março 17, 2021
7min de leitura
Carlos E.
Você pode já ter sonhado em ter um negócio online de dropshipping, mas não sabia exatamente por onde começar. Bom, não precisa mais se preocupar pois neste artigo nós vamos explicar para você todos os detalhes de como fazer dropshipping. Então, sem mais delongas, vamos começar a jornada!
Crie uma loja virtual impulsionada pelo Zyro na Hostinger! O jeito mais fácil de criar sua loja online, com até 57% de desconto.
Primeiramente, vamos contar para você qual é a definição de dropshipping – também conhecido como estoque na fonte. Em suma, é um tipo de modelo de negócio onde você poderá vender produtos sem ter o produto físico em mãos. Isso significa que o fornecedor do produto irá enviá-lo diretamente para o consumidor depois que a transação acontecer.
Então, como você consegue lucrar com isso? É possível fazê-lo usando técnicas de majoração em seus preços. Isso significa que você tem que fazer a venda por um valor maior do que o cobrado pelo fornecedor.
Portanto, o mecanismo de estoque na fonte funciona assim:
Apesar de sua popularidade, negócios de dropshipping possuem algumas vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas. Aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de mergulhar no mundo de vendas de estoque na fonte.
Nesta lista, nós vamos mostrar alguns dos fatores que fazem com o que o negócio de dropshipping seja tão atraente:
Apesar desse estilo de negócio parecer incrivelmente promissor, há algumas coisas que você tem que antecipar antes de entrar no mercado de estoque na fonte:
Então você já sabe o fundamental do negócio de dropshipping. Agora nós iremos contar para você o que fazer para começar a trabalhar no ramo.
Nós vamos guiá-lo desde que o processo de procurar por ideias de produto até o marketing de sua loja de dropshipping. Aqui estão os passos:
Você precisa saber o que quer vender antes de entrar no mercado. Até porque seria uma ideia ruim escolher os produtos aleatoriamente apenas pela sua vontade.
Primeiramente, identifique o que você está tentando oferecer. Encontre quais são os problemas de seus clientes e escolha um produto que possa resolvê-los. Isso fará com que os seus produtos sejam valiosos para seus consumidores.
Acima de tudo, o produto tem que ter valor tanto para o comprador quanto para o vendedor. É por isso que você tem que checar se a mercadoria que você quer oferecer é lucrativa e a indústria possui boas perspectivas para o futuro.
Com o Google Trends, você pode checar se os produtos escolhidos estão numa tendência de crescimento ou não.
Se você estiver certo o suficiente para escolher um nicho específico, o próximo passo é encontrar o fornecedor certo.
Certifique-se que o fornecedor não vai atrapalhar seu negócio a longo prazo. Mais do que isso, é necessário convencê-lo de que ele será um ótimo parceiro para você. Em outras palavras, a relação tem que ser mutuamente lucrativa.
Depois disso, aqui estão algumas questões que você precisa pesquisar antes de escolher o seu produto:
Responder essas perguntas irá ajudá-lo a encontrar o produto certo para o seu negócio.
Saber quais produtos vender é uma coisa, mas fazer com que seus consumidores saibam que você os oferece é outra totalmente diferente.
É por isso que nós temos que garantir que os clientes saberão onde ir quando eles querem comprar nosso produto.
Afinal de contas, toda loja precisa de um endereço. De maneira similar, um negócio online também necessita de seu endereço – mas nesse caso é na forma de um nome de domínio.
Lembre-se de fazer com que o seu domínio seja tão memorável quanto for possível e faça-o relevante para os consumidores que fazem parte do seu público-alvo. Porque é isso que os seus clientes vão digitar todas as vezes que eles precisarem de seus produtos.
Você pode já ter algumas ideias sobre o nome de domínio. Mas a verdadeira questão é: ele está disponível?
Não se preocupe, porque você pode checar a disponibilidade do seu nome de domínio usando a ferramenta de checagem de domínio da Hostinger.
Apenas digite o nome de domínio para ver se ele está disponível ou não. Fora proporcionar informações em relação à disponibilidade, nosso recurso também vai sugerir outros nomes de domínio relacionados.
