Como Abrir Uma Loja de Camisetas na Internet: Do Zero ao Lucro em 7 Etapas

Como Abrir Uma Loja de Camisetas na Internet: Do Zero ao Lucro em 7 Etapas

O mercado de camisetas está em alta e promete continuar assim por um bom tempo, o que abre uma ótima oportunidade de negócio. Continue a leitura deste guia, que vai mostrar, passo a passo, como ganhar dinheiro na internet abrindo uma empresa de camisetas.

1. Escolha um Nicho Lucrativo no Ramo de Camisetas

Antes que de começar a estampar suas camisetas, é fundamental que você faça uma análise de mercado e escolha um nicho. Decida qual será o seu público alvo e descubra que tipo de estampas esse grupo de pessoas parece gostar.mais gosta.

Escolher um nicho que já seja popular é uma boa ideia, mas você também deve levar em consideração que sua loja precisa se destacar de todas as demais.

Escolher um nicho vai te oferecer mais chances de lucrar. Quando temos um nicho específico, o público alvo pode ser menor, mas geralmente conseguimos uma taxa de conversão maior.

Faça uma lista de ideias de nicho e pesquise qual o tamanho do público de cada uma delas. Uma ferramenta que pode ajudar você nessa pesquisa é o Audience Insights do Facebook.

A ferramenta permite que você simule o público alvo de um produto selecionando a localidade, idade, gênero, interesses e outras características dos integrantes. Depois, será calculada a porcentagem de usuários do Facebook que provavelmente vão visualizar e interagir com os seus anúncios.

Outra plataforma que vai ser útil para calcular o nível de engajamento de um nicho é o Reddit e o Instagram. Pesquise subreddits e hashtags relacionadas ao nicho que você está avaliando. Lá você vai encontrar informações valiosas sobre o público alvo e estratégias de marketing que podem funcionar.

2. Crie as Estampas das Suas Camisetas

A criação do design e estampas das camisetas é a parte mais importante do processo. É ela que deve receber a maior parte da sua atenção, porque seus designs são os maiores representantes da sua marca.

Estes são alguns tipos de estampas que fazem muito sucesso:

  • Estampas tipográficas: focadas em slogans, frases e mensagens criativas, esse estilo de estampa toma muito cuidado na escolha das fontes, posicionamento das palavras, hierarquia tipográfica e espaçamento.
  • Estampas gráficas: ilustrações digitais ou feitas à mão são o foco das atenções nas estampas gráficas. Elas podem ser usadas como o único elemento do design ou vir acompanhadas de frases e palavras.
  • Estampas fotográficas: o método de impressão direta sobre tecido (vamos falar mais sobre ele depois) é recomendado para quem quer criar estampas com fotografias. Você vai precisar tirar fotos ou comprar os diretos para usar fotos de outros artistas, porque é fundamental que as estampas sejam originais e de alta qualidade.
  • Estampas com logo: Esse tipo de estampa é focado em divulgar marcas ou campanhas promocionais. Logotipos slogans são geralmente o elemento principal desse tipo de estampa.
  • Estampas abstratas: Esse tipo de design pode incorporar misturas de fontes, cores, linhas e formatos de forma a criar uma estampa única e estilosa. As estampas abstratas não têm uma mensagem definida e, justamente por isso, podem atrair certos públicos.

Se você tem experiência em design gráfico, criar suas próprias estampas é a melhor opção, porque, assim, você não terá que se preocupar com violação de direitos autorais. A maioria dos designers usa mesas digitalizadoras e softwares de computador como o Photoshop, Corel Painter e o Artweaver para criar estampas.

Outra opção é criar uma loja virtual de camisetas onde os clientes enviem suas próprias estampas.

Se você quer vender estampas exclusivas, mas não leva jeito para o design gráfico, é possível comprar ilustrações criadas por outros artistas em plataformas como o Creative Market e o Design Cuts.

Agora, se você não quer criar suas próprias estampas, mas mesmo assim deseja ter total controle criativo sobre o resultado dos designs, considere contratar um artista para criar as ilustrações do jeito que você deseja.

Onde Posso Contratar Um Designer de Camisetas?

