Hospedagem de sites Website

Aprenda agora como criar um site em 8 passos

Como criar meu site

Que estar na internet é tendência obrigatória você já sabe. Mas no meio de tantas informações sobre como criar o seu site, é bem normal você se encontrar perdido sem saber por onde começar. Faça isso, baixe aquilo… e por de fato onde começar? Por isso, este tutorial vai te ajudar de maneira simplificada como criar seu site.

Por que online?

Primeiro você precisa estar convencido de que é importante sua presença no meio digital. Quando você precisa consultar um roteiro, preço de um produto ou até mesmo a letra daquela música que tanto gosta, pra quem você pergunta? Para o Google. Esse é nosso ponto de partida para te convencer a lançar seu projeto online. O Google é o cérebro do mundo.

A internet não tem limites geográficos. No Brasil, são mais de 102,1 milhões de usuários (Fonte IBGE) . Quando você conseguiria fazer sua empresa ser conhecida para esse montante de pessoas? Quando você estiver na internet. E isso nos leva para outro benefício ao criar seu site: a instantaneidade. Hoje não estamos preso aos grandes veículos que dependem de aprovação de pauta e conteúdo, por exemplo, ou de gerar anúncios em classificados locais para ser visto. A internet é instantânea e sua mensagem pode chegar diretamente ao seu público-alvo.

E por fim, estar na internet tem baixo custo e permite facilidade de monitoramento e customizações, para conhecer mais o seu público, o seu leitor e quem consome o seu produto.

O que você precisa saber antes de criar o seu site online

Você precisa saber que você não vai acertar na primeira. E nem na segunda. E talvez nem na terceira… e essa é a mágica da internet. Ela te permite testar infinitamente e ajustar as ferramentas e recursos para atender o seu objetivo. Mas tenha isso em mente, essa disposição em aprender e se reciclar a cada dia nesse mundo digital que morre e nasce a cada minuto com diversas funcionalidades.

Convencido e preparado pra lançar seu projeto online? Então vamos lá!

1º Passo – Defina o objetivo do seu projeto

É preciso definir o seu projeto online e o que você espera dele. Pra isso separamos algumas categorias.

Site  – Seu site pode ser institucional, para divulgar atividades, compromissos, missões e valores da sua empresa, bem como um site de notícias do seu bairro ou de prestação de serviços.

Blog – Blog de viagens, de gastronomia ou eventos regionais. Tenho certeza que você é fiel a pelo menos um blog, não é?

E-commerce – no português claro, estamos falando de loja virtual. Se você quer vender produtos, possibilitar transações financeiras online, é aqui que você se encaixa. E na internet você tem uma loja 24h, sem precisar de vendedores e gastos com estrutura física.

2º Passo – Crie um SitegramaModelo de sitegrama

Sitegrama é a estrutura do seu site, que vai te ajudar a visualizar como será o seu projeto. É importante para entender a dimensão que seu site pode atingir e enxergar novas possibilidades para crescimento no futuro. Mas não se esqueça que tudo é teste. Não quer dizer que que tudo o que planejou aqui dará certo, ok?

3º – Escolha um domínio

Domínio é o endereço do site e você precisa fazer o registro de domínio. Os mais conhecidos são .com.br e .com. Mas existem outras extensões como .net, .org, .xyz (o Google gostou desse), .in, .info e uma infinidade de opções segmentadas por profissões como .med para médicos ou .jor para jornalistas, por exemplo.

E nessa hora temos algumas dicas para como escolher o seu domínio.

  • Evite nomes longos
  • Escolha nomes fáceis de memorizar
  • Evite caracteres especiais (ç, ~)
  • Atente-se aos domínios diferentões

Para realizar o registro de domínio, pesquise bem pois há empresas que fornecem registro de domínio gratuito.

4º Defina um CMS

Volta um passo. Você sabe o que é CMS? CMS (Content Management System) é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que permite que publique seu conteúdo de forma organizada na web. E aqui nós recomendamos que você siga o fluxo. Utilize os CMS’s gratuitos que são ótimas ferramentas para gestores, principalmente os que estão no início da vida na web.

Os CMS’s mais populares são:

WordPress – mais conhecido, fácil de usar e gratuito. Repleto de recursos como plugins e templates prontos.

