Website

O que é CMS e qual a melhor plataforma para site em 2018?

Saiba o que é CMS e descubra qual a melhor plataforma para site em 2018

Começar um site em 2018 é fácil. Você tem diversas plataformas para escolher, e todas elas permitem fazer qualquer tipo de site que quiser. Porém, escolher o melhor CMS (Content Management System) para usar tem se tornado cada vez mais desafiador, justamente pelas opções disponíveis.

Este artigo servirá para te ajudar nessa escolha. Nós vamos te explicar o que é CMS e o que você pode usufruir de melhor em cada plataforma de site que existe hoje, além de apresentar uma introdução aos melhores CMS que você encontra em 2018, que são:

  1. WordPress
  2. Joomla!
  3. Drupal
  4. Typo3
  5. Serendipity
  6. Dotclear
  7. ImpressPages
  8. Chamilo

Se você já quer instalar um destes CMS e começar a usar, a Hostinger oferece planos de hospedagem com auto-instalador e suporte 24/7.

E quando terminar, você vai saber qual o melhor CMS escolher para o seu site.

O que é CMS  – Content Management Systems

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é uma aplicação que permite publicar e gerenciar o seu conteúdo de uma forma intuitiva. É como se fosse um editor de texto (como o Notepad ou TextEdit) que permite publicar artigos diretamente dentro do seu site.

Isso seria um exemplo simples do que é CMS. Mas claro que atualmente os melhores CMS oferecem muito mais recurso do que estes. Eles permitem indexar o seu conteúdo, fazer alterações, formatar com uso de editores visuais, e muito mais.

É muito fácil confundir um CMS com um construtor de site. Construtor de site é como uma ferramenta focada em ajudar a criar um site sem qualquer conhecimento técnico. Geralmente, isso é feito através de editores com recurso de “arraste e solte”, mas são bem simples, oferecem poucas opções de customização e também de controle na hora de configurar o seu site.

Para sermos claros sobre o que é CMS, precisamos afirmar que escolher o melhor CMS e usá-lo sem conhecimento algum de programação pode ser um desafio, mas não impossível. Isso porque os melhores CMS de hoje vêm com diversas ferramentas de ajuda para auxiliar a criar um design e deixar o seu site bem moderno.

Este tipo de CMS é basicamente uma solução para criar sites e gerenciar conteúdos. Dependendo de qual CMS você usar, você talvez terá acesso a recursos adicionais como instalar plugins e extensões. Falaremos disso logo mais.

Para que serve uma plataforma CMS

Muitas pessoas pensam que o CMS é apenas para blogs. É fato que alguns dos melhores CMS foram desenvolvidos para blogs, com foco em criar e gerenciar conteúdo, mas muitos deles apresentam opções de otimização de alto nível. O WordPress é um deles, dominante de 30% da web.

A verdade é que os CMS de hoje em dia são tão flexíveis que podem ser usados em qualquer tipo de projeto. Isso quer dizer que você pode usar um CMS para criar desde blogs simples, sites de tutoriais, portfólios, e muito mais. Com as ferramentas certas, você também pode desenvolver projetos mais avançados usando um CMS, como site de membros e afiliados, fóruns e lojas virtuais.

Logo vamos apresentar alguns dos melhores CMS disponíveis atualmente, mas primeiro saiba quais os recursos que você precisa observar enquanto procura a sua plataforma para site.

Melhores recursos para o Melhor CMS

Até você já sabe o que é CMS teoricamente. Então vamos falar de recursos que os melhores CMS oferecem e o por que você deve se atentar a eles.

  • Um jeito simples de publicar conteúdo. Qualquer CMS de qualidade inclui um editor potente com muitas opções de customização para diferenciar o seu conteúdo.
  • Exibição de conteúdo relacionado por taxonomia. Quanto mais conteúdos o seu site tiver, mais importante será manter tudo muito organizado. E é por isso que um CMS deve te dar ferramentas para criar categorias, adicionar tags aos artigos e daí em diante.
  • Funcionalidade de edição de página. Além de publicar um conteúdo, você vai precisar criar diversos tipos de páginas para o seu site. Garante que o seu CMS escolhido permita criar e editar suas páginas como quiser.
  • Um alto nível de customização. Falando por experiência, a melhor plataforma para criar site será a que oferece as maiores opções de customização. Isto significa que você poderá adicionar quase qualquer recurso ao seu projeto, e criar sites cada vez mais robustos.
  • Uma comunidade sólida. Um CMS com comunidade sólida e ativa significa que a plataforma está sempre em desenvolvimento e, consequentemente, você estará em uso de um software atualizado, seguro e popular o suficiente para receber ajuda quando precisar.