Designers e artistas usam diversas plataformas para vender seus serviços e vender os direitos autorais de suas criações.

O 99designs, por exemplo, é uma plataforma de contratação de designers freelancers. O site conta com uma vasta gama de profissionais com as mais diversas experiências e especialidades. Você pode postar um briefing na plataforma e receber sugestões de designers ou contatar algum profissional diretamente.

Outras plataformas como o Fiverr e o Workana também são boas opções para encontrar designers freelancers.

3. Peça Feedback Sobre Suas Camisetas e Faça Ajustes Quando For Necessário

Assim que a primeira versão das suas estampas estiverem prontas, peça a opinião de outras pessoas e avalie quais mudanças precisarão ser feitas antes que você imprima a primeira leva de camisetas.

As redes sociais são um ótimo lugar para pedir a opinião de outras pessoas sobre seus designs. Poste no Instagram, Pinterest e Facebook (e outras plataformas) simulações de como suas camisetas vão ficar. Pergunte aos seus seguidores e amigos o que eles acham das estampas.

O Reddit também é uma ótima plataforma para pedir feedbacks. Outros designers podem dar sugestões de melhoria e você pode até acabar encontrando clientes e divulgando sua marca.

4. Monte uma Loja Virtual de Camisetas

É possível vender camisetas em plataformas e marketplaces de terceiros, mas ter uma loja virtual própria é uma opção melhor para quem quer criar uma marca sólida. Existem várias ferramentas de criação de sites no mercado, que podem te ajudar a lançar sua loja mesmo que você não tenha experiência alguma.

Construtor de Sites Zyro

Quem nunca criou um site antes com certeza precisa conhecer o Zyro. Você não vai precisar saber programação, porque o Zyro é um editor 100% visual, que permite que você customize seu site simplesmente arrastando e soltando elementos.

Você também não vai precisar construir o site do zero – o Zyro vai fornece vários templates responsivos e personalizáveis para os usuários. Apesar de não existir um template feiro especificamente para lojas de camisetas, o template Anders é minimalista e feito para empresas do ramo da moda.

Com o editor de sites do Zyro, tudo pode ser personalizado – as cores, fontes, imagens, botões e todos os demais elementos do site. O sistema em grade ajuda que todos esses elementos fiquem perfeitamente alinhados na tela, deixando seu site com um visual profissional.

O pacote básico oferecido pelo Zyro para lojas virtuais, o eCommerce Basic, é suficiente para começar sua empresa de camisetas. O plano de quatro anos custa R$15 por mês e, se você não gostar do resultado, tem 30 dias para pedir reembolso.

Apesar do plano eCommerce Basic restringir o número de produtos que você pode colocar a venda (10 no total), você não terá limite de quantos visitantes poderão visitar e comprar no seu site, porque é oferecida largura de banda ilimitada.

Você poderá aceitar vários métodos de pagamento na sua loja, como cartões de crédito, PayPal e Mercado Pago. O painel de controle do Zyro permite que você gerencie seu estoque e o envio dos pedidos em um só lugar.

O Zyro não cobra taxas de transação nem comissão sobre suas vendas – todo o lucro da sua loja será só seu.

Siga o passo a passo abaixo para criar uma loja virtual com o Zyro:

  1. Contrate um plano eCommerce e registre seu nome de domínio.
  2. Faça login na sua conta do Zyro.
  3. Navegue pela página de Templates.
  4. Conheça a coleção de templates e escolha o seu preferido. Passe o mouse sobre ele e clique em Começar a Criar.
  5. Customize o layout, os elementos, as cores e as fontes do site.
  6. Adicione seus produtos.
  7. Conecte o nome de domínio fazendo login no editor de sites do Zyro e passando o mouse sobre o site criado. Clique em Configurações de Site -> Domínio -> Conecte Seu Próprio Domínio.
  8. Clique em Prévia e depois selecione Publicar Site para colocar sua loja virtual de camisetas no ar.

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin gratuito para e-commerces que pode transformar qualquer site WordPress em uma loja virtual.

Como o WooCommerce é só um plugin, você já vai precisar estar usando o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS), para conseguir lançar sua loja. Por isso você terá que aprender mais detalhes técnicos para usar o WooCommerce do que para usar um construtor de sites como o Zyro. Essa opção é recomendada para quem quer ter um site mais complexo.

