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Como Montar um Site de Vendas

aprenda como montar um site de vendas

Não é difícil encontrar pessoas que têm o sonho de ganhar dinheiro online e a popularização da internet trouxe uma série de maneiras para transformar esse desejo em realidade. Neste artigo, vamos ensinar como montar um site de vendas, que certamente é uma das principais maneiras de se ter sucesso na web.

Enquanto ter um e-commerce de sucesso está longe de ser uma tarefa fácil, o início do processo chega a ser relativamente tranquilo. Especialmente se comparado com o trabalho que você terá para divulgar sua loja e construir uma reputação online.

Mas não se assuste. Afinal, todos temos que começar de algum lugar, não é mesmo? E é com isso que vamos te ajudar. Iremos ensinar tudo o que você precisa saber antes de montar o seu site de vendas e mostrar as melhores maneiras de criar o website em si.

Não entre com expectativa de enriquecer do dia para a noite nesse mercado. Ter uma loja online é tão ou mais difícil quanto qualquer outro trabalho.

Porém se você tiver a dedicação certa, estudar bem o seu nicho e usar as plataformas certas, suas chances de sucesso aumentarão exponencialmente. Vamos começar essa jornada?

O Que Você Precisa Saber Antes de Montar o seu Site

O primeiro e mais sensato passo que você poderá tomar antes de começar sua loja online é parar e refletir. Defina ou desenvolva o produto que deseja vender e trace um plano de negócios. Claro que isso é mais fácil de falar do que de se fazer.

É provável que você já tenha uma ótima ideia de produto para comercializar. Se ele for único e houver uma demanda por parte dos consumidores, você deu muita sorte: ele quase que certamente será um sucesso.

De qualquer modo, é importante que você acredite no que vende e entenda sobre o produto, pois só assim será possível criar uma conexão com os consumidores.

Faça um Planejamento

A parte do planejamento é essencial para a criação de qualquer projeto, ainda mais um tão ambicioso quanto uma loja online. Comece pensando como o seu produto chegará nos clientes. Ele é um bem físico (que precisa de transportadora) ou digital (que pode ser consumido através da internet)?

Você criará um estoque para vender várias unidades do mesmo produto ou serão criações únicas (como artes ou itens de colecionador)? Os itens do catálogo serão de categorias diversas ou especializados num nicho (tipo livros ou camisetas)? Essas são apenas algumas das perguntas básicas que qualquer pessoa deve fazer antes de montar sua própria loja.

Monte sua Própria Loja

Dependendo da sua ambição, provavelmente a melhor opção é você montar sua própria loja, ao invés de depender de uma plataforma de terceiros como o Mercado Livre. Isso porque você terá mais espaço para crescer conforme for ganhando credibilidade e conquistando novos clientes.

Caso contrário, parte das suas receitas sempre irá para a plataforma onde você está vendendo – e você não terá qualquer benefício de SEO ou publicidade para si.

Só que isso também significa que será necessário comprar um domínio e assinar uma hospedagem, duas coisas que iremos ensinar a fazer nas seções abaixo.

Escolha uma Hospedagem Confiável

Como uma empresa de hospedagem, nós aqui da Hostinger podemos falar isso com propriedade: você vai querer que seu site esteja num servidor confiável. Primeiro porque o tempo em que seu serviço estará disponível para seus clientes depende disso.

Qualquer hospedagem que ofereça menos do que 99% de uptime deve estar fora da sua lista. Você também vai querer um serviço com suporte técnico 24/7, pois essa é uma área complexa onde podem surgir muitas dúvidas – especialmente para quem ainda tem pouca experiência em negócios online.

Finalmente, é importante também pensar na segurança dos seus dados. É importante que a empresa ofereça backups com uma frequência mínima, para que você possa reverter qualquer erro que possa acabar cometendo.

A Hostinger oferece uma hospedagem otimizada para WordPress com backups ilimitados, uptime de 99,9% e suporte 24/7. Confira nossos planos!

Escolha o Domínio Ideal para seu Negócio

O primeiro passo para escolher um domínio é fazer uma pesquisa no seu nicho de atuação escolhido. Procure as palavras-chaves mais populares entre os seus potenciais clientes e escolha algo que represente bem seu negócio.

Escolha um nome simples, curto e que seja memorável e cativante. O ideal é que ele seja fácil de se escrever e lembrar. Para facilitar ainda mais a vida dos usuários e ganhar mais credibilidade, opte por uma extensão .com ou .com.br – caso ela esteja disponível.