Blogger – provavelmente você já frequentou uma página blogspot! Muito popular gratuito e com ferramentas e interfaces intuitivas para iniciantes.

Joomla – utilizado em sites grandes e se destaca pela opções mais avançadas de gerenciamento.

Magento – é a plataforma pra quem quer uma loja virtual, o e-commerce, que permite gerenciar loja, cadastrar produtos, controlar estoque, pedidos e gerenciar relatórios.

Prestashop – também uma plataforma de e-commerce gratuita, é uma ferramenta explicativa, que suporta diversas formas de pagamento e é um dos mais completos do mercado

5º Defina o design do seu blog

Experiência do usuário – (User experience – UX) trata, claro da experiência que o consumidor tem ao usar os serviços e produtos. Então ao elaborar o seu site se coloque no lugar do usuário para entender o que mais agradaria visualmente.

Responsividade – Teve uma época em que para ter acesso na internet a gente tinha que esperar chegar em casa ou no trabalho, ligar o computador gigante e assim navegar. Mas hoje a gente faz isso do ônibus, enquanto cozinha, durante o jogo de futebol ou da praia. Por isso é preciso que o seu site seja responsivo para todas as telas.

Palheta de cores – Cores são muito importantes! A neurociência já provou que cores influenciam no comportamento do consumidor então dê atenção na hora de escolher as cores do seu site. Sensação como estímulos, calma e até mesmo a fome são intensificadas. Se quiser, aprofunde no assunto sobre psicologia das cores no marketing.

Templates – Template é o visual do seu site, como se fosse a “cara” dele, já pré configurada, Como já falamos no tópico anterior, os CMS’s como WordPress oferecem diversos templates editáveis de forma gratuita ou paga.

Plugins – são ferramentas ou extensões para adicionar recursos ao seu site. Alguns plugins que são populares e fundamentais são Yoast SEO e o Contact Form 7, ambos do WordPress.

6º Passo – Defina estratégias de conteúdo

Aqui é um ponto de muita atenção no seu site. Para se manter no mundo digital você precisa estar despertando interesse de um público e conseguir manter isso. Para isso, conteúdo relevante é fundamental. Nessa etapa, defina suas estratégias, faça calendário para saber qual assunto será publicado e qual a periodicidade, defina o público alvo e trabalhe muito bem em cima disso.

Também invista em SEO (Search Engine Optimization) que usa palavras-chave para fazer seu conteúdo ser considerado pelo Google nas buscas, e no compartilhamento nas redes sociais para aumentar o alcance e melhorar os resultados.

7º Passo – Estipule um orçamento

Você tem três caminhos para lançar seu site. Contratar agências especializadas para que cuidem de todas as etapas, contratar profissionais freelancers para te ajudar onde tem mais dificuldades ou fazer você mesmo. Claro que com este tutorial queremos mostrar que é possível criar seu site sozinho. A própria internet oferece inúmera quantidade de conteúdos e recursos para você fazer parte do mundo digital.

8º Passo – Contrate um Serviço de Hospedagem de Sites

Mas o que é isso, afinal? Hospedagem de site é um serviço, onde tudo isso que você criou até aqui, será armazenado e disponibilizado para o mundo. Nessa hora é preciso parar e pesquisar sobre a melhor opção de hospedagem de sites.

Para decidir qual a melhor opção analise o suporte oferecido, já que estamos falando aqui de funcionalidades mais técnicas e que poderá precisar de ajuda; consulte sobre o painel de controle, se é didático e prático para que gerencie o seu site de forma simples; pergunte sobre a segurança, que é fundamental para quem está na internet; capacidade de armazenamento, afinal você não quer que seu leitor encontre seu site fora do ar pois o site caiu devido aos acessos, né?; e por fim, pesquise o preço, é possível encontrar hospedagem de site barata com serviço de alta qualidade para garantir o funcionamento do seu site.

Conclusão

Não se assuste. Pode parecer muita coisa mas não é. Criar seu site é simples e rápido. Estar na internet hoje é fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento e também é o caminho mais eficiente para quem quer começar a empreender.

Palavras-chave: como criar meu site, como criar meu site grátis, criando site, criando um site, passo a passo para criar um site, hospedagem de site.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!