Você também vai precisar de contratar hospedagem e registrar um nome de domínio antes de instalar o WordPress e o plugin do WooCommerce.

Usar o WordPress exige mais conhecimento técnico do que usar um construtor de sites, mas isso não significa que você precise saber programação para criar seu site. Existem muitos temas customizáveis para WordPress que você pode usar.

Sinta-se à vontade para editar o site como desejar, porque o WooCommerce é flexível e facilita a expansão e crescimento da sua operação. Por exemplo, você pode adicionar imagens 360º, tabelas de tamanho e muito mais nas suas páginas de produto.

Não há limites de quantos produtos você poderá colocar à venda na sua loja de camisetas, além de não existir taxas e comissões sobre suas vendas.

O WooCommerce permite que você organize seus produtos por categorias, adicione avaliações de clientes e configure versões da sua loja em diferentes idiomas e moedas com base na localização do cliente.

Além disso, o plugin está disponível para dispositivos móveis, o que permite que você gerencie sua loja a qualquer hora e em qualquer lugar.

Veja como montar sua loja virtual com o WooCommerce:

  1. Contrate um plano de hospedagem WooCommerce e registre um nome de domínio gratuito.
  2. Instale o WordPress com apenas um clique.
  3. No painel de controle do WordPress, vá para WooCommerce -> Help -> Setup Wizard e siga as instruções.
  4. Importe seus produtos indo até WooCommerce -> Produtos -> Add New.
  5. Vá té Temas, que fica na áre Aparência para alterar ou instalar novos temas de WordPress. Você também pode clicar em Costomizar para editar o tema atual.
  6. Passe o mouse sobre o botão Plugins e clique em Adicionar Novo para instalar qualquer plugin que desejar.

Para ter uma explicação mais aprofundada sobre como usar o WooCommerce para construir sua loja, confira este tutorial completo.

5. Determine o Preço das Camisetas Pensando no Seu Lucro

Saber qual o custo de produção de uma camiseta estampada é fundamental para calcular o preço final das suas mercadorias.

Estas são as fórmulas para calcular o custo de produção das suas camisetas:

  • Custo total de produção = custo fixo + custo variável
  • Custo de produção por unidade = custo total de produção ÷ unidades produzidas

O custo fixo é aquele que permanece o mesmo independente do número de unidades produzidas. Fazem parte do custo fixo o salário dos seus funcionários, o aluguel do seu espaço, as máquinas e impressoras.

Por outro lado, o custo variável inclui todos os custos que mudam de acordo com o tipo de camiseta e estampa que você está produzindo. Por exemplo, os custos que mudam quando você troca o tecido das mercadorias.

Assim que você tiver calculado o custo de produção das suas camisetas, selecione uma estratégia de precificação:

  • Preço com pequena margem de lucro: nessa estratégia, você inclui uma porcentagem ao preço de custo da peça, que, após a venda, será o seu lucro. Por exemplo, se você decidir receber 35% de lucro sobre uma camiseta que custa R$20 reais para ser produzida, o preço de venda do produto deve ser R$27, incluindo todas as taxas.
  • Preço com 100% de lucro: essa tática envolve vender o produto final pelo dobro do custo de produção. Se a camiseta custa R$20 para ser produzida, ela seria vendida por R$40.
  • Preço competitivo: vai depender de quanto seus concorrentes estão cobrando pelas camisetas. Você pode escolher vender pelo mesmo preço da concorrência ou por um valor ainda mais barato. Essa é uma forma inteligente de se destacar no mercado.

6. Venda de Acordo com as Leis

Assim como acontece com todos os tipos de negócio, garantir que sua loja de camisetas esteja operando de acordo com as leis é muito importante. Isso mostra ao público que sua empresa é confiável e que você leva seu negócio a sério.

Quando você tiver todas as licenças e alvarás necessários, vai ser mais fácil solicitar empréstimos e financiamentos, além de permitir que você recorra à Justiça caso algo aconteça.

Como garantir que sua loja virtual esteja operando de acordo com as leis?