Evite usar números e hífens no seu domínio, pois normalmente eles confundem mais do que ajudam – mesmo que eles permitam uma variedade maior. Não se esqueça de olhar as redes sociais atrás do nome que você deseja usar, já que é interessante reservá-las para uso no futuro.

ferramenta de registro de dominio da hostinger

Nós temos uma robusta ferramenta de pesquisa de domínio aqui na Hostinger, que você pode usar para ver se o domínio que você procura está disponível. Caso a sua opção preferida não esteja disponível, o sistema ainda verifica o mesmo nome de domínio com outros TLDs e dá sugestões de nomes parecidos.

Qual Plataforma Utilizar

Chegou o grande momento e agora você tem que escolher qual plataforma utilizar. Nossa recomendação é bem clara: o WordPress é, de longe, a plataforma mais versátil e utilizada para criação de sites no planeta.

Ele pode ser usado tanto para blogs quanto para sites promocionais e até mesmo para lojas virtuais. Quando o assunto é customização e facilidade de uso, é difícil bater o WordPress.

página inicial do site do wordpress

Depois disso, a principal escolha é qual plugin de e-commerce você deve usar. As principais opções nesse caso são WooCommerce, Magento e PrestaShop. Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, que iremos discutir neste artigo.

Por Que Usar o WooCommerce

Há muitos motivos para escolher o WooCommerce, o que explica o sucesso da plataforma, com mais de 1 milhão de instalações até hoje. Para começar, ela foi construída pensando numa integração direta com o WordPress, tornando-se ideal para essa plataforma de gerenciamento de conteúdo.

A plataforma também se destaca por ser escalável para as necessidades do seu negócio, o que significa que ele estará pronto para quando crescer junto da sua loja. Esse plugin traz recursos de segurança para proteger os seus dados e os dados dos seus clientes, incluindo durante as transações.

página inicial do plugin woocommerce

Fechando sua lista de benefícios, o WooCommerce ainda oferece uma grande rede de extensões pagas e gratuitas, que permitem personalizar sua experiência com uma série de recursos e integrações.

Por Que Usar o Magento

O Magento é a plataforma na qual você deve pensar quando se trata de potência e ferramentas. Não é a opção mais simples para novatos, mas você certamente irá encontrar o que procura nela.

Trata-se de uma opção altamente customizável, com mais de 4.000 extensões disponíveis. Por outro lado, há poucos temas disponíveis para os usuários. Isso porque, na comunidade do Magento, é mais comum os membros desenvolverem seus próprios temas.

pagina inicial do plugin magento

Esse plugin ainda se destaca ao oferecer atualizações regulares de segurança, que são separadas de suas atualizações principais. Para finalizar, ela traz a mesma vantagem do WooCommerce de ser altamente escalável, permitindo que seu site cresça junto da sua loja.

Por Que Usar o PrestaShop

Normalmente, o PrestaShop não é a primeira opção quando se pensa em montar um e-commerce. Mas isso não quer dizer que você deva ignorar a plataforma. Primeiro porque ela tem uma das melhores interfaces de edição de produtos que já vimos no mercado. Ela é cheia de recursos e simples de usar com seu sistema de abas.

Você pode customizar o visual do PrestaShop usando módulos e temas, permitindo que se mude de maneira radical a estética da sua loja. Os temas podem ser modificados para dar uma aparência única com base na sua identidade visual, enquanto os módulos podem ser usados para adicionar funcionalidades.

pagina inicial da prestashop

No total, são mais de 3.000 módulos e 4.000 temas. Dá para implementar recurso de cupom e formulários de contato, entre outras coisas. No final das contas, o grande motivo para recomendar o PrestaShop é a sua facilidade de uso, que certamente combina bem com quem é iniciante no tema.

Se tiver em dúvidas entre escolher o Prestashop ou o Magento, confira nosso artigo sobre o assunto.

Como Divulgar sua Loja

Será bem difícil vender qualquer produto sem que as pessoas conheçam sua loja, não é mesmo? Por isso que, para seu negócio decolar, será necessário investir dinheiro em divulgação.

Depois de verificar que seu site está funcionando corretamente, planeje bem o dia de lançamento. Crie uma landing page para o lançamento, invista em divulgação nas redes sociais e em propagandas pagas nas plataformas onde estão seus públicos-alvo.

Após o lançamento, é hora de trabalhar em alimentar sua lista de emails, continuar a divulgação nas redes sociais e criar cupons de desconto em momentos-chave para a sua estratégia. O importante é manter um planejamento a longo prazo para manter um fluxo de clientes saudável e permitir o crescimento da sua loja virtual.

Conclusão

É isso, agora você aprendeu o que precisa fazer antes, durante e depois de montar um site de vendas. Planeje de maneira cuidadosa, escolha a plataforma mais adequada para o seu projeto e invista na divulgação da sua loja.

Se fizer isso tudo e tiver um produto único ou uma proposta o suficiente, seu negócio será um sucesso! Boa sorte em sua empreitada!

E não se esqueça de contar para a gente nos comentários que negócio online você pensa em criar ou já criou.

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

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