Então agora você tem o seu próprio endereço, mas e na hora de criar uma loja? A tarefa de construir uma loja online pode ser algo realizado ao utilizar o WordPress. Por esse motivo, o primeiro passo desse processo é instalá-lo.
Para facilitar a sua vida, recomendamos que você use o instalador automático do WordPress da Hostinger. Ele vai instalar e configurar automaticamente o WordPress no seu website.
Depois que você criou o seu site WordPress com sucesso e ele estiver online e operacional, o próximo passo é instalar o plugin Woocommerce. Ele vai permitir que você crie uma loja online dentro de seu website.
Finalmente, depois de terminar a instalação do WordPress e do Woocommerce, você está pronto para finalizar seu website adicionando seus produtos e projetando o design de sua loja online.
Adicionar produtos para a sua loja online pode ser um processo complicado. Isso porque existem algumas coisas que você deve considerar, como por exemplo:
É necessário considerar que tipo de taxa de envio será cobrada de seus consumidores. Alguns clientes avaliam o custo do frete antes de fazer uma compra. Claro que isso varia dependendo da transportadora escolhida e da sua região, mas em geral há três tipos de taxas que você pode escolher:
Se você mora num estado que o obriga a pagar taxas de vendas, terá que descobrir o quanto esses tributos irão custar. Então, será necessário ajustar o custo do produto e o gasto total que os clientes terão com a mercadoria. Para essa tarefa, o ideal é sempre consultar um especialista em impostos.
O método de pagamento vai afetar a experiência de compra de seus consumidores. Quanto mais conveniente forem os métodos, mais felizes eles serão.
Você também pode se aproveitar da popularidade de um método de pagamento em particular para ganhar a atenção dos consumidores. Inclusive, você também precisará confirmar que o método de pagamento está oferecendo uma taxa de transação baixa.
Nesse estágio, você deve se preocupar em promover o seu negócio de dropshipping. É possível usar algumas práticas de marketing digital para expor o seu negócio para o mundo.
Portanto, aqui estão alguns métodos de marketing digital que você pode usar para sua loja de estoque na fonte:
As pessoas estão constantemente pesquisando sobre tudo na internet. Se você está fazendo uso de propagandas em mecanismos de buscas, isso definitivamente lhe dará uma vantagem.
Um dos métodos mais populares de marketing digital para sites de pesquisa chama-se search engine optimization (SEO). Trata-se de uma maneira de fazer com que o seu website tenha um ranking maior nos resultados de busca de websites como o Google.
Para gerenciar a performance de SEO do seu website, você terá que fazer uma pesquisa sobre como mecanismos de pesquisa funcionam.
Se você implementar bem o seu SEO, certamente conseguirá ganhar mais exposição ao aumentar gradualmente o ranking de seu site.
Existe outra maneira de fazer com que seu website apareça no topo das páginas de resultados de pesquisa, que se chama marketing de mecanismo de busca (SEM, ou search engine marketing). Ele pode ser usado como uma de suas estratégias de marketing digital.
Basicamente, você compra um espaço de propaganda no site de busca e então precisa ligar uma palavra chave à sua campanha. O sucesso de sua proposta depende da relevância de sua palavra-chave para as propagandas e do valor dessa oferta. Para gerenciar isso tudo, é possível usar o Google Ads.
Diferentemente do SEO, esse método vai custar algum dinheiro. Pois, como o próprio nome implica (PPC, ou pague por clique), as propagandas precisam ser pagas na mesma medida em que as pessoas clicam nelas. Quanto mais cliques seu anúncio recebe, mais ele irá custar para você.
Porém, em troca, a sua loja online de dropshipping pode ganhar muita exposição de ter um lugar assegurado para propaganda.
Outra opção de PPC pode ser encontrada nas redes sociais. Você pode pagar por propagandas no Facebook ou no Instagram, definir como alvos uma determinada faixa demográfica e fazer com que esses anúncios levem as pessoas ao seu negócio.
Você pode evitar perder consumidores ao manter-se em contato com seus clientes através de uma estratégia de marketing por email. A esse ponto, você provavelmente já está se perguntando como esse método pode de fato funcionar.