  1. Confira se o nome da sua empresa já está sendo usado por outra marca.
  2. Registre um CNPJ e defina o regime tributário da sua loja. A melhor opção vai depender do tamanho da sua operação e dos seus planos de crescimento.
  3. Solicite um alvará de funcionamento na prefeitura do seu município. É obrigatório para qualquer loja virtual informar um endereço físico no site.
  4. Acompanhe quais impostos e taxas sua empresa vai precisar pagar todo mês de acordo com a receita e o regime tributário dela.
  5. Abra uma conta de banco para pessoa jurídica – as finanças da sua empresa e suas contas pessoais devem se manter separadas.
  6. A depender do tipo de camiseta que você vende, avalie quais licenças e permissões adicionais serão necessários. Por exemplo, se você costura ou tinge suas próprias camisetas em grandes quantidades, talvez seja preciso uma licença da Secretaria do Meio Ambiente do seu município.
  7. Contrate um seguro empresarial. O seguro ideal vai depender do tamanho da sua empresa, mas ele deve cobrir acidentes, salários de funcionários e, preferencialmente, os planos de saúde dos colaboradores.

7. Divulgue Suas Camisetas

Assim que tudo que citamos nas etapas acima estiver pronto e seu site já estiver online, vai ser hora de criar anúncios e promover seus produtos nas redes sociais.

Use o Instagram ao seu favor – especialmente se a geração dos millennials for seu público alvo. Use hashtags relevantes para seu nicho.

Interaja com clientes em potencial nos comentários, publicando stories e fazendo lives ou IGTVs. Não se esqueça de adicionar um link para sua loja virtual na bio do seu perfil.

Além disso, aproveite a oportunidade para interagir com os influenciadores e outras lojas de camisetas. Talvez você consiga fazer parcerias com criadores de conteúdo ou colaborar com outras marcas nas suas próximas coleções para fortalecer sua presença no mercado.

Se sua marca foca em criar camisetas para mulheres, crianças ou famílias, então o Pinterest é o lugar ideal para divulgar seus produtos. A plataforma tem mais de 400 milhões de usuários mensais mundialmente.

No Pinterest, cada pin é acompanhado de um link – quando um usuário clica na imagem, ele é redirecionado para o site que postou aquela foto. Publicando na plataforma, você terá mais chances de atrair visitantes na sua loja virtual.

Você também pode atrair visitantes e gerar vendas usando anúncios. O Google Ads é um ótimo lugar para criar campanhas de publicidade para sua loja de camisetas. Mas não se esqueça que a ferramenta funciona a partir de palavras-chave. Antes de criar seus anúncios, você terá que pesquisar quais as palavras-chave mais relevantes no seu nicho.

O Google Ads permite que você cria anúncios muito específicos, escolhendo o tipo de dispositivo que o público deve estar usando para ver aquele anúncio e qual a localização dele, entre outras características. Além disso, a ferramenta oferece recursos para remarketing, que pode recomendar páginas personalizadas para cada visitante.

Não se esqueça de usar o Facebook Ads também. Além de atrair quase três bilhões de usuários ativos por mês enquanto rede social, o Facebook é muito popular entre certos grupos demográficos. A plataforma permite que você selecione o público dos anúncios com base nos interesses, idade, profissão, gênero, localização, etc.

O Facebook Ads também possibilita que você acompanhe o desempenho dos anúncios em tempo real. Se você não estiver satisfeito com os resultados da campanha, vai poder ajustar as configurações dela na mesma hora.

Quando as pessoas começarem a visitar sua loja virtual, lembre-se de criar uma lista de contato com os e-mails dos clientes. Assim você vai poder avisá-los quando novas estampas forem postadas na loja.

Posso Vender Minhas Camisetas Mesmo Sem Ter Estoque?

Você não precisa ter estoque nem produzir suas próprias camisetas para manter sua loja virtual funcionando. Apesar disso, você vai precisar fazer uma parceria com empresas fornecedoras, como a Printi ou a Dimona.

Esses fornecedores vão receber os pedidos que os clientes fizeram na sua loja, produzir as mercadorias e enviá-las diretamente para a casa dos fregueses.