Estes são os cinco recursos mais importantes que você deve consultar na hora de escolher a melhor plataforma para criar um site, o seu CMS. Em geral, os CMS variam bastante quanto aos recursos e funcionalidades oferecidos mas estes devem se aplicar a todos.

De agora em diante, fique com os melhores CMS recomendados por nós e escolha qual a melhor plataforma para criar um site do jeito que você planeja.

8 melhores CMS para criar um site em 2018

Tem muitas variedades entre estas 8 plataformas que nós selecionamos aqui para você. Mas todas elas têm algo em comum que você precisa saber desde já: todas são softwares de código aberto e podem ser instaladas em um só clique na Hostinger. Isto significa que você não precisa perder tempo e dinheiro para baixar, instalar e testar cada uma delas. Escolha qual o melhor CMS com nossos planos de hospedagem.

Agora que você sabe disso, vamos descobrir qual a melhor plataforma para criar site em 2018!

1. WordPress

cms wordpress

Claro que você já ouviu falar sobre o WordPress. Este CMS é mais famoso de todos e dono da maior fatia no market share. Você vai entender o por quê em instantes.

Embora o WordPress seja uma plataforma desenvolvida para blogs, nada se limita a isso. Trata-se de uma plataforma para criar site muito simples e fácil de usar, com opções de customização avançadas que podem dar uma nova cara ao seu conteúdo com uso de plugins e temas (você terá diversos deles para usar).

Quando se trata de gerenciamento de conteúdo, o WordPress também proporciona a melhor experiência. Publicar novos posts e criar novas páginas é simples neste CMS, e você terá acesso a um editor excelente com opções de formatação de conteúdo. No WordPress você também encontra opção de registro de usuários, atualizações, recursos e uma comunidade sólida.

Principais Recursos:

  • Inclui um painel de editor intuitivo e opções de gerenciamento de conteúdo.
  • Oferece opções de formatação simples de usar.
  • É altamente customizado, graças aos milhares plugins e temas existentes.
  • Tem uma comunidade forte e ativa.

A única desvantagem que podemos citar sobre o WordPress é que às vezes você precisa instalar diversos plugins para alcançar o resultado que quer no seu site. Outros CMS oferecem uma experiência de blog mais simplificada, embora não correspondam à capacidade de personalização do WordPress.

2. Joomla!

joomla

Quando as pessoas estão discutindo qual o melhor CMS, o Joomla! É um dos nomes que surgem nesse debate em comparação ao WordPress. O consenso geral é que o Joomla não é o mais indicado para iniciantes como o WordPress, que é mais flexível em alguns aspectos.

Por exemplo, o Joomla é uma ótima opção se você precisa gerenciar muitos “custom post types”. Isto é, é ideal se você deseja criar um site que seja amplamente baseado em conteúdo de texto. A plataforma também oferece muito mais opções quando se trata de gerenciamento de usuários. Isso torna uma ótima opção para sites baseados em afiliados, por exemplo.

Além disso, o Joomla também inclui suporte em diversas linguagens. Isso significa que você não precisa usar plugins ou extensões para adicionar mais idiomas ao seu site. Finalmente, o Joomla também permite que você use vários templates ou temas de uma só vez para diferentes tipos de conteúdo.

Principais recursos:

  • Oferece excelente suporte para tipos de postagem personalizados.
  • Fornece opções avançadas de gerenciamento de usuários.
  • Inclui suporte em diversas línguas pronto para uso.
  • Suporta o uso de templates exclusivos para cada tipo de página.

Falando assim, o Joomla parece incrível, e é de fato uma boa escolha. No entanto, não é tão fácil para iniciantes quanto o WordPress, portanto, pode levar mais tempo para aprender como fazer um site usando esse CMS.

Ele também não oferece tantas extensões ou modelos quanto alguns de seus concorrentes. Isso não é necessariamente um problema, mas significa que há alguns recursos que você pode precisar implementar manualmente, o que é uma boa opção para aqueles que têm uma experiência de desenvolvimento modesta.

3. Drupal

drupal

O Drupal é outro nome forte nas discussões sobre o melhor CMS de código aberto. Embora fique atrás do WordPress e do Joomla no market share, isso não torna menos notável.

