seguro, mas somente se você tomar as medidas certas para proteger seu site. Como você aprendeu acima, o núcleo do WordPress é extremamente seguro. Mas sair instalando qualquer tema e plugin pode colocar seu site em risco.  

Drupal vs WordPress: o quão flexível é cada CMS?

Provavelmente, você não é um desenvolvedor profissional. O que significa que você terá que usar temas e plugins para conseguir fazer e personalizar o seu site.

Um CMS flexível permite que você faã o site dos seus sonhos. Mas, além disso, adicione recursos e funções extremamente úteis. E, o mais legal de tudo: sem qualquer conhecimento em programação.

Na comparação Drupal vs WordPress, vamos descobrir qual das duas plataformas é a mais flexível para as suas necessidades.

Drupal

As personalizações no Drupal são feitas com extensões e módulos. É algo similar ao que o WordPress faz por temas e plugins. Como resultado, você consegue personalizar seu site Drupal de uma forma bastante completa.

Porém, essas personalizações podem ser mais complicadas de implementar, a menos que você saiba como programar. A maioria dessas extensões precisam ser localizadas, instaladas e configuradas de um jeito próprio. E isso não é tão intuitivo como no WordPress.  

Se você não tem muita experiência com programação, você provavelmente vai precisar comprar um tema Drupal profissional. Ou, quem sabe, experimentar algumas das ofertas gratuitas.

Além disso, o Drupal tem um marketplace de módulos. Eles vão ajudar você a integrar recursos únicos no seu site, como Yoast, Twitter, Shopify e mais.

WordPress

O WordPress tem uma seleção absurda de temas e plugins. O núcleo do seu site vai ser construído com base na escolha do tema, enquanto os recursos extras serão adicionados com plugins.

Você não apenas vai encontrar uma biblioteca gigantesca de temas e plugins grátis, mas também vários desses mesmos plugins e temas têm versões pagas. Estas versões geralmente tẽm mais qualidade, vêm com mais recursos e têm suporte dedicado.

Não importa o tipo de site que você quer construir. Tudo pode ser feito com o WordPress.

Veredito

Na última categoria do comparativo entre Drupal vs WordPress, o WordPress é a escolha se você é um iniciante e quer ter mais controle do design e dos recursos do seu site. 

O Drupal tem uma curva de aprendizado um tanto inclinada. Então, para criar um site mais diferenciado e exclusivo, é provável que você tenha dificuldades no caminho.

Contudo, se você sabe como programar, o Drupal pode ser uma escolha certeira. Com ele, você conseguirá construir e personalizar seu site como quiser.  

As vantagens do Drupal

O Drupal é o rei da segurança, além de oferecer muitas opções de otimização e personalização de conteúdo. O desempenho também é um dos seus pontos principais. Abaixo estão algumas das vantagens mais marcantes da plataforma Drupal:

  • Suporta diversas equipes de usuários. O Drupal tem um sistema avançado de permissões que permite facilidade de uso e de gerenciamento de usuários. Assim, você pode controlar tudo o que os usuários e os criadores de conteúdo fazem no seu site. Ele oferece mais profundidade e flexibilidade que o WordPress.
  • Compatível com vários idiomas. O suporte a múltiplos idiomas está disponível assim que o Drupal é instalado. Se você precisar desenvolver um site que precisa ter páginas e conteúdos em várias línguas, você conseguirá fazer isso com tranquilidade.
  • Ótimo para organização de conteúdo. Se você tem uma grande quantidade e variedade de conteúdo, você pode tirar grande proveito do sistema de taxonomias do Drupal. O recurso é bem flexível e permite uma série de classificações, que dependem exclusivamente das suas necessidades.
  • Sólidos recursos de personalização de conteúdo. O Drupal permite que você personalize páginas e conteúdos. Ainda que você consiga fazer isso de forma similar no WordPress, tudo fica armazenado no núcleo do Drupal.

As vantagens do WordPress

O WordPress brilha na flexibilização, facilidade de uso e uma comunidade de suporte gigantesca. Algumas das principais vantagens do WordPress são:

  • É fácil de usar. Ainda que ele tenha uma certa curva de aprendizado, quando você gastar mais tempo com o WordPress, ficará maravilhado com as coisas que poderá conquistar. É uma plataforma muito mais fácil de usar quando comparado ao Drupal, especialmente para usuários iniciantes e webmasters menos técnicos.
  • É flexível. Com uma loja online abarrotada de plugins e temas, você pode desenvolver o site dos seus sonhos sem ter que contratar um desenvolvedor.
  • Pode ser bem barato. Tirando a hospedagem e o domínio, você pode fazer um site WordPress rapidamente. E com temas e plugins gratuitos.
  • Uma comunidade online imensa. Qualquer problema que você tiver, a solução estará apenas a uma busca no Google de distância. Além disso, você vai encontrar uma variedade de sites dedicados inteiramente ao WordPress para ajudar você a melhorar suas habilidades em bem pouco tempo. A comunidade é simplesmente imensa e as soluções para suas dúvidas estão em todos os lugares.

Conclusão

No nosso embate Drupal vs WordPress, o processo de escolher o CMS certo é um passo extremamente importante no futuro do seu site na internet. Escolha a plataforma errada e você estará em uma batalha difícil logo no início do seu projeto.

No geral, o Drupal é um CMS bastante sólido. Ele é equipado com muitos recursos e é otimizado para ter um desempenho e segurança de alto nível desde o primeiro dia de uso. Ele é bem flexível, mas tem uma curva de aprendizado íngreme para aprender a usá-lo.

Se você não tem tempo para aprender a programar e, em vez disso, quer fazer um site o mais rápido possível, então considere usar o WordPress.

O WordPress é um CMS bem intuitivo e fácil de usar. Ainda que você possa fazer um site gigantesco e cheio de personalizações, ele continua sendo extremamente acessível e recomendo para iniciantes.

Encontrar a combinação certa de plugins, selecionar um tema de preferência e escolher uma hospedagem de qualidade são algumas das etapas para ter sucesso na plataforma.

Além disso, como o WordPress é extremamente popular, você consegue encontrar uma quantidade absurda de tutoriais e informações para ajudar você a superar qualquer problema que aparecer.

No fim das contas, o WordPress vence na nossa comparação entre WordPress vs Drupal.

Agora é com você! Qual CMS você prefere usar e por que? Tem alguma dúvida ou sugestão? Use os comentários abaixo para mandar sua mensagem para a gente! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e não dispensa uma boa leitura a qualquer hora do dia.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

Share this
[href]
[href]