Esse método é conhecido como impressão sob demanda (print on demand ou POD). É uma ótima tática para começar a vender camisetas na internet, porque você não vai precisar investir muito dinheiro para abrir o negócio. Isso também vai ajudar você a economizar tempo, já que não será necessário estampar suas próprias camisetas nem manter o estoque organizado.

Informações Importantes Sobre Lojas de Camisetas

Para entender melhor como criar sua empresa de camisetas, conheça estes fatores importantes que vão impactar seu negócio.

Métodos de Estamparia

Escolher o método de estamparia correto é uma etapa crucial, que pode afetar o custo de produção dos seus produtos.

Antes de começar a produzir suas camisetas, você precisa conhecer os métodos de estamparia disponíveis:

Serigrafia (ou silk screen): essa técnica envolve o uso de telas transparentes e stencils para transferir a estampa para o tecido. O método produz estampas duradouras, e é justamente por isso que ele é tão popular entre as empresas de camisetas personalizadas.

Você só vai poder usar uma cor de cada vez. O método não é indicado para estampas muito complexas, que usem várias cores. Para produzir as camisetas, será necessário trabalho manual e artesanal – e o processo pode fazer um pouco de bagunça.

Apesar disso, a serigrafia oferece ótima relação de custo-benefício quando o plano é produzir apenas um tipo de estampa.

Prensa térmica: esse é um método barato para estampar camisetas usando uma prensa que transfere imagens para o tecido usando altas temperaturas. A técnica exige papel transfer, uma impressora (para copiar a estampa no papel) e uma prensa térmica. Você vai conseguir estampar designs muito complexos com facilidade.

A técnica de prensa térmica é indicada para camisetas personalizadas feitas sob demanda, porque é muito mais barata quando são produzidas pequenas quantidades. Apesar disso, as estampas são menos duráveis – a camada da estampa é relativamente fina, o que pode fazer o design desaparecer com o passar do tempo.

Impressão direta sobre tecido: esse é o método mais moderno de estamparia, porque usa uma impressora jato de tinta que consegue transferir designs digitais diretamente sobre a trama do tecido. As impressoras têxteis DTG usar tintas à base de água que funcionam muito bem com tecidos de fintas naturais, como camisetas de algodão.

Com essa técnica, é possível estampar designs muito detalhados e usar muitas opções de cores, além do processo levar pouco tempo. As estampas também são duráveis. Apesar disso, esse método não é tão sustentável quando são produzidas grandes quantidades de camisetas, além do investimento inicial ser considerável.

Marca

O mercado de camisetas estampadas já existe há um bom tempo, então espere ter muitos concorrentes. Para se destacar mesmo sendo novato e começar a vender suas criações, você vai precisar construir uma marca sólida.

Marcas não são apenas um logotipo e um nome ou domínio – elas são a identidade das empresas.

Além de fazer sua empresa parecer mais confiável, a marca também deve fazer seu público alvo se identificar com o seu negócio – os clientes devem conseguir reconhecer sua marca facilmente e construir um relacionamento duradouro com ela.

Como exemplo de uma loja australiana de camisetas que construiu uma marca forte, observe a The Organic T-shirt, que foca na sustentabilidade. Ela usa materiais orgânicos e prezam pela transparência quando o assunto é responsabilidade social. A empresa também incentiva o público a ser mais eco-friendly.

Qualidade

Para começar uma loja de camisetas bem-sucedida, a qualidade dos seus produtos é de extrema importância. Os clientes não vão voltar para comprar mais se não se sentirem confortáveis e confiantes vestindo suas mercadorias porque o tecido e as estampas desbotaram ou descosturaram.

Quando for escolher o material das camisetas, preste atenção à densidade e à maciez ao invés do peso e da espessura do tecido. Não se esqueça de que cada tipo de tecido tem sua própria vida útil. As camisetas devem ser frescas e leves ao toque, mas continuar sendo duráveis.

A maioria das empresas de camisetas usam tecidos 100% algodão porque esse material tem uma fibra robusta e é fresco. Além disso, ele é hipoalergênico, confortável e relativamente fácil de lavar.

Além do tecido, você também deve prestar atenção na durabilidade e na aparência das estampas. Observe com atenção os detalhes e a resolução dos designs, além da qualidade das cores e da saturação.