Na prática, Drupal se destaca em muitas das mesmas áreas que o Joomla. Por exemplo, ele oferece um sistema muito flexível para lidar com tipos de post personalizados. Também oferece um alto grau de controle sobre seus usuários e suas permissões, e pode até mesmo lidar com sites multilíngües prontos para uso.

No entanto, existem outras áreas em que o Drupal se diferencia. Seu sistema de taxonomia, por exemplo, é muito mais poderoso que seus concorrentes. Além disso, o Drupal é considerado uma plataforma mais segura do que o WordPress e o Joomla.

Principais Recursos:

  • Oferece um sistema flexível de pós-criação e gerenciamento.
  • Fornece gerenciamento avançado de usuários e configurações de permissão.
  • Inclui suporte para sites multilíngues prontos para uso.
  • Tem um sistema de taxonomia detalhado.
  • Possui um alto nível de segurança para o seu site.

Você pode criar praticamente qualquer tipo de site que quiser usando as três plataformas CMS “grandes”, que incluem o WordPress, o Joomla e o Drupal. No entanto, o Drupal é reconhecido por sua escalabilidade e segurança, o que muitas vezes o torna uma opção melhor para sites corporativos e de negócios.

No entanto, apresenta uma curva de aprendizado avançada. Na maioria dos casos, não recomendamos que você use o Drupal, a menos que tenha experiência em desenvolvimento na web. Mas se você se sentir à vontade com desenvolvimento, esse é um dos melhores CMS disponíveis atualmente.

4. Typo3

typo 3

Agora, vamos nos aventurar no mundo das plataformas CMS menos conhecidas, mas não menos valiosas. Significa apenas que eles devem ser escolhidas em casos mais específicos.

Veja o Typo3, por exemplo. Este é um CMS que tem escalabilidade como seu principal ponto de venda e atende a sites de nível corporativo. Se você quiser usar um CMS para criar uma intranet, o Typo3 seria uma excelente escolha.

Mas quando se trata de facilidade de uso, o Typo3 geralmente não é a primeira escolha. Em nossa experiência, esse CMS é mais adequado para usuários com alguma experiência em desenvolvimento de sites, e não é ideal para sites menores e simples.

No entanto, o Typo3 oferece muitos recursos interessantes, como suporte multilíngüe. Este CMS também permite que você execute vários sites a partir de uma única instalação, o que pode economizar muito trabalho.

Principais recursos:

  • É uma ótima escolha para sites de nível empresarial.
  • Inclui suporte para sites multilíngues.
  • Permite gerenciar vários sites a partir de uma única instalação.
  • Permite compartilhar dados e ferramentas entre seus sites.

No geral, recomendamos que você use o Typo3 se precisar gerenciar vários sites que se enquadram no mesmo formato. Com este CMS, você pode compartilhar templates, extensões e até mesmo usuários entre seus sites, algo que a maioria das outras plataformas não oferece.

5. Serendipity

serendipity

Ao contrário da nossa escolha anterior, o Serendipity é um CMS fácil de usar, perfeito para pequenos blogs. Em nossa experiência, é um dos CMSs mais leves que você pode usar.

Isso não quer dizer que está faltando recursos. O Serendipity oferece excelente desempenho para a maioria dos sites, devido as suas configurações de cache dinâmicas incorporadas.

Quando se trata de funcionalidade, você pode escalar o que a plataforma pode realizar usando temas e plugins. Além disso, você pode procurar por plugins específicos frontais ou back-end, o que torna mais fácil encontrar as ferramentas que você deseja.

Principais Recursos:

  • É perfeito para sites que visam desempenho.
  • Fornece acesso a uma grande variedade de temas e plugins, para ajudá-lo a personalizar seu site.

No geral, Serendipity é uma opção perfeita para sites pequenos, já que facilita na hora de criar blogs e sites com características mais simples. Mas se você estiver interessado em projetos mais ambiciosos, esta não é a melhor escolha. Particularmente, recomendamos que você esteja procurando algo que não seja tão complexo quanto o WordPress ou o Joomla e seja muito rápido para aprender.

6. Dotclear

dotclear

O Dotclear é outra excelente opção de CMS, se você estiver procurando por algo simples. Entre todos os CMSs que testamos, poucos são tão fáceis de usar quanto o Dotclear. E mesmo assim, a plataforma apresenta uma experiência de edição muito semelhante ao que o WordPress oferece.