O primeiro passo nessa estratégia é criar uma lista de email. Você pode fazer isso ao oferecer produtos de graça, descontos e outros negócios atraentes.
A partir daí, crie a sua campanha de marketing por email. Envie newsletters, ofertas especiais, disparos de emails e assim em diante. Essa estratégia irá ajudá-lo a manter um relacionamento próximo com seus consumidores.
Você deve considerar as vantagens e desvantagens antes de mergulhar na onda dos negócios de dropshipping. Contudo, se você está disposto a se dedicar nesse trabalho, certamente será bem sucedido.
Neste artigo, você aprendeu alguns passos para criar seu próprio negócio de dropshipping. Vamos recaptulá-los rapidamente:
E isso é tudo, pessoal! Boa sorte na criação de seu próprio e bem sucedido negócio de dropshipping!
fevereiro 27 2020
Eu posso desenvolver uma loja que ao invés de um só produto mas com toda loja? Por exemplo: um supermercado, vários supermercados, eles fazem entregas de compras, então a minha loja seria de compras nos supermercados da minha cidade!
maio 22 2020
Bom dia. Qual profissional desta área posso contratar na minha cidade,que possa me ajudar a abrir minha loja virtual e ser um dropshipping?Poderia me dar essa informação?
Respondeu em maio 25 2020
Oi, Marineuza, tudo bem? Não sabemos exatamente quem indicar. O que você pode fazer é pesquisar os serviços de Dropshipping disponíveis na sua região, verificar os depoimentos e análises sobre os serviços deles e entrar em contato. Procurar saber detalhes como responsabilidade na entrega, cuidados, possíveis problemas e como resolver contratempos que podem aparecer com o serviço que você contratar.
novembro 20 2020
Bom dia, como conseguir bons fornedores? Estou desempregada, inciei com vendas a pronta entrega porem sem sucesso.
Respondeu em novembro 23 2020
Olá Marineide, tudo bem? Recomendamos que você dê uma olhada nesta lista aqui de fornecedores confiáveis para Dropshipping! ;)
dezembro 12 2020
Na Amazon quem n tem carteira de motorista precisa ter passaporte pra poder fazer dropshipping. Tem outra plataforma q faz com documentação normal?
Respondeu em dezembro 15 2020
E aí, tudo bem? Dá uma olhadinha nessa lista aqui, que certamente você vai encontrar ótimas opções de dropshipping que aceitam documentos normais!
janeiro 17 2021
Olá! Tenho uma loja em WordPress e quero saber se é possível cadastrar mais de 1 fornecedor com endereços diferentes? Ou seja, de cidades diferentes.
Respondeu em janeiro 22 2021
E aí, Aldemir? Então, é possível sim. Para isso, o mais recomendado é usar algum plugin de eCommerce para isso.
março 15 2021
Olá, tudo bem? Gostaria de saber se eu não posso ser meu próprio fornecedor?
Respondeu em março 19 2021
Olá, Luiz Eduardo! Você pode ser o seu próprio fornecedor sim, mas no caso não seria Dropshipping, seria uma outra modalidade de negócio!
março 19 2021
Bom dia, sou fabricante de calçados em Franca-SP. Gostaria de saber como funciona a parte de envios. Por exemplo, uma pessoa de Bahia está colocando meus produtos para vender na loja dela, e ela vende 1 para lá. O frete é cobrado á partir da localidade dele (Bahia). Mas o envio para o cliente sairá do meu local (SP), como fica isso? Os correios deixam, o frete muda? Tem que pagar algo a mais na diferença do frete? Poderia tirar essa duvida minha? Estou querendo abrir minha fábrica para as pessoas usarem meus produtos como Dropshiping. Obrigado
Respondeu em março 19 2021
Então João, nesse caso o frete seria cobrado a partir de Franca mesmo, já que a entrega efetivamente é feita entre os estados de SP e da Bahia, né.
Andrei L.
Respondeu em março 02 2020
Pode, Júlio! Dropshipping é como se fosse um serviço de delivery (entrega) terceirizado para o seu negócio, caso você não tenha um próprio. E você mesmo pode montar um serviço/empresa/marca de dropshipping.