Quanto Custa Abrir Uma Empresa de Camisetas?

O valor que você terá que investir para abrir sua loja de camisetas estampadas vai depender do tamanho da operação que você pretende criar. Os gastos principais serão os equipamentos, as camisetas e a mão de obra.

Os gastos com equipamentos vão depender diretamente do método de estamparia que você escolher usar.

Com o método de serigrafia:

  • Filme fotolito para serigrafia: o pacote com 10 unidades custa a partir de R$41.
  • Impressora: custam a partir de R$390 no site da HP.
  • Tela esticada: o preço depende do tamanho, custando a partir de R$29.
  • Emulsificante: preços a partir de R$33.
  • Secador metálico ou plástico: os de plástico podem custar a parte de R$22 a peça. Já os de alumínio chegam a custar cerca de R$3000.
  • Prensa: a máquina de silk screen pode custar a partir de R$490 em sites como o Mercado Livre.
  • Tintas: tintas da marca Gênesis custam entre R$25 e R$30.
  • Rodo para serigrafia: um rodo com tira de poliuretano custa cerca de R$12.
  • Secador flash: preços em torno de R$1600.

Com o método de prensa térmica:

  • Prensa térmica: modelos mais simples custam a partir de R$1350.
  • Impressora a laser: pode ser encontrada por cerca de R$1500 no site da HP.
  • Tintas sublimáticas: um kit com quatro cores custa em torno de R$117.
  • Papel transfer: um pacote com 100 folhas tamanho A4 tem preços a partir de R$35.
  • Fita de teflon: um rolo de 33 metros é vendido na Amazon por aproximadamente R$35.

Com o método de impressão direta sobre tecido:

  • Impressora DTG: o preço das impressoras DTG da Epson são solicitados sob demanda, mas podem custar a partir de 14 mil dólares.
  • Tintas: os cartuchos de tinta custam aproximadamente R$880.

O custo das camisetas lisas vai depender do tipo de tecido, da marca, da qualidade, do tipo de costura e da cor do material. Na Loja Mirante, por exemplo, um kit com cinco camisetas brancas de algodão custa aproximadamente R$100.

Mas tenha em mente que o algodão é um material com preço volátil, muito sensível aos altos e baixos do mercado. Ele pode acabar saindo mais caro ou mais barato que os materiais sintéticos dependendo da época em que você fizer a compra.

O custo com mão de obra vai variar dependendo do método de impressão e da complexidade das estampas. Por exemplo, usar o método de serigrafia pode sair mais caro do que a impressão direta sobre o tecido, porque o funcionário terá que imprimir as camisetas manualmente, uma a uma.

Se o seu orçamento não for muito grande, mas você quiser criar sua marca e estrear no mercado de camisetas, experimente usar o modelo de impressão sob demanda. Com ele, você não vai precisar manter um estoque, comprar camisetas para estampar em casa, investir em maquinário, nem contratar funcionários.

Por exemplo, o custo para produzir uma camisa branca, 100% algodão, com o método de impressão sob demanda é de aproximadamente R$54 com a Printiful.

O Mercado de Camisetas É Lucrativo?

O mercado da moda cresce, em média, 11,4% mundialmente por ano. Além disso, o custo médio que o cliente está disposto a gastar por peça também cresce. O mercado da moda no geral não mostra sinais de desaceleração, fazendo desse um dos nichos mais promissores para as empresas.

Conclusão

Vender camisetas com estampas personalizadas na internet é uma ideia de negócio lucrativa. Além disso, é um modelo com ótima relação custo-benefício, porque você não precisará ter uma loja física.

Este é um resumo das etapas que você deve seguir para abrir sua própria empresa de camisetas:

  1. Escolha um nicho.
  2. Comece a criar suas estampas.
  3. Peça opinião das pessoas e ajuste seus designs.
  4. Monte sua loja virtual.
  5. Defina os preços das suas camisetas.
  6. Garanta que sua empresa esteja funcionando conforme as leis.
  7. Divulgue seus produtos.

Esperamos que este artigo ajude você a criar seu próprio negócio no ramo das camisetas personalizadas.

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jeisymonteiro