Com o Dotclear, você obtém acesso a um conjunto robusto de opções de pós-publicação, gerenciamento e taxonomia. A plataforma permite que você escreva seus posts em texto simples, HTML e até mesmo na sintaxe Wiki.

Além desses recursos básicos, Dotclear também permite gerar feeds RSS e adicionar novas funcionalidades ao seu site usando plugins e temas.

Principais Recursos:

  • É muito simples de usar e configurar.
  • Suporta texto simples, HTML e sintaxe Wiki.
  • Permite gerar um feed RSS para seu site.

Por fim, colocamos o Dotclear na mesma categoria do Serendipity. É uma das melhores plataformas para criar um site que você pode escolher se quiser algo simples. Além disso, ambos incluem todas as opções necessárias para lançar um projeto bem-sucedido. A escolha fica por sua conta!

7. ImpressPages

impress pages

Em seguida, o ImpressPages é um CMS pouco conhecido. No entanto, ele oferece uma das melhores experiências para blogs que já vimos até agora. Seu editor é simples e possui uma interface moderna. Além disso, permite que você adicione alguns elementos que outros CMSs não possuem – pelo menos sem extensões – como mapas e formulários.

Outro fator é que este CMS ganha pontos quando se trata da linha de design. Seu painel é moderno, fácil de usar e oferece muitas opções para personalizar suas páginas e que favorecem a funcionalidade de seu site.

O ImpressPages é uma excelente opção se você busca um CMS com uma interface que não pareça ser do século passado (nem existe, não é?). Ele também inclui um construtor intuitivo de “arrasta e solta”, portanto, criar as páginas do seu blog é simples. Além disso, você pode personalizar o CMS usando plugins e temas.

Mas o ImpressPages não pode competir com o WordPress quando se trata do número de extensões. Isso significa que criar sites com funcionalidades personalizadas às vezes pode ser mais difícil.

Principais Recursos:

  • Oferece uma interface simples, moderna e fácil de usar.
  • Inclui um editor potente com funcionalidade avançada.
  • Permite criar conteúdo facilmente usando um construtor de páginas de “arrasta e solta”.
  • Opções de plugins e temas.

Na nossa opinião, essa plataforma pouco conhecida é o melhor CMS que você pode usar para criar landing pages simples.

8. Chamilo

chamilo

Por último, mas não menos importante, vamos conhecer o Chamilo. Essa plataforma é diferente de tudo o que vimos até agora porque é voltada para um tipo específico de website – plataformas de aprendizado. Na verdade, o Chamilo é chamado de Learning Management System (LMS), que é um tipo específico de CMS.

Com o Chamilo, você pode criar cursos online simples ou altamente complexos. Suas aulas podem incluir texto, elementos multimídia e perguntas de múltipla escolha, e você pode até configurar tarefas. Com este CMS você consegue inclusive criar “tarefas de casa”.

Comparar o Chamilo com as outras opções de CMS que analisamos até agora não faria muito sentido, já que ele é completamente específico. No entanto, basta dizer que o Chamilo é o único quando se trata de facilidade de uso. É uma ótima opção se você precisar de uma plataforma que possa gerenciar professores, e oferece as ferramentas que você precisa para criar um excelente curso online.

Principais Recursos:

  • É uma ótima plataforma para criar cursos online.
  • Permite que vários professores trabalhem lado a lado.
  • Permite criar questionários, perguntas condicionais, atribuições e outros materiais de aprendizagem.

A única desvantagem do Chamilo é que o desenvolvimento da plataforma não é tão ativo quanto as outras opções de CMS que vimos até agora. Mas se precisar, você encontra uma comunidade de usuários em espanhol e inglês para esse LMS.

Conclusão

Escolher qual CMS será a melhor plataforma para criar um site é tão pessoal quanto escolher um sistema operacional (OS). Todas os melhores opções de CMS têm suas vantagens e desvantagens, mas você precisa levar tudo a sério. Pessoalmente, somos do time WordPress devido à facilidade de uso e ao alto nível de personalização. No entanto, sua necessidade pode variar, por isso, recomendamos que você teste mais de um CMS antes de se decidir a sua plataforma para site!

E para você, qual é o melhor CMS em 2018? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

OFERTA BLACK FRIDAY 90% OFF
0
DIAS
0
HORAS
0
MINUTOS
0
SEGUNDOS
×
[href]
[href]